A maior atração do estado é a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, formada por uma bifurcação do rio Araguaia. Reserva ambiental desde 1959, com área total de 2.000.001 hectares, seu território pertence integralmente ao estado. Abriga numerosos rios e a maior lagoa do Brasil, a Lagoa Grande, que oferece pesca abundante. Na estação chuvosa (setembro a março), aproximadamente 80% do território fica alagado, formando pantanais. Abriga ainda o Parque Indígena do Araguaia, com 1.437.689 hectares de área, administrado pela FUNAI e o Parque Nacional do Araguaia, com área aproximada de 460.000 e administrado pelo IBAMA. Tocantins conta ainda com o Complexo Turístico do Araguaia, que abriga um pólo eco-turístico com 89.150,95 hectares. O estado possui quatro regiões turísticas e todas com potencial para o eco-turismo. São elas:domingo, 13 de julho de 2008
O Turismo no Tocantins
A maior atração do estado é a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, formada por uma bifurcação do rio Araguaia. Reserva ambiental desde 1959, com área total de 2.000.001 hectares, seu território pertence integralmente ao estado. Abriga numerosos rios e a maior lagoa do Brasil, a Lagoa Grande, que oferece pesca abundante. Na estação chuvosa (setembro a março), aproximadamente 80% do território fica alagado, formando pantanais. Abriga ainda o Parque Indígena do Araguaia, com 1.437.689 hectares de área, administrado pela FUNAI e o Parque Nacional do Araguaia, com área aproximada de 460.000 e administrado pelo IBAMA. Tocantins conta ainda com o Complexo Turístico do Araguaia, que abriga um pólo eco-turístico com 89.150,95 hectares. O estado possui quatro regiões turísticas e todas com potencial para o eco-turismo. São elas:Região Turística de Palmas
Suas serras e o rio Tocantins oferecem praias e cachoeiras. Abrangem os municípios de Palmas, Lajeado, Miracema do Tocantins, Monte do Carmo, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Região Turística do Bico – Situada entre os rios Araguaia e Tocantins, oferece belas praias e vegetação povoada por pássaros e animais silvestres. Abrange os municípios de Araguaína, Araguanã, Araguatins, Tocantinópolis e Xambioá. Região Turística dos Lagos – Região de praia às margens do rio Araguaia, propícia à pesca esportiva, aos passeios náuticos e às caminhadas ecológicas. Abrange os municípios de Araguacema, Caseara, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão. Região Turística das Termas e Gerais – Região montanhosa, de serras e morros com inúmeros rios de águas cristalinas, com quedas d´água, cavernas e formações exóticas.
Foi colonizada por bandeirantes, aventureiros e missionários religiosos, responsáveis pelo que hoje se tem de patrimônio histórico. Abrange os municípios de Arraias, Dianópolis, Gurupi, Jaú do Tocantins, Lizarda, Natividade (Capital Cultural do Estado), Paraná, Peixe, Ponte Alta do Tocantins, São Valério e Taguatinga do Tocantins. Rio Tocantins - Um dos mais importantes rios do Brasil, que, junto com o Rio Araguaia, formam a maior bacia hidrográfica inteiramente situada em território brasileiro, com uma área superior a 800.000 km². Na época da seca oferece praias muito freqüentadas. Praia da Gaivota e Praia do Meio.
Duas das maiores praias tocantinenses, localizadas em Araguacema, distante 265 km da capital. Cartão-postal da cidade, é a mais movimentada com infra-estrutura na temporada. A Praia do Meio é ideal para turistas em busca de sossego. Praia de Palmas: Graciosa, Prata, Arnos, Caju e a Ilha do Canela – Praias formadas pelo lago da Usina do Lajeado, com boas infra-estruturas de bares, flutuantes, quadras de esportes e shows e muitos outros atrativos.
Lagoa da Confusão – A 206 km de Palmas, é própria para esportes aquáticos e abriga diversas pousadas confortáveis. Cachoeira do Roncador - Queda de 60m de altura que termina numa piscina natural com água cristalina e gelada. Acesso por trilha que margeia o Riacho Brejo da Lagoa, na Serra do Lajeado. Localização: Fica na estrada Aparecida do Rio Negro, km 36. Cachoeira Brejo da Lagoa - Queda de aproximadamente 60m de altura que termina numa piscina natural com água cristalina e gelada. Abriga um paredão de pedra que reflete a luz do sol, que ao encontrarem a piscina natural produzem cores como um caleidoscópio.
Rodrigão volta bem, e Brasil vence a França mais uma vez na Liga Mundial
Com Rodrigão e Giba em quadra, pela primeira vez a seleção masculina de vôlei entrou com o sexteto titular na Liga Mundial deste ano. Resultado: passeio do Brasil sobre a França por 3 sets a 0, parciais de 25/17, 25/21 e 25/19, em jogo disputado neste domingo, no ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte (MG). Além da terceira vitória brasileira sobre a França e a liderança isolada do Grupo A, a partida marcou também a despedida de Gustavo do público mineiro, ele que faz sua última participação em Liga Mundial.Mais uma vez, os destaques do ataque brasileiro foram o ponteiro Dante e o oposto André Nascimento. Entretanto, Rodrigão surpreendeu, ao voltar com o mesmo ritmo de suas últimas apresentações, apesar de ter ficado fora das quadras por quatro meses após uma cirurgia no joelho.
Estou muito contente com essa participação. Agradeço a todos que participaram desta minha recuperação - festejou Rodrigão logo depois do jogo, em entrevista à Rede Globo.
O Brasil volta à quadra nos próximos dia 18 e 19, em Goiânia (GO), para as duas últimas partidas desta primeira fase, contra a Venezuela. Depois, de 23 a 27, a seleção vai para o Rio de Janeiro, onde disputará a fase final, em busca da oitavo título da Liga.
O jogo
Ao contrário de sábado, neste domingo, o Brasil entrou arrasador e soube aproveitar bem os erros dos franceses. Apesar dos quatro meses longe de quadra, Rodrigão retornou muito bem ao grupo, virando no meio e com boa movimentação. Em sua segunda partida após a torção no tornozelo, Giba também se mostrou melhor, virando mesmo as bolas de fundo, uma deficiência no sábado. Como na partida anterior, André Nascimento voltou a ser o principal nome do Brasil no ataque, fazendo cinco pontos no primeiro set, um deles, de bloqueio, para fechar a primeira parcial em tranqüilos 25/17.
A seleção de Bernardinho manteve o bom momento no retorno em quadra para o segundo set. Entretanto, os sucessivos erros de arbitragem tiraram a concentração da seleção em quadra, que cedeu o empate e a virada à França em 12/11. Um dos mais experientes em quadra, coube a Gustavo chamar a atenção do grupo, que voltou a imprimir seu ritmo, mantendo a partida equilibrada até 21 a 21. Foi quando brilhou a estrela do capitão Giba, que com uma seqüência de quatro saques fechou em 25 a 21. Destaque para Dante, maior pontuador da parcial com 7 acertos, que após pedir para Giba forçar o último saque, virou uma linda bola de ponta levantada pelo próprio capitão.
Com 2 a 0 no placar, o Brasil diminuiu o ritmo na última parcial e permitiu que a França abrisse uma vantagem, logo recuperada após três erros de ataque seguidos dos europeus. Com calma, a seleção de Bernardinho foi construindo o placar. Giba e Rodrigão mostravam que estão de volta ao grupo praticamente no mesmo nível de quando saíram. Principalmente o meio-de-rede, que chegou a cobrir um erro de defesa brasileiro defendendo com o pé. E como se fosse um prêmio pelo seu bom retorno à seleção, Rodrigão fechou o terceiro set em 25/19 com uma bola de meio levantada por Bruninho.
BRASIL X FRANÇA (25/17, 25/21 e 25/19)
BRASIL: Marcelinho, Giba, André Nascimento, Anderson, Gustavo, Rodrigão, Dante e Serginho (líbero)
FRANÇA: Sol, Moreau, Samica, Tolar, Le Marrec, Tuai e Rowlandson (líbero)
Assinar:
Comentários (Atom)













