Quarta-feira, 21/10/2009
Em Belo Horizonte, fiscais de saúde estão de olho nos focos de água parada nas casas e comunidades. Mas moradores fazem o possível para evitar a proliferaçãp do mosquito transmissor da dengue.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Agentes de saúde reforçam fiscalização contra a dengue
Parte do Sudeste terá tempo fechado
Quarta-feira, 21/10/2009
Entre o Leste de São Paulo e o Sul do Espírito Santo, haverá chuva constante e volumosa nesta quinta-feira (22). Mas o tempo deve ficar firme do Sudoeste do Paraná ao Rio Grande do Sul.
Polícia realiza operações para impedir o avanço do tráfico no Rio
Quarta-feira, 21/10/2009
Durante toda a quarta-feira (21), a PM fez operações em favelas do Rio. A principal delas foi na Vila Cruzeiro, na Penha, onde poderia estar o líder do ataque ao Morro dos Macacos no último sábado.
Armas de traficantes chegam ao Brasil pelas fronteiras
Quarta-feira, 21/10/2009
A polícia do Rio apreendeu nesta quarta-feira (21) duas granadas, cinco pistolas e uma sub-metralhadora. Patrulheiros da fronteira com a Bolívia apreenderam um pequeno arsenal em uma caminhonete.
Armas de traficantes chegam ao Brasil pelas fronteiras
Quarta-feira, 21/10/2009
A polícia do Rio apreendeu nesta quarta-feira (21) duas granadas, cinco pistolas e uma sub-metralhadora. Patrulheiros da fronteira com a Bolívia apreenderam um pequeno arsenal em uma caminhonete.
Pela segunda reunião seguida, Copom mantém juros em 8,75% ao ano
A manutenção dos juros confirmou a expectativa de grande parte dos analistas do mercado financeiro.
A perspectiva dos economistas de aumentos de juros maiores em 2010 passou a acontecer após a divulgação do relatório de inflação do terceiro trimestre pelo BC, ocorrida no fim de setembro. No documento, a autoridade monetária prevê um aumento da inflação em 2010 e 2011, impulsionado pelos gastos públicos.
Mínima histórica e Juros reais
Mesmo com a manutenção dos juros nesta quarta-feira pela segunda reunião consecutiva, a taxa Selic permanece no patamar mais baixo da série histórica do Copom, que tem início em 1996. Com a decisão, o Brasil se manteve na quarta posição no ranking mundial de juros reais (calculados após o abatimento da inflação projetada para os próximos doze meses). Segundo cálculos da consultoria econômica UpTrend, os juros reais brasileiros estão em 4,3% ao ano, sendo superados pela China (6,6% ao ano), Argentina (5% ao ano) e Malásia (4,5% ao ano).
No Brasil, vigora o sistema de metas de inflação, pelo qual o Copom tem de calibrar a taxa de juros para atingir uma meta pré-determinada com base no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Ao subir os juros, atua para conter a inflação e, ao baixá-los, avalia que a inflação está condizente com as metas. Para este ano, e para 2010, a meta central de inflação é de 4,50%. Entretanto, há um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Com isso, o IPCA pode ficar entre 2,50% e 6,50% sem que a meta seja formalmente descumprida.
O mercado prevê, atualmente, um IPCA de 4,30%, de 4,42% e de 4,50% para 2009, 2010 e 2011. Deste modo, ainda em linha com a meta central de 4,50% estabelecida pelo governo federal. Já o BC prevê, no "cenário de mercado", um IPCA de 4,2% para este ano e de 4,4% para 2010. Entretanto, em doze meses até o terceiro trimestre de 2011, a estimativa sobe para 4,6%.
Cenário dos últimos meses
O BC baixou os juros até julho deste ano (cinco cortes seguidos) por conta dos efeitos da crise financeira internacional na economia brasileira, que resultou em queda do crescimento por dois trimestres consecutivos e jogou o país na chamada "recessão técnica".
Entretanto, o IBGE informou, em setembro deste ano, que a economia brasileira saiu da recessão no segundo trimestre de 2009, quando cresceu 1,9% em comparação aos três meses imediatamente anteriores.
Desde então, acumulam-se sinais de aquecimento da economia, o que fez o mercado financeiro acreditar que o aumento dos juros, antes previsto para o fim do ano que vem, pode acontecer antes disso, a partir de julho de 2010.
Leia mais notícias de Economia e Negócios
Ao fim do encontro, o Copom divulgou a seguinte frase: "Tendo em vista as perspectivas para a inflação em relação à trajetória de metas, o Copom decidiu manter a taxa Selic em 8,75% a.a., sem viés, por unanimidade. Levando em conta, por um lado, a flexibilização da política monetária implementada desde janeiro, e por outro, a margem de ociosidade dos fatores produtivos, entre outros fatores, o Comitê avalia que esse patamar de taxa básica de juros é consistente com um cenário inflacionário benigno, contribuindo para assegurar a manutenção da inflação na trajetória de metas ao longo do horizonte relevante e para a recuperação não inflacionária da atividade econômica".
Livro 'O pequeno príncipe' é tema de exposição em São Paulo
Quarta-feira, 21/10/2009
A obra-prima do escritor francês é lida por crianças e adultos de todo o mundo. Fãs do livro podem se divertir na mostra. Veja este e outros destaques do 1º bloco.
Conheça a estrela do mundo dos robôs
Quarta-feira, 21/10/2009
O actróide pode ser encontrado na Robotec Fair, a maior feira de robótica e tecnologia da América Latina, que este ano acontece em Curitiba. Veja este e outros destaques do segundo bloco.
Tarifas bancárias lideram reclamações no Banco Central
Quarta-feira, 21/10/2009
Por lei, as tarifas são liberadas mas cabe a autoridade monetária fiscalizar para que elas não sejam abusivas. Marcílio Moreira Marques responde as dúvidas enviadas por internautas.
Volta a chover forte em várias regiões do Brasil
Quarta-feira, 21/10/2009
As temperaturas vão ficar altas. Previsão de temporal em Votuporanga. Caminhão tomba e deixa o trânsito complicado entre as zonas Sul e Leste de São Paulo. Confira a previsão para todo o país.
Consumidores devem estar alerta para o peso de produtos congelados
Quarta-feira, 21/10/2009
Fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas alerta os consumidores para o consumo de água congelada no lugar de parte da carne. Muitas embalagens tinham menos produto do que o indicado.
Caminhonete com provas do Enado é interceptada em Três Rios (RJ)
Quarta-feira, 21/10/2009
A Polícia Rodoviária Federal interceptou em Três Rios, na região sul do Rio, uma caminhonete que transportava provas do Enade sem nenhum tipo de proteção contra a violação.
Moradores do Rio saem de casa com medo da violência
Quarta-feira, 21/10/2009
Centenas de moradores deixaram três comunidades. Eles temiam que um desses morros, o de São João, fosse invadido por traficantes do Morro dos Macacos, onde houve a guerra no último sábado (17).














