terça-feira, 10 de novembro de 2009

Kaio Márcio quebra recorde mundial e conquista o ouro nos 200m borboleta

Nadador brasileiro alcança tempo de 1m49s11 e estabelece nova marca

Nas eliminatórias, Kaio Márcio já havia mostrado estar em boa forma na Suécia. Com o tempo de 1m51s46, garantiu a classificação em primeiro lugar para a final dos 200m borboleta da etapa de Estocolmo da Copa do Mundo de piscina curta. Na decisão, começou atrás, mas foi ganhando força, e, nas duas últimas viradas, passou a liderar com folga. Com o tempo de 1m49s11, o brasileiro quebrou o recorde mundial e levou o ouro da prova.

Em segundo lugar, ficou o russo Nikolay Skvortsov, com o tempo de 1m50s75. O britânico Michael Rock foi o bronze, com a marca de 1m51s32.

Ao cair na piscina, Kaio Márcio disputava braçada a braçada a primeira posição com Skvortsov. Ambos nadavam abaixo da linha do recorde, mas, a partir da virada dos 100m, o brasileiro ganhou força e passou a liderar a prova.

Nas viradas finais, Kaio já não tinha mais o russo na sua cola. Liderava com sobras, já com um corpo à frente da linha do recorde. No fim, uma vitória tranquila e o primeiro ouro para o Brasil na competição.

Kaio Márcio já foi dono de um recorde mundial, também em piscina curta. Em 2005, ele quebrou a marcar nos 50m borboleta, na etapa de Santos do Open. No Mundial de Roma, em julho, o brasileiro parou nas eliminatórias e não conseguiu vaga nas finais.

No meio do ano, o nadador acertou com o Tijuca, após ficar sem clube durante alguns meses e treinar sem vínculo no Flamengo. No início de outubro, Kaio Márcio encerrou sua parceria com a técnica Rosane Carneiro, que já durava desde 2007. A etapa de Estocolmo da Copa do Mundo é a primeira do paraibano com seu novo treinador, Luiz Raphael.


Henrique Barbosa é quinto nos 200m peito

Na disputa dos 200m peito, o brasileiro Henrique Barbosa terminou em quinto lugar da prova. O ouro ficou com Neil Versfeld, da África do Sul, com 2m02s67. O ucraniano Igor Borysik levou a prata, enquanto Hugues Duboscq ficou com o bronze.

Excesso de umidade causará chuvas fortes em Minas Gerais

Terça-feira, 10/11/2009
A chuva vai continuar acima da média em Minas Gerais e em parte do Centro Oeste e do Norte do Brasil. O sul mineiro pode ser a região mais atingida. Rio e São Paulo terão tempo abafado nesta quarta.

Shimon Peres chega ao Brasil

Terça-feira, 10/11/2009
Em Brasília, o presidente israelense Shimon Peres diz estar preocupado com a aproximação do governo brasileiro com o Irã. Ele espera que o Brasil participe de uma negociação de paz entre os países.

Professores criticam questões do Enade

Terça-feira, 10/11/2009
O conteúdo político de questões do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes provocou críticas de professores universitários. O Enade é usado pelo Ministério da Educação para avaliar as faculdades.