sábado, 3 de outubro de 2009

Nova prova do Enem já está pronta e em local seguro, diz MEC
























Nova data do Exame Nacional do Ensino Médio ainda não foi definida.Reunião com consórcio responsável pelo Enem foi suspensa.

O Ministério da Educação já tem pronta a nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que está protegida em um cofre do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A informação foi confirmada neste sábado (3) pelo órgão.

O exame tem o mesmo número de questões da prova anterior, que vazou nesta semana e foi adiada. Ainda não há uma nova data.
A assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC) informou também manhã que o ministro Fernando Haddad vai manter o gabinete reunido durante todo o final de semana.
O ministério convidou os reitores das universidades federais para outra reunião sobre a prova na próxima semana.

A reunião entre o Inep o consórcio Connasel, responsável pelo (Enem), foi suspensa na madrugada deste sábado (3). Os diretores da empresa pediram mais tempo para apresentar informações sobre o teste e o encontro deve ser retomado na segunda (5). A reunião começou na manhã desta sexta-feira (2), em Brasília, e só terminou depois da meia-noite. Representantes do consórcio e o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, marcaram a reunião para discutir procedimentos logísticos da prova.
Rompimento do contrato
O órgão estuda romper o contrato
após novas denúncias de fraude. Aplicadores do exame na Grande São Paulo e em Salvador teriam guardado as provas em casa –uma falha de segurança considerada de extrema gravidade.
Na sexta, a presidente do Connasel, Itana Marques Silva, disse que não houve fragilidade na segurança” da prova e que todos os critérios estabelecidos pelo MEC “foram atendidos.” O contrato firmado entre o Inep o prevê que a contratada indenize o órgão em caso de "acesso indevido a informações sigilosas ou de uso restrito do Inep" por pessoas estejam trabalhando na execução dos serviços. O texto obriga também o Connasel a "manter sigilo sobre quaisquer informações a que tenha acesso em virtude dos trabalhos a serem executados ou de que tenha tomado conhecimento em decorrência da execução do objeto", sob pena de ser proibido de participar de licitações e contratos do Inep por dois anos, além do pagamento de indenização por perdas e danos.

Saiba mais
Desempregada gasta um terço da renda familiar para fazer Enem
Questão de matemática do Enem não tem resposta, dizem professores
MEC estuda romper contrato após novas denúncias de fraude no Enem
Haddad convida reitores para discutir problemas no Enem na próxima semana
Consórcio diz que não houve fragilidade na segurança do Enem
Empresa que fez o Enem desde 1998 desistiu neste ano por causa do prazo
PF quer ouvir dono de pizzaria sobre envolvimento no vazamento do Enem
Investigação da PF mira impressão e distribuição das provas do Enem


Leia mais notícias de Vestibular e Educação

Decepção na derrota para o Rio 2016

Sábado, 03/10/2009
Espanhóis e japoneses apostaram na vitória e torceram. Depois de Chicago, os japoneses foram eliminados e teve muito choro. Em Madri, a festa prometia ser bonita e eles estavam confiantes.

Especialista do Banco Mundial fala sobre lições da crise

Sábado, 03/10/2009
O Conta Corrente entrevistou Henri Fortin, especialista em administração financeira do Banco Mundial. Para ele, a crise mostrou que nenhum país está totalmente protegido.

Tempo fica instável no Brasil

Sábado, 03/10/2009
Áreas de instabilidade formam nuvens carregadas no Sudeste e Centro-Oeste. Chove forte entre São Paulo, Rio, Minas e Espírito Santo. Tarde chuvosa no noroeste do Amazonas.

População propõe adoção de critérios mais rigorosos para candidatos

Quinta-feira, 01/10/2009
Um milhão e trezentos mil eleitores de todo o Brasil encaminharam a Brasília um projeto de iniciativa popular. Eles querem limpar a chapa eleitoral dos candidatos com ficha suja.

Argentinos comemoram escolha do Rio como sede das Olimpíadas

Sexta-feira, 02/10/2009
Em Buenos Aires, muitos argentinos asseguram que estavam torcendo pelo Brasil. Eles consideram a escolha do Rio para sediar as Olimpíadas de 2016 como uma conquista de toda a América do Sul.

Rio celebra a escolha como sede das Olimpíadas

Sexta-feira, 02/10/2009
Na praia de Copacabana, houve uma grande festa para acompanhar a cerimônia de escolha para a sede das Olimpíadas de 2016. Depois do anúncio de que o Rio venceu a disputa, foi só alegria.

Disputa pelas Olimpíadas quase terminou mais cedo para o Rio

Sexta-feira, 02/10/2009
Quando Chicago foi eliminada, a candidatura do Brasil ficou a dois votos de vencer a disputa já na segunda rodada. Se o Rio tivesse conquistado mais dois votos, obteria mais da metade do total.

Cariocas mostram o orgulho com a conquista das Olimpíadas 2016

Sábado, 03/10/2009
A cidade acordou mais colorida: bandeiras nas janelas e blusas com as cores da bandeira do Brasil. Em Copacabana a festa vai continuar no domingo (4).

Cariocas mostram o orgulho com a conquista das Olimpíadas 2016

Sábado, 03/10/2009
A cidade acordou mais colorida: bandeiras nas janelas e blusas com as cores da bandeira do Brasil. Em Copacabana a festa vai continuar no domingo (4).

Lula diz que se beliscou para acreditar que Rio será sede das Olimpíadas

Declaração foi feita um dia depois da eleição do Rio para sediar os jogos.Para presidente, Brasil não quer mais ser tratado como insignificante.

Um dia depois do anúncio da vitória do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o clima é de muita festa e comemoração. Em Copenhague, bem humorado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, neste sábado (3), que precisou se beliscar para acreditar na vitória do Rio de Janeiro.

"Eu confesso que só estou acordando agora. Fui dormir por volta da meia noite e acordei às 4h da manhã. De vez em quando eu me beliscava para saber se era verdade que a gente tinha ganho. Seria uma injustiça muito grande se o Rio de Janeiro perdesse."

saiba mais
Anúncio de Olimpíada trará aumento imediato de turistas ao Brasil, prevê setor
Argentinos também celebram escolha do Rio para sediar as Olimpíadas de 2016
Rio terá que construir 16 novos locais de competição para Olimpíadas
Atletas brasileiros vibram com escolha do Rio para as Olimpíadas
Festa do Rio 2016 continua com novo show no domingo
"Quem viu a apresentação dos Estados Unidos, depois a do Japão, da Espanha e viu a nossa, estava claro que os outros fizeram uma campanha para disputar. Nós fizemos uma campanha para ganhar", disse Lula.

O presidente disse ainda que a disputa foi emocionante. "Eu duvido que vocês não tenham ficado emocionados, que a garganta tenha travado e que alguma lágrima tenha sido produzida. O importante é que o Brasil não quer mais ser tratado com uma coisa insignificante. É o último a sentar à mesa, é o último a comer. Nós queremos ser os primeiros."

Lula festeja vitória e cai em prantos em entrevista coletiva

Sexta-feira, 02/10/2009
Presidente festeja a vitória do Rio em Copenhague: ‘Nós só precisávamos de uma oportunidade para mostrar que somos capazes de fazer’. Ele aproveitou para pedir desculpas aos rivais por estar feliz.

Punidos, Barrichello, Button, Sutil, Alonso e Buemi perdem cinco posições no grid

Pilotos cometeram infrações durante final tumultuado da segunda parte do treino classificatório para o GP do Japão, em Suzuka

Após uma longa reunião dos comissários de pista do GP do Japão, Rubens Barrichello, Jenson Button, Adrian Sutil, Fernando Alonso e Sebastien Buemi (que também foi advertido verbalmente) perderam cinco posições no grid de largada por infrações durante o tumultuado fim da segunda parte do treino classificatório.

De acordo com os comissários, quatro pilotos (Barrichello, Button, Sutil e Alonso) não tiraram o pé do acelerador suficientemente na hora do acidente de Buemi, que espalhou detritos pela pista. O suíço da STR foi advertido também por voltar aos boxes com o carro danificado e por bloquear outros pilotos.

Barrichello cairá para nono, Button para 11º, Alonso para 17º, Sutil para oitavo e Buemi para 14º no grid de largada após as punições

Brasileiros e espanhóis esperam ansiosos a decisão do COI

Sexta-feira, 02/10/2009
A decisão de sediar os jogos olímpicos é inédita no Brasil, por isso esse dia de eleição se torna histórico para todos os brasileiros. Uma grande festa foi montada em Copacabana.

Sexta-feira, 02/10/2009
Rio de Janeiro ganhou de Madri por 66 a 32. Emocionado, Lula diz que o Brasil era o único país que realmente queria sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

Lula fala sobre a vitória do Rio de Janeiro

Sexta-feira, 02/10/2009
Rio de Janeiro ganhou de Madri por 66 a 32. Emocionado, Lula diz que o Brasil era o único país que realmente queria sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

Rio é escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016

Sexta-feira, 02/10/2009
Veja a apresentação das candidatas Chicago e Tóquio para as Olimpíadas. Assista ao momento exato da premiação em Copenhague e a comemoração em Copacabana.

Rio é sede dos Jogos Olímpicos de 2016

Sexta-feira, 02/10/2009
Apresentação do Brasil na disputa em Copenhague arrancou lágrimas. Veja o exato momento em que a cidade do Rio de Janeiro foi anunciada próxima sede das Olimpíadas de 2016.