sábado, 27 de fevereiro de 2010

Mortos em terremoto no Chile passam de 140, dizem autoridades

O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile na madrugada deste sábado (27) matou pelo menos 147 pessoas, disse a diretora da Oficina Nacional de Emergência (Onemi), Carmen Fernández. "Os números variam minuto a minuto e agora chegam a 147", disse a jornalistas.

Fernández afirnou que a região mais afetada é os arredores da cidade de Concepción, a cerca de 500 km de Santiago.

O balanço anterior, anunciado pelo presidente eleito Sebastian Piñera, apontava para 122 mortos e indicava sérios danos para a infraestrutura do país. "Quero compartilhar a dor dos familiares das mais de 122 pessoas que perderam a vida neste terremoto... É provável que este número aumente. Temos também muitos feridos", disse Piñera para jornalistas. Foi decretado estado de catástrofe no país.

Você presenciou o terremoto no Chile? Deixe seu relato
Escreva aqui
Piñera, que assumirá a presidência do Chile em 11 de março, disse que coordenará com Bachelet e sua equipe um plano de reconstrução que será necessário no país, acrescentando que as perdas estruturais foram muito grandes. "Isso significa um duro golpe para a infraestrutura deste país, há perdas muito importantes em termos de infraestrutura de vias, aeroportos..., portos e também em setores ligados à habitação", acrescentou.

De acordo com o United States Geological Service (USGS, por sua sigla em Inglês), o terremoto teve seu epicentro a 35 quilômetros de profundidade, na região de Bio Bio, a cerca de 320 quilômetros ao sul da capital chilena, Santiago, e a 91 quilômetros ao norte de Concepción.

Envie relatos, fotos e vídeos sobre o terremoto no Chile
Clique aqui e saiba como
O terremoto deste sábado foi considerado o maior no país em 25 anos. O maior tremor a atingir o Chile no século 20 teve magnitude 9,5, e atingiu a cidade de Valdívia em 1960 deixando 1.655 mortos.

Para o sismólogo britânico Roger Musson, o terremoto deste sábado foi "gigantesco". "Qualquer movimento acima de 8 graus é um grande terremoto", precisou o especialista.

Infraestrutura
O aeroporto internacional de Santiago foi fechado por ao menos 24 horas e todos os voos foram cancelados até novo aviso, segundo relatos de funcionários de companhias aéreas. Os voos, quase todos de longa distância e na maioria procedentes de cidades dos Estados Unidos e Europa, estavam sendo desviados para aeroportos na Argentina, principalmente para a cidade de Mendoza. As companhias aéreas brasileiras TAM e Gol anunciaram o cancelamento de seus voos procedentes de ou com destino a Santiago.

Leia mais:
Ampliada vigilância de tsunami à América Central e à Polinésia francesa
Pesquisadores apontam grandes cidades como zonas propensas a terremotos e novas tragédias
Marinha descarta tsunami em Valparaíso devido ao tremor no Chile
Réplicas de 6,2 e 5,4 graus foram registradas após terremoto no Chile
Terremoto do Chile foi sentido em boa parte do território argentino
Estado de SP sente reflexo do terremoto de 8,8 graus registrado no Chile
Diretor da Real Academia espanhola conta como sentiu o tremor em Santiago
O Chile também está com problemas de comunicação, com linhas telefônicas sem funcionar. Várias pontes ficaram danificadas, segundo o subsecretário do Interior, Patrício Rosende. Na região de Araucanía, onde houve vítimas, foram relatados danos a hospitais e redes de infraestrutura básica, como água, gás e eletricidade.

O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista.

Tsunami
Um alerta de tsunami foi emitido para as zonas costeiras do Chile, Equador e Peru, e depois estendido para a Colômbia, Panamá, Costa Rica, Antártida, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, as ilhas Pitcairn e a Polinésia Francesa.

Há relatos de que um tsunami tenha atingido a ilha de Juan Fernandez. Áreas da Ilha de Páscoa (que fica a 3.500 km da costa do Chile no Oceano Pacífico) estão sendo evacuadas pela Marinha chilena, devido ao risco de formação de ondas gigantes após o terremoto.

O tremor também poderá causar danos em todas as ilhas do Havaí, afirmou o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico. "É preciso tomar medidas urgentes para proteger a vida e a propriedade", disse o Centro em um comunicado. "Todas as costas correm perigo, sem importar a direção que estão", acrescentou. Estima-se que a primeira onda do tsunami chegará ao Havaí às 11h19 (18h19 no horário de Brasília).

Leia também:
Para governo do Chile, número de mortos não deve crescer muito
ONGs britânicas enviam ajuda humanitária ao Chile
Sismo do Chile gera tsunami no Pacífico
Equador suspende alerta de tsunami nas Ilhas Galápagos
Líderes de diversos países prestam solidariedade ao Chile
Terremoto atinge embaixada brasileira no Chile

Depoimentos
"Fui acordada por um forte tremor. De repente tudo começou a tremer. O tremor foi ficando cada vez mais intenso". Assim a brasileira Mônica Giannini descreveu ao UOL Notícias o terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile nesta madrugada. Mônica diz que o tremor derrubou estantes e móveis em seu apartamento, no segundo andar de um edifício em Santiago, e provocou a queda de uma fachada de um edifício e de uma árvore na região.

O brasileiro Elder Gabriel da Silva conta que foi acordado pelo terremoto na madrugada deste sábado em um albergue em Santiago, no Chile. Segundo ele, ao sentir o tremor, chamou o irmão e entrou debaixo da cama para se proteger. "Quem diria que filmes e documentários de terremotos ajudariam em uma hora dessas", diz.

De acordo com a correspondente da BBC no Cone Sul Valeria Perasso, na região de Araucanía, onde houve vítimas, foram relatados danos a hospitais e redes de infraestrutura básica, como água, gás e electricidade.

Moradores das zonas atingidas pelo terremoto descreveram o tremor como "interminável", e o estado de choque foi sentido nas ruas, em meio a casas destruídas.
Entretanto, lembrou a jornalista, ainda é cedo para fazer uma avaliação dos prejuízos.

Segundo o USGS, os efeitos do tremor foram percebidos no mar de Valparaíso, na costa a oeste de Santiago.

O leitor Mark Winstanley, que contatou a BBC em Viña del Mar, um balneário próximo de Valparaíso, afirmou que os prédios haviam tremido, mas que ele não havia visto ainda sinais de destruição. Telefones e eletricidade estavam cortados, disse Winstanley.

Na capital chilena, relatos dão conta de que os prédios tremeram entre 10 segundos e 30 segundos.

Um professor da universidade de Santiago, Cristian Bonacic, disse que o terremoto havia sido forte, mas que a cidade parecia ter resistido bem. Comunicações via internet estavam funcionando, mas não os telefones celulares.

Um jornalista que falou à TV chilena da cidade de Temuco, 600 km ao sul da capital, disse que muitas pessoas haviam deixado suas residências com medo de desabamentos. Muitas, em prantos.

Leia aqui depoimentos
Tudo balançou muito forte, diz brasileira no Chile
Brasileira já pensa em voltar de ônibus se aeroporto no Chile continuar fechado
Brasileiro diz que se protegeu do terremoto no Chile debaixo da cama
Italiana que está em Santiago diz que terremoto foi impressionante
Jornalista diz que ficou com medo de incêndio e tsunami depois de terremoto no Chile
Diretor da Real Academia espanhola conta como sentiu o tremor em Santiago

Depois do terremoto, tremores de intensidade variável foram registrados em todo o país, levando as autoridades chilenas a pedir aos moradores que permaneçam em casa.

Graciela Martín, de Mendoza, no lado argentino da fronteira andina, afirmou que "deste lado da fronteira, sentimos um tremor de cerca de um minuto." Há inclusive depoimentos de pessoas que dizem ter sentido os efeitos no Brasil. A Defesa Civil de São Paulo confirmou os relatos, mas disse que não há danos ou vítimas.

Ajuda internacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência e ao Ministério das Relações Exteriores uma avaliação sobre a situação no Chile. O objetivo é estudar as medidas de ajuda que o Brasil pode adotar em relação aos chilenos. "O governo brasileiro expressa sua disposição de prestar ao governo e ao povo chileno a assistência que se faça necessária", afirma nota do Itamaraty.

O Itamaraty informa que a embaixada do Brasil em Santiago está trabalhando para dar apoio aos brasileiros que estão no país.

Informações sobre brasileiros no Chile podem ser conseguidas pelo telefone (0/xx/61) 3411 8804 ou 3411 8805. O atendimento nestes telefones será feito entre 10h e 18h. Após esse horário, o Itamaraty pede para entrar em contato pelo telefone (00/xx/61) 8197 2284.

"Círculo de fogo"
O Chile, onde hoje foi registrado um terremoto de 8,8 graus na escala Richter nesta madrugada, fica no chamado "círculo de fogo" que margeia os países banhados pelo Pacífico, uma das áreas mais sísmicas do planeta, onde ocorrem 80% dos terremotos

Leia mais
A União Europeia também está disposta a enviar ajuda imediata às vítimas do forte terremoto, anunciou a comissária para Ajuda Humanitária da UE, Kristalina Georgieva. O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, afirmou hoje que o órgão executivo da União Europeia (UE) está disposto a enviar pelo menos 3 milhões de euros (R$ 7,4 milhões) ao Chile, abalado por um forte terremoto nesta madrugada.

"Estou profundamente consternado com o alcance da devastação causada pelo terrível terremoto no Chile. Meu pensamento e meus mais sentidos pêsames se dirigem no momento aos familiares das vítimas dessa terrível tragédia", assinalou Barroso em comunicado.

Líderes de diversos países, entre estes, Reino Unido, Equador, Colômbia, Peru, Venezuela, Bolívia, México, Paraguai e Uruguai manifestaram hoje condolências com o desastre no Chile e se colocaram à disposição para o que for necessário.

*Com informações de BBC, Folha Online e agências internacionais

Saiba mais sobre sobre terremotos e magnitudes
A magnitude mede a potência de um terremoto pela energia que ele libera em seu epicentro e é determinada pelas leituras dos sismógrafos.
Muitos sismólogos utilizam atualmente o termo "magnitude do momento" para terremotos de média e alta potência. A escala é calculada de maneira diferente da antiga escala Richter, mas os valores são comparáveis
A escala é logarítmica. Cada ponto numérico corresponde à liberação de 31 vezes mais energia que a quantidade associada com o valor precedente. Assim, um terremoto de magnitude 7,0 libera cerca de 900 vezes mais energia que um de magnitude 5,0
Um tremor de magnitude 2,0 é normalmente conhecido como o mais baixo perceptível pelas pessoas
O maior terremoto já registrado no Chile ocorreu em 22 de maio de 1960. A magnitude do tremor foi de 9,5. Um tsunami, gerado pelo abalo, atravessou o Oceano Pacífico e deixou dezenas de mortos no Havaí, Japão e outros lugares
O terremoto de 2004 que gerou um tsunami no Oceano Índico teve magnitude 9,15. Já o que devastou a capital do Haiti, Porto Príncipe, em 12 de janeiro, tinha magnitude 7,0
O Japão também utiliza uma outra escala de intensidade sísmica, que vai de 1 a 7, mede a força do abalo e normalmente é mais forte à medida que se aproxima do epicentro de um terremoto
Em um tremor de magnitude 1,0 na escala do Japão, apenas as pessoas em edifícios podem sentir. No 7,0, é impossível mover-se voluntariamente e os móveis se agitam com violência
O epicentro é o local na superfície da Terra verticalmente sobre o foco; o hipocentro, o ponto dentro da Terra onde é gerado o terremoto
Fonte: Serviço Geológico dos Estados Unidos (www.usgs.gov)

Prédio da embaixada brasileira no Chile foi interditado, diz embaixador

País foi atingido por terremoto de 8,8 graus, às 3h34 da madrugada.
Diplomata disse ao Itamaraty que iria se transferir para um hotel.

Após conseguir conversar pela primeira vez com o embaixador brasileiro em Santiago, capital do Chile, assessores do Ministério das Relações confirmaram neste sábado (27) que a embaixada brasileira foi abalada pelo terremoto de 8,8 graus de magnitude, que atingiu a região central do país nesta madrugada.

O embaixador Mário Vilalva relatou que a embaixada "sofreu abalos" durante o tremor e comunicou ao Itamaraty que o prédio foi interditado. Vilalva iria providenciar novas instalações em um hotel da capital chilena, disse o Itamaraty.

Os diplomatas brasileiros dizem estar com muitas dificuldades de comunicação com o país. No começo da tarde, a própria assessoria do Itamaraty tinha afirmado que a embaixada não havia sido afetada pelo terremoto. O governo brasileiro também não sabe informar quantos funcionários atuam na embaixada no Chile.

O embaixador disse ao Itamaraty que está empenhado em localizar brasileiros que ainda não fizeram contato com as famílias. A primeira conversa com o embaixador ocorreu por volta de 12h. Até o momento, o Itamaraty afirma que não há brasileiros na lista de vítimas divulgada pelo governo chileno.

Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores emitiu nota na qual lamenta a ocorrência do terremoto de 8,8 graus de magnitude, que atingiu a região central do Chile na madrugada deste sábado (27).

"O Governo brasileiro tomou conhecimento, com consternação, do terremoto, de 8,8 graus de magnitude, que atingiu o Chile na madrugada de 27 de fevereiro e gerou alertas de segurança em outros países da região", diz o texto.

Forte tremor secundário de magnitude 6,3 atinge Valparaíso

Um forte tremor secundário de magnitude 6,3 atingiu a costa da cidade chilena de Valparaíso às 16h locais (mesmo horário de Brasília).

O tremor ocorreu a uma profundidade de 34,8 km, e a 44 km da cidade de Valparaiso e a 116 da capital, Santiago.

Com esse, já são 50 tremores secundários de magnitude superior a 5 registrados desde o abalo de magnitude 8,8 que atingiu a costa do país durante a madrugada.

Outro tremor secundário de magnitude 6,1 que atingiu a província de Salta, no norte da Argentina, deixou pelo menos uma criança morta e outras duas feridas.
O número de mortos pelo terremoto de 8,8 graus de magnitude que atingiu a região central do Chile na madrugada deste sábado (27) chega a 147 até agora, disse a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi), ligado ao Ministério do Interior do país, Carmem Fernández.

Terremoto no Chile mata mais de 100 e destrói prédios e ponte

Forte tremor de magnitude 8,8 ocorreu às 3h34 da madrugada.
Número de mortos chega a 147, segundo órgão de emergência

O número de mortos pelo terremoto de 8,8 graus de magnitude que atingiu a região central do Chile na madrugada deste sábado (27) chega a 147 até agora, disse a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi), ligado ao Ministério do Interior do país, Carmem Fernández.

"Quero compartilhar da dor dos familiares das mais de 122 pessoas que perderam a vida neste terremoto. É provável que este número aumente. Temos também muitos feridos", disse Piñera, que assumirá a presidência do Chile em 11 de março.

Foto: Editoria de Arte / G1 Veja no mapa as regiões mais atingidas pelo tremor (Foto: Editoria de Arte / G1)O terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 (horário local de verão, o mesmo de Brasília) e atingiu atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago. Na capital chilena, a 325 km de distância, o terremoto estremeceu diversos prédios e várias regiões da cidade ficaram sem energia. Com medo, muitos chilenos saíram às ruas.

Em entrevista coletiva, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, pediu união dos setores público e privado na reconstrução dos setores essenciais do país. Bachelet, que sobrevoou regiões afetadas de helicóptero, disse que a destruição provocada pelo tremor poderia ter causado um número ainda maior de mortos, o que mostra que muitas pessoas conseguiram deixar suas casas no momento da tragédia.

Pelo menos 13 réplicas de magnitudes entre 6,9 e 6,2 ocorreram nas horas posteriores ao primeiro tremor, Escritório Nacional de Emergência (ONEMI) do Chile. Outro tremor de magnitude 6,3 atingiu Salta, na Argentina, por volta das 12h45.

O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista.

O terremoto atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O epicentro do tremor foi localizado no mar, a 35 km de profundidade, em Maule, a 99 km da cidade de Talca.
Leia, a seguir, algumas das consequências do terremoto no Chile:

AEROPORTO FECHADO
O Aeroporto Internacional de Santiago foi fechado por pelo menos 24 horas. As empresas aéreas TAM e Gol cancelaram voos entre São Paulo e Santiago, no Chile, neste sábado (27).

ALERTAS DE TSUNAMI
Tsunami provocada pelo tremor atingiu a Ilha Robinson Crusoé, próxima a Valparaíso. Na Ilha de Páscoa, também na costa chilena, foi ordenada a retirada dos moradores por conta do risco de tsunami. O Centro de Advertência de Tsunamis do Pacífico, dos Estados Unidos, afirmou que um tsunami pode causar danos na costa do arquipélago do Havaí.

ESTADO DE CATÁSTROFE
Michelle Bachelet, que sobrevoa de helicóptero as regiões atingidas pelo tremor, declarou "estado de catástrofe" nas regiões de Maule, Bio Bio e La Araucanía.

REGIÕES ATINGIDAS
O jornal local “La Tercera” publicou em sua edição on-line um número parcial de mortos por região, que até as 11h49 locais totalizavam 60 pessoas. principal atingida foi a região de Maule, onde ocorreu o epicentro do tremor, com 34 registros.

OUTROS TERREMOTOS
O terremoto ocorreu a poucos dias de se completarem 25 anos de outro tremor que causou centenas de mortes e destruiu várias localidades no litoral central do Chile, em 3 de março de 1985.

erremoto é sentido também em São Paulo