segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Dono de loja que explodiu em Santo André se apresenta à polícia

Segunda-feira, 28/09/2009
Sandro Castelani prestou depoimento à polícia de Santo André sobre a explosão de sua loja de fogos de artifício, que matou duas pessoas. Ele alegou que um curto circuito teria causado a tragédia.

Candidatura de Chicago para as Olimpíadas ganha o apoio de Obama

Segunda-feira, 28/09/2009
O presidente Barack Obama enviou uma carta ao COI e afirmou que o mundo será recebido de braços abertos se as Olimpíadas de 2016 forem em Chicago. Mas os americanos são contra os Jogos na cidade.

Santa Catarina tem 56 cidades afetadas pela chuva

78 mil pessoas foram atingidas e 14 cidades decretaram emergência.Em toda a região, mais de 120 mil pessoas foram afetadas por temporais.
A Defesa Civil de Santa Catarina informou, no início da noite desta segunda-feira (28), que 56 cidades foram atingidas por temporais, vendavais e quedas de granizo que atingem o estado desde o fim de semana.

Mais de 78 mil pessoas foram afetadas e 14 cidades estão em situação de emergência. A Defesa Civil estima ainda que o número de casas danificadas ultrapasse 6 mil. Duas pessoas ficaram feridas. Estão desabrigadas (na casa de vizinhos ou parentes) 3,1 mil pessoas e desalojadas (em abrigos públicos), 2,1 mil.

Em toda a Região Sul as chuvas já afetaram mais de 120 mil pessoas.

Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, 12 cidades estão em situação de emergência. Duas pessoas estão desaparecidas e uma morreu, em Gramado. Ao todo, cerca de 45 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas e quase 8 mil casas ficaram danificadas. Entre desabrigados e desalojados, 4,6 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

A previsão é de baixas temperaturas nos próximos dois dias e de novos temporais a partir de quinta-feira (1º) no estado.
Paraná
A Defesa Civil do Paraná registra 18 municípios afetados pelas chuvas e ventos fortes. Ao todo, 594 pessoas foram afetadas e 328 residências, danificadas. Duas pessoas ficaram feridas. Em Londrina (PR), o abastecimento de energia foi prejudicado.

Leia mais notícias de Brasil

Conselho de Segurança da ONU se reúne para discutir a situação em Honduras

Embora o Brasil não faça parte do Conselho, ele acompanha a reunião, representado pelo ministro da Relações Exteriores, Celso Amorim. Veja este e outros destaques do primeiro bloco.

Países em desenvolvimento terão mais voz nas decisões sobre economia mundial

Grandes discussões sobre segurança e política internacional continuam com o G-8. Essa é uma das conclusões do encontro do G-20. Veja este e outros destaques do segundo bloco.

Tempestades em Santa Catarina atingem 26 municípios

Segunda-feira, 28/09/2009
Três municípios estão em situação de emergência. Pelo menos, 20 mil pessoas foram afetadas. No Porto de Itajaí, as atividades foram suspensas, por causa da força da correnteza.

Diplomata responsabiliza quem facilitou o retorno de Zelaya.Conselho Permanente da OEA reuniu-se para discutir a crise política.

A volta clandestina do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, ao país foi "irresponsável e tola" e não serve aos interesses do povo, disse nesta segunda-feira (28) o representante norte-americano na OEA (Organização dos Estados Americanos), Lewis Anselem. Anselem fez as declarações durante reunião extraordinária do Conselho Permanente da organização. "Os que facilitaram a volta de Zelaya têm uma especial responsabilidade para prevenir a violência e garantir o bem-estar do povo hondurenho", disse, sem detalhar. Na semana passada, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, havia dito esperar que a volta de Zelaya pudesse ser uma "ocasião" para o reinício das negociações.

Entenda a crise política em Honduras

Leia mais notícias sobre a crise

Leia também: Acordo suspende marcha pró-Zelaya, diz enviado da Globo News

Leia também: Estado de sítio inviabiliza eleições de novembro, diz Insulza

Rio prepara festa para escolha da sede das Olimpíadas de 2016

Cidade tem boas chances de sediar Jogos, dizem prefeito e governador.Shows serão na sexta (2) na Praia de Copacabana, na Zona Sul.

Um palco está sendo montado na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, para receber os shows que vão animar a próxima sexta-feira (2), quando será anunciado o nome da cidade escolhida para sediar as Olimpíadas de 2016. O Rio de Janeiro está concorrendo com Chicago, Tókio e Madri.

Visite o site do RJTV

Os ministros das Cidades, Márcio Fortes, do Esporte, Orlando Silva, o prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral se declaram otimistas com as chances da candidatura brasileira.

“O que cada cidadão ganha com os Jogos Olímpicos? Ganha mais metrô, ganha mais trem, ganha saneamento básico, ganha no meio ambiente, ganha no social, ganha a difusão do esporte, ganha cultura, enfim, o legado que a cidade e o estado recebem são extraordinários“, diz o governador do Rio, Sérgio Cabral.
Orações pelas Olimpíadas
A Arquidiocese do Rio convidou representantes de várias religiões para rezarem próximo ao Cristo Redentor. Segundo o arcebispo Dom Orani João Tempesta, uma celebração pela vitória e pela união que representa uma Olimpíada: “Uma coisa que caracteriza sempre os Jogos Olímpicos é essa procura de ser um tempo de confraternização. Um tempo em que as disputas servem para encontrar pessoas, povos“, afirma o arcebispo.

Durante a celebração, foram lidos trechos do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, da Bíblia e uma oração judaica. O Pai Nosso foi rezado com todos de mãos dadas.

Leia mais notícias do Rio de Janeiro