quinta-feira, 4 de setembro de 2008

"Estamos vivendo no reino da Grampolândia", diz Lucia Hippolito

O ministro da Justiça Tarso Genro disse nesta quinta-feira que já enviou ao Palácio do Planalto o anteprojeto de lei que agrava a pena para os servidores públicos que fizerem uso ilegal de grampos telefônicos ou facilitarem o vazamento de informações. Este é mais um desdobramento do caso dos grampos que flagraram de forma irregular uma conversa entre o presidente do Supremo Tribunal Federal e um senador da República. Além da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, a CPI dos Grampos também investiga o caso.

Para Lucia Hippolito, cientista política e colunista do UOL, é preciso tirar o foco da criação de novas leis e do debate sobre maletas que gravam conversas. "Estamos vivendo no reino da Grampolândia", disse a colunista. "Enquanto isso, a gente está perdendo o foco da conversa. Além disso, bandido não segue lei."Segundo Lucia, "o governo perdeu o controle desse órgão de segurança (Abin)". O desafio, disse, é coibir os abusos, "mas não se pode inibir as investigações da Polícia Federal". "Com um exagero ou outro, a investigação da PF tem sido muito eficaz. Graças às escutas autorizadas pela Justiça que muita coisa tem sido apanhada. É importante usar bom senso."

Tudo sobre o GP da Bélgica de 2008

O piloto da Williams Nico Rosberg fala sobre as características da pista de Spa-Francorchamps

Os bastidores do Bom Dia Brasil

Da chegada na redação à finalização do programa, são muitas etapas e muito trabalho para levar até você um telejornal em rede nacional.

Avião causa mais um susto no Aeroporto de Congonhas

Um avião bimotor que ia para São José dos Campos abortou a decolagem e não conseguiu parar. Ele saiu da pista, derrapou na rampa de grama e foi contido por um muro de contenção de Congonhas.

Cidadãos gastam mais com saúde do que o governo

Segundo o IBGE, famílias brasileiras gastam muito mais do que os governos municipais, estaduais e federal. Os mais pobres têm mais despesas com remédios. Os mais ricos, com planos de saúde.

Fórum discute como o Brasil pode ser o melhor dos emergentes

O tradicional fórum organizado pelo ex-ministro Reis Veloso teve como principal tema encontrar formas de tornar o Brasil o melhor dos países emergentes. A desburocratização foi uma das sugestões.