sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Especialistas comentam posição do Brasil no Cop-15

Sexta-feira, 04/12/2009
Laura Valente, Diretora Regional do Iclei, afirma que a posição do Brasil teria influenciado as posições de Estados Unidos e China. Segundo ela, é sempre positivo quando um país assume um compromisso.

Paulo Lima, Júnior e Marcos Uchôa falam dos adversários do Brasil na Copa do Mundo

Sexta-feira, 04/12/2009
Júnior afirma que a festa trouxe à tona o orgulho da cultura africana. Eles falam das possibilidades do Brasil na disputa com a Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal.

Transmissão da TV Digital completa dois anos

Sexta-feira, 04/12/2009
A tecnologia está presente em 27 cidades do país. O desafio é aumentar o público para este tipo de televisão. Juliana Carpanez tira dúvidas dos internautas sobre a melhor opção de compra.

Chuva forte em São Paulo provoca deslizamentos

Sexta-feira, 04/12/2009
Duas pessoas ainda estão desaparecidas na Zona Leste. Bombeiros continuam as buscas no local. Temporal também atingiu o Rio de Janeiro e alagou ruas. Veja este e outros destaques do primeiro bloco.

Chuva forte em São Paulo provoca deslizamentos

Sexta-feira, 04/12/2009
Duas pessoas ainda estão desaparecidas na Zona Leste. Bombeiros continuam as buscas no local. Temporal também atingiu o Rio de Janeiro e alagou ruas. Veja este e outros destaques do primeiro bloco.

Assista ao sorteio do grupo do Brasil para a Copa do Mundo Fifa 2010

Sexta-feira, 04/12/2009
Seleção de Dunga enfrenta Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal na primeira fase da competição.

Este é um especial da cobertura do sorteio da Copa, realizado hoje na Africa do Sul, especificamente o sorteio do Grupo G do Brasil.

Dunga comemora grupo difícil e, sobre Portugal, diz que é 'Brasil contra Brasil'

Para treinador da seleção, fato de jogar as duas primeiras partidas no mesmo local também é positivo. Estreia é no dia 15 de junho de 2010.

Logo na primeira fase da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o Brasil encara adversários difíceis: Costa do Marfim e Portugal, além da Coreia do Norte, talvez o único mais fraco do Grupo G. No entanto, isso não é um fato a se lamentar, ao menos para o treinador da seleção brasileira. Para Dunga, isso pode ser bom para aumentar a concentração. Em entrevista na zona mista, logo após o sorteio das chaves da Copa, o comandante comentou ainda sobre o confronto contra Portugal. "É Brasil contra Brasil", disse, referindo-se à quantidade de brasileiros que jogam nessa seleção.

Dunga falou também a respeito dos locais onde o Brasil jogará e sobre os adversários. Grupo: - É um grupo complicado, temos que respeitar todos os adversários. É também equilibrado, mas claro que temos condições. Isso é bom, porque, antes, todo mundo fica falando, tem muita euforia. Assim os jogadores ficam mais ligados, reduzindo essa euforia. Muita gente pensa que, quando o Brasil joga, a vitória é obrigação. Mas nós temos o dever de trabalhar e buscar o resultado, como qualquer outra seleção. Com esse grupo, é melhor, porque fica todo mundo mais atento. Os outros grupos: - Estão todos muito equilibrados. Talvez a Espanha tenha uma certa vantagem, pois a chave tem equipes que podem ser mais fáceis.

Portugal: - É Brasil contra Brasil*. Têm muitos brasileiros nessa seleção. Sem dúvida que será um jogo emocionante, que temos que estar preparados. O Brasil respeita Portugal. Respeitamos eles, assim como eles nos respeitam.* Na seleção portuguesa jogam: o atacante Liedson, o meia Deco e os zagueiros Pepe e Bruno Alves (sobrinho de brasileiros).

Kaká x Cristiano Ronaldo: - É bom. Eles se conhecem. E quando se enfrentarem, um vai querer ganhar do outro.Locais dos jogos: - Em termos de logística, de trabalho, foi bom, porque podemos ter mais tempo para trabalhar, viajar menos. É uma condição boa e que temos que usar a nosso favor. Era o que gostaríamos. Bom, porque jogamos dois jogos no mesmo local, um fora e, se conseguirmos o primeiro lugar no grupo, voltamos para Johanesburgo. Adversários: - A Coréia a gente conhece pouco.

Mas uma seleção que volta a disputar uma Copa do Mundo depois de tantos anos fora mostra que houve uma evolução no seu futebol, eles são velozes. O primeiro jogo tem sempre nervosismo, mas precisamos começar ganhando para já encaminhar nossa classificação. Na Costa do Marfim, tem o Drogba, que é um dos melhores jogadores do mundo. Um dos três, quatro melhores da Europa. Tem também a questão de ter muitos jogadores em clubes europeus. Hoje em dia, futebol africano não é mais como a maioria das pessoas ainda pensa. É jogo difícil.

Brasil cai em grupo difícil na Copa junto com Portugal e Costa do Marfim

Seleção brasileira fica no Grupo G, o preferido da comissão técnica, e também enfrenta a fraca Coreia do Norte na primeira fase.
O Brasil não deu a sorte dos últimos mundiais e caiu em um dos grupos mais difíceis da Copa do Mundo de 2010. No sorteio, que aconteceu nesta sexta-feira, na Cidade do Cabo, na África do Sul, a seleção vai enfrentar na primeira fase Portugal, de Cristiano Ronaldo, a Costa do Marfim, de Didier Drogba, e a Coreia do Norte.

O sorteio começou bem para o time de Dunga, que caiu como cabeça de chave do Brasil do Grupo G, justamente o preferido pela comissão técnica. Desta forma, a seleção faria menos deslocamentos durante a Copa do Mundo e jogaria as duas primeiras partidas na capital, Joanesburgo. O primeiro país sorteado para o grupo brasileiro também agradou: a Coreia do Norte. Mas aí os ventos parecem ter mudado de lado. E levaram Costa do Marfim e Portugal para o lado da seleção.

O Brasil estreia na Copa do Mundo no dia 15 de junho, em Joanesburgo, contra a Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, local em que a seleção conquistou a Copa das Confederações neste ano. No dia 20 de junho, o Brasil encara a Costa do Marfim, novamente em Joanesburgo, mas no estádio Soccer City. E encerra a participação na primeira fase no dia 25 de junho, contra Portugal, em Durban.

Dos adversários da primeira fase, a seleção já enfrentou em Copas do Mundo apenas Portugal. E a lembrança não é boa. Foi em 1966, quando o Brasil foi eliminado na primeira fase após perder por 3 a 1 para os portugueses. Curiosamente, Portugal conta com jogadores nascidos em terras brasileiras como o meia Deco, o zagueiro Pepe e o atacante Liedson.

Se ficar em primeiro lugar no Grupo G, o Brasil pode enfrentar Espanha, Itália, Argentina e Alemanha apenas na final se essas seleções também ficarem na liderança na primeira fase. E em um caminho mais fácil, o Brasil teria pela frente Chile ou Suíça nas oitavas, Holanda ou Paraguai nas quartas, França e Inglaterra na semifinal.
Quem também não deu sorte no sorteio foi o técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira. No Grupo A, da África do Sul, caíram França, México e Uruguai. A abertura da Copa do Mundo de 2010 será África do Sul x México, no dia 11 de junho, em Joanesburgo.

Já a Argentina, de Maradona, caiu em um grupo razoável com Nigéria, Coreia do Sul e Grécia. Nossos rivais estreiam na Copa do Mundo contra a Nigéria, no dia 12 de junho.

O sorteio dos grupos
Para que o sorteio fosse, paradoxalmente, o mais equilibrado possível, a Fifa estabeleceu algumas regras. A principal foi dividir as 32 seleções em quatro potes, levando-se em consideração geografia e, principalmente, força futebolística. Foram oito países por pote e cada um deles ficou em um dos oito grupos do torneio.

O sorteio começou com a definição dos cabeças de chave. No primeiro pote estavam Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Inglaterra, Holanda e Espanha. A África do Sul, anfitriã do torneio, completava a lista. Os países foram escolhidos a partir da posição das equipes no ranking de outubro da Fifa.

Como país-sede da Copa do Mundo, a África do Sul era a única com o grupo garantido (A). A partir daí, as outras seleções começaram a ser distribuídas, por sorteio, pelos grupos de "B" a "H". O primeiro país sorteado foi a Argentina, que ficou no Grupo B. E assim por diante, a Inglaterra caiu no "C", a Alemanha no "D", a Holanda no "E" e a Itália no "F". O Brasil, finalmente, caiu no Grupo G, o preferido pela CBF. Por fim, sobrou a Espanha como cabeça de chave do Grupo H.

Conhecidos os cabeças de chave, veio a vez do pote 2. Nele estavam os classificados da Oceania, Ásia e Concacaf: Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos, Honduras e México.

O primeiro país sorteado foi o México, que caiu no Grupo A, da África do Sul. Para o grupo da Argentina veio a Coreia do Sul. Os Estados Unidos caíram junto com a Inglaterra, o Japão foi para o grupo da Holanda, a Nova Zelândia ficou no da Itália. E como a sorte parecia estar ao lado do Brasil, a Coreia do Norte acabou caindo no Grupo G. Por fim, Honduras foi para o H, da Espanha.

O sorteio do pote 3 foi dirigido. As seleções sul-americanas (Paraguai, Uruguai e Chile) não poderiam ficar nos mesmos grupos de Brasil e Argentina. Assim como as africanas (Costa do Marfim, Camarões, Gana, Nigéria e Argélia) não ficariam no Grupo A, onde a anfitriã África do Sul era a cabeça de chave.

Os dois primeiros africanos sorteados, então, foram colocados nos grupos dos sul-americanos. Assim, a Nigéria caiu no Grupo B, da Argentina, e a Costa do Marfim veio para o Grupo G, do Brasil. As bolas continuaram saindo, e a Argélia foi para o Grupo C, da Inglaterra, o Uruguai caiu no Grupo A, da África do Sul, Camarões foi para o Grupo E, da Holanda, e o Chile sobrou para o Grupo H, da Espanha.

Por último veio o sorteio do pote 4, onde estavam as seleções europeias: França, Portugal, Eslovênia, Suíça, Grécia, Sérvia, Dinamarca e Eslováquia. Para azar da África do Sul, a França saiu logo para o Grupo A. A Grécia foi para o B, da Argentina, a Eslovênia, para o C, da Inglaterra, a Sérvia, para o D, da Alemanha. A Dinamarca ficou no Grupo E, da Holanda. O Brasil, novamente, não deu sorte, e Portugal acabou caindo no G. Por fim, a Suíça sobrou para o Grupo H, da Espanha.

Lula provoca constrangimento ao discordar publicamente de Angela Merkel

Sexta-feira, 04/12/2009
A anfitriã declarou que o Irã há quatro anos tem violado acordos internacionais e não mostrou nenhum progresso nas negociações. Lula respondeu que é preciso mais paciência.

Fim de semana sem chuvas da região Sul do país

Sexta-feira, 04/12/2009
Moradores de Hortolândia (SP) têm noite de desespero e destruição por causa de uma tromba d'água. Em SP, chuva diminui no fim de semana, mas afeta RJ, MG e ES.

Escândalo de Arruda envolve lideranças do PMDB

Sexta-feira, 04/12/2009
Já são nove os pedidos de impeachment contra o governador do DF José Roberto Arruda. Homens da cúpula do PMDB são apontados como beneficiários do pagamento de propina.

Alexandre Garcia fala sobre os escândalos do mensalão

Sexta-feira, 04/12/2009
O PMDB está envolvido no escândalo do mensalão do Democratas de Brasília. Alexandre Garcia comenta os escândalos de corrupção e o mensalão dos partidos para o financiamento de campanhas políticas.