domingo, 13 de julho de 2008

O Turismo no Tocantins

A maior atração do estado é a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, formada por uma bifurcação do rio Araguaia. Reserva ambiental desde 1959, com área total de 2.000.001 hectares, seu território pertence integralmente ao estado. Abriga numerosos rios e a maior lagoa do Brasil, a Lagoa Grande, que oferece pesca abundante. Na estação chuvosa (setembro a março), aproximadamente 80% do território fica alagado, formando pantanais. Abriga ainda o Parque Indígena do Araguaia, com 1.437.689 hectares de área, administrado pela FUNAI e o Parque Nacional do Araguaia, com área aproximada de 460.000 e administrado pelo IBAMA. Tocantins conta ainda com o Complexo Turístico do Araguaia, que abriga um pólo eco-turístico com 89.150,95 hectares. O estado possui quatro regiões turísticas e todas com potencial para o eco-turismo. São elas:

Região Turística de Palmas
Suas serras e o rio Tocantins oferecem praias e cachoeiras. Abrangem os municípios de Palmas, Lajeado, Miracema do Tocantins, Monte do Carmo, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Região Turística do Bico – Situada entre os rios Araguaia e Tocantins, oferece belas praias e vegetação povoada por pássaros e animais silvestres. Abrange os municípios de Araguaína, Araguanã, Araguatins, Tocantinópolis e Xambioá. Região Turística dos Lagos – Região de praia às margens do rio Araguaia, propícia à pesca esportiva, aos passeios náuticos e às caminhadas ecológicas. Abrange os municípios de Araguacema, Caseara, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão. Região Turística das Termas e Gerais – Região montanhosa, de serras e morros com inúmeros rios de águas cristalinas, com quedas d´água, cavernas e formações exóticas.
Foi colonizada por bandeirantes, aventureiros e missionários religiosos, responsáveis pelo que hoje se tem de patrimônio histórico. Abrange os municípios de Arraias, Dianópolis, Gurupi, Jaú do Tocantins, Lizarda, Natividade (Capital Cultural do Estado), Paraná, Peixe, Ponte Alta do Tocantins, São Valério e Taguatinga do Tocantins. Rio Tocantins - Um dos mais importantes rios do Brasil, que, junto com o Rio Araguaia, formam a maior bacia hidrográfica inteiramente situada em território brasileiro, com uma área superior a 800.000 km². Na época da seca oferece praias muito freqüentadas. Praia da Gaivota e Praia do Meio.
Duas das maiores praias tocantinenses, localizadas em Araguacema, distante 265 km da capital. Cartão-postal da cidade, é a mais movimentada com infra-estrutura na temporada. A Praia do Meio é ideal para turistas em busca de sossego. Praia de Palmas: Graciosa, Prata, Arnos, Caju e a Ilha do Canela – Praias formadas pelo lago da Usina do Lajeado, com boas infra-estruturas de bares, flutuantes, quadras de esportes e shows e muitos outros atrativos.
Lagoa da Confusão – A 206 km de Palmas, é própria para esportes aquáticos e abriga diversas pousadas confortáveis. Cachoeira do Roncador - Queda de 60m de altura que termina numa piscina natural com água cristalina e gelada. Acesso por trilha que margeia o Riacho Brejo da Lagoa, na Serra do Lajeado. Localização: Fica na estrada Aparecida do Rio Negro, km 36. Cachoeira Brejo da Lagoa - Queda de aproximadamente 60m de altura que termina numa piscina natural com água cristalina e gelada. Abriga um paredão de pedra que reflete a luz do sol, que ao encontrarem a piscina natural produzem cores como um caleidoscópio.

Um comentário:

Dani disse...

Já escolheu seu destino e ainda não tem hotel? Acesse o site www.rbhpraias.com.br e confira as promoções e indicações de hotéis e serviços e consulte sua passagem aérea.
Fácil, prático e seguro!