domingo, 13 de julho de 2008

Rodrigão volta bem, e Brasil vence a França mais uma vez na Liga Mundial

Com Rodrigão e Giba em quadra, pela primeira vez a seleção masculina de vôlei entrou com o sexteto titular na Liga Mundial deste ano. Resultado: passeio do Brasil sobre a França por 3 sets a 0, parciais de 25/17, 25/21 e 25/19, em jogo disputado neste domingo, no ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte (MG). Além da terceira vitória brasileira sobre a França e a liderança isolada do Grupo A, a partida marcou também a despedida de Gustavo do público mineiro, ele que faz sua última participação em Liga Mundial.

Mais uma vez, os destaques do ataque brasileiro foram o ponteiro Dante e o oposto André Nascimento. Entretanto, Rodrigão surpreendeu, ao voltar com o mesmo ritmo de suas últimas apresentações, apesar de ter ficado fora das quadras por quatro meses após uma cirurgia no joelho.

Estou muito contente com essa participação. Agradeço a todos que participaram desta minha recuperação - festejou Rodrigão logo depois do jogo, em entrevista à Rede Globo.

O Brasil volta à quadra nos próximos dia 18 e 19, em Goiânia (GO), para as duas últimas partidas desta primeira fase, contra a Venezuela. Depois, de 23 a 27, a seleção vai para o Rio de Janeiro, onde disputará a fase final, em busca da oitavo título da Liga.

O jogo

Ao contrário de sábado, neste domingo, o Brasil entrou arrasador e soube aproveitar bem os erros dos franceses. Apesar dos quatro meses longe de quadra, Rodrigão retornou muito bem ao grupo, virando no meio e com boa movimentação. Em sua segunda partida após a torção no tornozelo, Giba também se mostrou melhor, virando mesmo as bolas de fundo, uma deficiência no sábado. Como na partida anterior, André Nascimento voltou a ser o principal nome do Brasil no ataque, fazendo cinco pontos no primeiro set, um deles, de bloqueio, para fechar a primeira parcial em tranqüilos 25/17.

A seleção de Bernardinho manteve o bom momento no retorno em quadra para o segundo set. Entretanto, os sucessivos erros de arbitragem tiraram a concentração da seleção em quadra, que cedeu o empate e a virada à França em 12/11. Um dos mais experientes em quadra, coube a Gustavo chamar a atenção do grupo, que voltou a imprimir seu ritmo, mantendo a partida equilibrada até 21 a 21. Foi quando brilhou a estrela do capitão Giba, que com uma seqüência de quatro saques fechou em 25 a 21. Destaque para Dante, maior pontuador da parcial com 7 acertos, que após pedir para Giba forçar o último saque, virou uma linda bola de ponta levantada pelo próprio capitão.

Com 2 a 0 no placar, o Brasil diminuiu o ritmo na última parcial e permitiu que a França abrisse uma vantagem, logo recuperada após três erros de ataque seguidos dos europeus. Com calma, a seleção de Bernardinho foi construindo o placar. Giba e Rodrigão mostravam que estão de volta ao grupo praticamente no mesmo nível de quando saíram. Principalmente o meio-de-rede, que chegou a cobrir um erro de defesa brasileiro defendendo com o pé. E como se fosse um prêmio pelo seu bom retorno à seleção, Rodrigão fechou o terceiro set em 25/19 com uma bola de meio levantada por Bruninho.

BRASIL X FRANÇA (25/17, 25/21 e 25/19)

BRASIL: Marcelinho, Giba, André Nascimento, Anderson, Gustavo, Rodrigão, Dante e Serginho (líbero)

FRANÇA: Sol, Moreau, Samica, Tolar, Le Marrec, Tuai e Rowlandson (líbero)

Nenhum comentário: