Russos dominam cidade a 60 km de Tbilisi e base em Senaki, diz Geórgia.Confronto começou 5ª, com ataque georgiano à região da Ossétia do Sul.
As forças russas ocuparam nesta segunda-feira (11) a cidade georgiana de Gori e também uma importante base militar na cidade de Senaki, segundo Alexander Lomaia, secretário do Conselho Nacional de Segurança da Geórgia.
Em reação, as forças georgianas reforçam suas posições próximo à capital, Tbilisi, para defendê-las de um eventual ataque russo, segundo Lomaia.
"As forças russas estão ocupando Gori. As forças armadas georgianas receberam ordens de abandonar Gori e de fortificar posições próximo a Mtsjeta para defender a capital. É uma ofensiva total", disse.
Segundo os russos, a ofensiva tem o objetivo de impedir que a Geórgia siga atacando a região separatista da Ossétia do Sul.
A mais recente crise entre Geórgia e Rússia começou na quinta (7), quando a Geórgia enviou tropas à região rebelde. A Rússia reagiu mandando tropas ao país. Houve confronto pelo controle da capital, Tshkinvali, e a reação da comunidade internacional foi imediata.
Até agora, o conflito teria deixado pelo menos 2.000 mortos, em sua maioria civis, segundo o governo da Geórgia. O número de refugiados pode atingir 20 mil, de acordo com as Nações Unidas.
Entenda o confronto na Ossétia do Sul














Nenhum comentário:
Postar um comentário