quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Dois eventos isolados deixaram Paraguai inteiro sem luz
Informação é da Administração Nacional de Eletricidade do país.Com diferença de 2 minutos, falhas vieram do Brasil e da Argentina.
Giovana Sanchez Do G1, em São Paulo
O blecaute que deixou ao menos 10 estados do Brasil sem luz afetou também o Paraguai. Segundo a Administração Nacional de Eletricidade do país (Ande), dois eventos isolados fizeram com que o país inteiro ficasse no escuro por pelo menos 20 minutos. "O blecaute afetou 100% do país. Às 21h13 ocorreu o primeiro apagão, vindo de Itaipu, afetando 80% do país. Depois de dois minutos, ocorreu uma desligamento em duas linhas de interligação da usina de Yacyretá, com a Argentina, que afetou os outros 20% do Paraguai", disse em entrevista ao G1 o chefe da divisão de operações da Ande, Luis Alberto Villordo.

Saiba mais sobre o apagão no Brasil
Segundo ele, o restabelecimento da energia demorou cerca de meia hora. "É um fato inédito e os dois eventos não estão relacionados. Uma das linhas da interligação com a usina de Yacyretá ainda está com problemas, as equipes técnicas estão trabalhando nessa linha. Aparentemente são problemas do sistema de proteção da linha. Mas foi algo totalmente isolado, os dois sistemas [Itaipu e Yacyretá] operam de maneira independente."

Veja as fotos do apagão pelo Brasil
Villordo afirmou que neste momento os serviços elétricos estão todos funcionando normalmente no país e que o problema da linha de Yacyretá não afeta a transmissão.

Brasil
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou nesta quarta-feira (11) que o apagão que deixou dez estados brasileiros no escuro teve origem em função de condições adversas meteorológicas. Em entrevista coletiva nesta manhã, ele afirmou que os problemas ocorreram em três linhas de transmissão, que recebem energia vinda da usina hidrelétrica de Itaipu (PR).

Segundo o secretário, as panes ocorreram em duas linhas que ligam a cidade de Ivaiporã, no centro do Paraná, a Itaberá, no sul de São Paulo. E outra, em uma estação que liga Itaberá a Tijuco Preto (SP).

Nenhum comentário: