sábado, 28 de novembro de 2009

Opositor de Manuel Zelaya lidera pesquisas em eleições presidenciais de Honduras

Sábado, 28/11/2009
Os hondurenhos se preparam para as eleições presidenciais deste domingo (29) em meio às incertezas provocadas pela crise política e diplomática detonada pelo golpe de Estado de 28 de junho.

Dilma Rousseff e ministros vão sobrevoar áreas mais atingidas pela chuva no RS

Sábado, 28/11/2009
Após os temporais, quase 22 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas no Rio Grande do Sul. O nível dos rios não para de subir e o estado já registra 81 municípios em situação de emergência.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Saiba como prevenir e identificar um AVC

Sexta-feira, 27/11/2009
O AVC, acidente vascular cerebral, mais conhecido como derrame, mata mais de 200 mil pessoas por ano no Brasil. Se o socorro for rápido, maiores são as chances da vítima sobreviver e evitar sequelas.

Saiba como prevenir e identificar um AVC

Sexta-feira, 27/11/2009
O AVC, acidente vascular cerebral, mais conhecido como derrame, mata mais de 200 mil pessoas por ano no Brasil. Se o socorro for rápido, maiores são as chances da vítima sobreviver e evitar sequelas.

Jovem ator vive o desafio de enfrentar vários tabus no cinema

Sexta-feira, 27/11/2009
Rafael Cardoso interpreta um personagem que se apaixona pelo próprio irmão no filme Do começo ao fim. Veja este e outros destaques do terceiro bloco do Estudio I.

Dívidas de Dubai mexem com o mercado financeiro mundial

Sexta-feira, 27/11/2009
Dubai, emirado árabe que era símbolo de opulência, tem uma dívida de US$ 80 bilhões. O calote teve um efeito catastrófico para os investidores. Veja este e outros destaques do primeiro bloco.

Moradores do RS sofrem os efeitos dos temporais

Sexta-feira, 27/11/2009
Já passa de 21 mil o número de pessoas desabrigadas. Mais de 70 municípios estão em estado de emergência. Moradores de Três de Maio, no interior do estado, se recuperam dos efeitos de um tornado.


Funcionário de parque salva homem que foi atacado por crocodilo na Austrália

Sexta-feira, 27/11/2009
O funcionário do refúgio ecológico, que fica em Queensland, no norte do país quase foi mordido. O colega entrou na área cercada e se defendeu com um pedaço de pau.

Empresa pública tenta impor regras sobre aparência de funcionários

Sexta-feira, 27/11/2009
Uma norma baixada pelo Metrô de Brasília proibiu o uso de piercings, acessórios e bijuterias extravagantes. Com a grande repercussão do caso, a direção da companhia acabou voltando atrás.

PF faz buscas na Câmara Legislativa de Brasília

Sexta-feira, 27/11/2009
Agentes percorreram a Câmara, a residência de José Roberto Arruda, gabinetes de dois secretários dele e casas de quatro deputados distritais. A ação faz parte das investigações da Operação Pandora.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Meterologia alerta para novos temporais em quase todo o país

Quarta-feira, 25/11/2009
A previsão é de chuva forte para Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Em Curitiba, pode chover rapidamente. No Nordeste, o céu ficará aberto com sol forte. A máxima no Rio pode chegar a 35ºC.

Governo prorroga a redução do IPI

Quarta-feira, 25/11/2009
O imposto sobre Produtos Industrializados foi prorrogado até marco de 2010. Antes, a redução ia até janeiro. A decisão vale para veículos biocombustíveis, aqueles movidos a gasolina e a álcool.

Técnico em informática é preso suspeito de integrar rede internacional de pedofilia

Homem foi detido na manhã desta quarta em Suzano, na Grande SP. Segundo a polícia, ele promovia encontros com adolescentes em casa.

Um técnico em informática de 48 anos foi preso em Suzano, na Grande São Paulo, por suspeita de integrar uma rede internacional de pedofilia. A prisão ocorreu durante uma operação conjunta da Polícia Federal e do Ministério Público nesta quarta-feira (25). No início desta tarde, sete vítimas eram ouvidas na sede da Polícia Federal na capital paulista.

Veja o site do Jornal Hoje

Quem mora na mesma rua que o suspeito diz que o entra e sai de jovens na casa era frequente. “Tinha uns adolescentes ali, mas a gente nunca imaginava. Ele mexe com computador, é um homem educado, é um cidadão muito bom”, disse Ademir Rocha dos Santos, vizinho do homem. O endereço é conhecido entre os frequentadores como a casa da piscina. Um adolescente contou que já participou de alguns encontros no local a pedido do suspeito. “Até ele entrou na piscina para tomar banho com a gente. Só criança e adolescente ele deixava, maiores ele não deixava não”, contou o jovem. As investigações começaram há cinco meses. De acordo com o promotor que trabalha no caso, eram promovidos encontros sexuais na residência do técnico, inclusive com a participação de homens de outros países.

Saiba mais
Pai finge ser o filho na internet para flagrar suspeito de pedofilia
Homem preso com adolescentes em cárcere privado é suspeito de pedofilia

Um deles era holandês e dono de um dos sites de pedofilia mais acessados do mundo. Um dos principais operadores do site no Brasil era o suspeito preso. “Eles têm alguns menores, alguns meninos que eles acabam criando como se fossem filhos”, explicou o promotor Maurício Salvadori.Seis menores que apareciam nas gravações foram identificados. Durante a ação nesta quarta, a polícia encontrou mais um jovem na casa do suspeito e muitos computadores. A ação para acabar com a rede internacional de pedofilia está sendo realizada em conjunto com outros sete países.Enquanto policiais procuravam por novas provas, uma mulher se desesperava em frente ao endereço. “Meu filho não saía dessa casa e vinha sempre para cá.”

O material apreendido será analisado pela perícia.

Mais um capítulo da briga pelo pré-sal no Congresso

Quarta-feira, 25/11/2009
A proposta que aumenta o repasse de royalties para os estados não produtores causa polêmica. Para Sérgio Cabral, essa mudança é um desrespeito ao pacto federativo. Governador chegou a falar em roubo.

Impacto global: Piauí e Pernambuco podem perder até 70% da agricultura

Quarta-feira, 25/11/2009
Um estudo mostra os efeitos do aquecimento global na economia brasileira. Na agricultura, a água deixou de ser gratuita e passou a ser cobrada. A longo prazo, Ceará pode perder 80% da área fértil.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

WWF alerta que cidades portuárias vão perder US$ 28 trilhões com degelo

Segunda-feira, 23/11/2009
O Fundo Mundial para a Natureza chamou a atenção para o aumento de temperatura que será de até três graus. A WWF afirmou que, para impedir danos, países teriam que reduzir emissões de gás carbônico.

Família de Jean Charles de Menezes chega a acordo com a Scotland Yard

Segunda-feira, 23/11/2009
A família do brasileiro que foi morto pela polícia inglesa chegou a um acordo sobre o valor da indenização. De acordo com o jornal Daily Mail, eles vão receber apenas um terço do valor pedido.

Lula diz que acordos firmados com Ahmadinejad vão reforçar laços com o Irã

Segunda-feira, 23/11/2009
Ao falar sobre os acordos que firmou hoje (23) com o Irã, Lula destacou a importância das relações comerciais com o país de Mahmoud Ahmadinejad. Ele disse que é preciso debater temas da agenda global.

Presidente Lula recebe Mahmoud Ahmadinejad

Segunda-feira, 23/11/2009
O governo recebeu com honras de estado o polêmico dirigente. O presidente iraniano também foi recebido com protestos em frente ao Palácio Itamaraty. Veja este e outros destaques do programa.

Temporais continuam a castigar a região sul

Segunda-feira, 23/11/2009
Tempestade atingiu Maringá, no Paraná, e provocou muitos estragos. Velocidade do evento chegou a 120 km/h. Pelo menos, 50 árvores caíram, interditando ruas, destruindo telhados e cabos de energia.

Enchentes castigam o norte da Inglaterra

Segunda-feira, 23/11/2009
Chove sem parar há cinco dias na região. São as piores enchentes em quatro décadas. Com a força da correnteza, uma ponte foi abaixo. Vinte e cinco estradas estão interditadas.

SP: menino morre eletrocutado ao tentar pegar manga

Segunda-feira, 23/11/2009
O menino, de nove anos, morreu eletrocutado ao tentar pular a cerca do vizinho para pegar manga. Outro garoto de 10 anos também levou choque e teve ferimentos graves. O dono da casa foi preso.

Mahmoud Ahmadinejad chega em Brasília

Segunda-feira, 23/11/2009
O presidente do Irã está reunido com o presidente Lula. Eles têm interesse em aumentar os investimentos. Lula pretende reafirmar que reconhece o direito do Irã de promover o programa nuclear.

Polícia Rodoviária no Nordeste fecha rinhas de galo

Segunda-feira, 23/11/2009
As investigações duraram um mês. Antes dos combates, os animais recebem um acessório de aço no bico para aumentar a força dos golpes. Nas arenas, os galos lutam algumas vezes até a morte.

Mahmoud Ahmadinejad chega ao Brasil nesta segunda (23)

Segunda-feira, 23/11/2009
O presidente do Irã chega ao país, por volta das 10h30, em meio a uma onda de protestos. Ahmadinejad nega a existência do holocausto e afirma que deseja banir Israel do mapa.

domingo, 22 de novembro de 2009

Inpe prevê chuva forte no Sul e Sudeste neste domingo (22)

Domingo, 22/11/2009
A previsão para este domingo (22) é de chuva forte do Sul ao Sudeste do país. Uma nova área de baixa pressão avança pelo Rio Grande do Sul e ao chegar ao oceano vai formar uma nova frente fria.

Saiba sobre a vida de correspondente no Oriente Médio

Domingo, 22/11/2009
Aos 16 anos ele saiu de casa e se mudou para Israel. Hoje, há mais de 30 anos no meio do conflito, é o repórter que mais entrevistou líderes árabes e também radicais de movimentos islâmicos.

Presidente Lula vota nas eleições do PT

Domingo, 22/11/2009
Lula votou na sede do escritório nacional do partido em Brasília. Mais de 1,3 milhão de petistas devem participar da votação. O presidente admitiu a dificuldade de fazer coligação entre estados.

Especialistas debatem sobre a entrevista de Mahmoud Ahmadinejad

Domingo, 22/11/2009
Depois de assistir a entrevista de Willian Waack com Mahmoud Ahmadinejad, especialistas debatem sobre os pontos mais importantes. Dentre eles, o programa nuclear do Irã.

Veja entrevista exclusiva de Willian Waack com o presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad

Domingo, 22/11/2009
O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad deu uma entrevista exclusiva para William Waack. Ele afirmou que pretende fazer acordos bilaterais com o Brasil para atender necessidades econômicas.

sábado, 21 de novembro de 2009

Morre o ex-prefeito de SP Celso Pitta


Ele estava internado no hospital Sírio Libanês.Ex-prefeito enfrentava um câncer.
O ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, de 63 anos, morreu às 23h50 desta sexta-feira (20), no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, em decorrência de um câncer disseminado no intestino.

Os casos polêmicos que envolveram Celso Pitta

Veja galeria de fotos

Boletim médico divulgado pelo hospital informou que a doença vinha vinha sendo tratada desde janeiro desse ano, quando foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no intestino.

De acordo com o boletim, Pitta estava internado desde 3 de novembro, acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelos médicos Raul Cutait e Paulo Hoff.

O velório está marcado para as 12h, na Assembléia Legislativa, e o enterro, para as 17h, no cemitério Getsêmani, em São Paulo. Pitta foi eleito em 1996, com 62,2% dos votos, apoiado pelo ex-prefeito Paulo Maluf (PP), de quem havia sido secretário. Ele esteve à frente da prefeitura até 2000.

O mandato de Pitta foi marcado por suspeitas de corrupção, com denúncias surgindo em março de 2000, principalmente por parte de sua ex-esposa, Nicéia Camargo. As denúncias envolviam vereadores, subsecretários e secretários - entre as denúncias, está o escândalo dos precatórios.
Segundo a assessoria do advogado do ex-prefeito, Pitta vinha trabalhando como economista, prestando assessoria a empresas.
O ex-prefeito chegou a ser preso em julho do ano passado, durante a Operação Satiagraha, mesma ocasião em que também foram detidos o banqueiro Daniel Dantas e o investidor Naji Nahas.

Para o advogado de Pitta, Remo Battaglia, as disputas judiciais contribuíram para agravar a doença do ex-prefeito.
Em novembro de 2008, ele teve a prisão decretada por falta de pagamento da pensão à ex-mulher. Em abril deste ano, ele obteve um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) permitindo que cumprisse prisão domiciliar.
À época, ele afirmou que deixou de pagar a pensão a sua ex-mulher, Nicéia Pitta,
devido a perdas de contratos por tido nome envolvido na Operação Satiagraha.

Mahmoud Ahmadinejad diz que gosta muito do Brasil

Sexta-feira, 20/11/2009
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, deu uma entrevista exclusiva a William Waack. Ele agradeceu a Lula por ter reconhecido sua vitória nas eleições e quer melhorar a relação entre os países.

Temporais causam estragos em municípios do RS

Sexta-feira, 20/11/2009
As cidades do litoral gaúcho foram as mais atingidas pelos ventos fortes, que chegaram a 133 km/h. Em Porto Alegre, os moradores tentaram recuperar os estragos, mas uma nova chuva estragou tudo.

ONU comemora os 20 anos da Convenção dos Direitos da Criança

Sexta-feira, 20/11/2009
Na sede das Nações Unidas, uma cerimônia lembrou as duas décadas de criação da Convenção dos Direitos da Criança. Apesar de muitas melhorias, ainda há muito o que fazer para os menores.

Índios brasileiros aderem às inovações do mundo moderno

Sexta-feira, 20/11/2009
Convidados pelo Sesc, índios foram a São Paulo para discutir problemas de seus povos. Eles mostram que estão antenados com novidades como a internet e a câmera digital. Mas mantendo as tradições.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Meteorologia mantém alerta de temporais em parte do RS

Quinta-feira, 19/11/2009
A intensidade e o volume de chuva diminuem em Porto Alegre nesta sexta-feira (20). A previsão é de sol e pancadas de chuva. Em São Paulo, uma nova frente fria avança até o litoral.

Corpo de menino morto em briga de trânsito em Campo Grande é sepultado

Quinta-feira, 19/11/2009
Rogério Mendonça, de 2 anos, morreu ontem (18) ao ser baleado no pescoço, durante uma briga de trânsito, em Campo Grande. O autor dos disparos está preso e a família do menino quer justiça.

Mortes por diabetes crescem 47% no país, aponta Ministério da Saúde

Quinta-feira, 19/11/2009
Segundo um estudo do Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são as que mais matam. Mas perderam um pouco da força. E cresceu a preocupação com a diabetes.

Lapso de atenção explica casos de crianças esquecidas em carros

Quinta-feira, 19/11/2009
Médicos que estudam esse tipo de comportamento dizem que o que ocorre nesses casos é um lapso de atenção. Quando a pessoa altera a rotina, não se dá conta de que deixou de executar uma tarefa.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Temporal de 30 minutos faz estragos em Belo Horizonte

Terça-feira, 17/11/2009
Vários bairros da capital mineira ficaram sem energia. Cerca de 80 árvores caíram por causa do forte vento. Na Região Noroeste, dois andares de um prédio abandonado desabaram em cima de um carro.

Orquestra interpreta Villa-Lobos

Terça-feira, 17/11/2009
Orquestra interpreta Villa-Lobos

EUA e China discutem questões do clima

Terça-feira, 17/11/2009
Barack Obama e Hu Jintao levantaram esperanças de acordo sobre o clima. Os dois também concordaram em retomar o diálogo sobre Direitos Humanos na China, mas, segundo Jintao, sem imposições.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

As apostas de Manoel Carlos na telinha - Especial para todos assistirem

Sexta-feira, 13/11/2009
Autor acreditou em Bruno Garcia, Miguel Falabella, Mateus Solano e outros atores.

Vídeo Show homenageia Mara Manzan

Sexta-feira, 13/11/2009
Atriz faleceu nesta sexta-feira, 13, aos 57 anos.

Revista 'The Economist' exalta Brasil

Sexta-feira, 13/11/2009
Segundo a publicação, até 2014 o país pode se tornar a quinta maior potência do mundo. Mas a revista faz um alerta: corremos o risco de nos tornar arrogantes. Veja este e outros destaques do programa.

Meteorologia prevê chuva para o Sudeste

Sexta-feira, 13/11/2009
Meteorologia prevê mais chuva para o Rio de Janeiro. Médica perde o controle do veículo e capota na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo. Internautas enviam perguntas sobre o clima.

Governo anuncia menor índice de desmatamento em 21 anos

Sexta-feira, 13/11/2009
Entre agosto do ano passado e julho deste ano, foram desmatados cerca de sete mil quilômetros quadrados, uma queda de 45% em relação ao período anterior.

Anvisa proíbe o uso de câmaras de bronzeamento

Sexta-feira, 13/11/2009
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, este tipo de bronzeamento aumenta os riscos de câncer de pele. As clínicas de estética protestam contra a decisão.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Oposição cobra explicações e investimentos na área de energia

Quarta-feira, 11/11/2009
A capital do país não sofreu com o apagão, mas o assunto invadiu a política. Durante todo o dia, a oposição cobrou ação mais eficiente do governo, os aliados dizem que foi um acidente isolado.

Dilma Rousseff diz que o Brasil não está imune a apagões

Quinta-feira, 12/11/2009
A ministra-chefe da Casa Civil teve que se explicar sobre declarações feitas numa rádio que o Brasil não teria mais apagão. Ela tentou se corrigir dizendo que não haverá racionamento de energia.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão atinge o Rio e outros nove estados

Problema em três linhas de transmissão no PR e SP provocou o blecaute. Técnicos fazem varredura em linhas de transmissão para checar causas.

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou ao G1 nesta quarta-feira (11) que o apagão ocorrido entre a noite de terça (10) e esta madrugada atingiu 18 estados brasileiros. Segundo nota técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), quatro estados foram afetados na totalidade: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. E outros 14, parcialmente: Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A princípio, havia relatos de que pelo menos10 estados haviam sido atingidos pelo apagão. Os números iniciais, no entanto, não eram oficiais.

Veja fotos de apagão pelo país
O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que técnicos do ONS fazem uma varredura desde a madrugada desta quarta-feira nas linhas de transmissão que teriam provocado o apagão que deixou no escuro boa parte do Brasil. Os trabalhos estão concentrados no Paraná e São Paulo, onde ocorreram probelmas em três linhas de transmissão. De acordo com o secretário-executivo do MME, Márcio Zimmermann, foram detectadas panes em duas linhas que ligam a cidade de Ivaiporã (PR) a Itaberá (SP) e em uma terceira que faz a interliga as estações de Itaberá e Tijuco Preto (SP). As causas do blecaute devem ser apresentadas nesta tarde, após a reunião emergencial do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, convocada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Ele preside o comitê, que também tem como membros representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Empresa de Pesquisa de Energética (EPE), do ONS, além de concessionárias do setor.

saiba mais
'O sistema voltou à berlinda', afirma especialista e ex-diretor da Petrobras
Saiba como o apagão atingiu os estados brasileiros
Furnas diz que não houve danos em linhas de transmissão
Paraguai teve pequenos cortes de energia desde fim de outubro
Após apagão em parte do país, Itaipu diz que opera normalmente
Entrevista
O secretário-executivo do MME disse mais cedo em entrevista coletiva que o problema, a princípio, teria ocorrido após o sistema acionar mecanismos de defesa. "Todo o sistema de transmissão cria uma situação que pode fazer o circuito desarmar uma linha e não causar nada. Nesse caso, tivemos três simultaneamente. O sistema para se proteger aciona uma série de mecanismos de proteção para salvaguardar. Prova disso é que quatro horas depois você tinha toda a carga religada no Brasil", destacou.
Zimmermann também afastou a possibilidade de o problema ter sido causado por alguma sabotagem. Questionado se a falta de investimento no setor elétrico pode ter contribuído com o apagão, o secretário negou. Segundo ele, o sistema elétrico sempre está sujeito a essas perturbações. "O país hoje é o que tem o sistema mais interligado do mundo. O Brasil vem investindo pesadamente em um sistema de transmissão robusto. Aumentamos a interligação", disse.
Apagão de 2001
Zimmermann descartou qualquer semelhança entre o apagão de 2001, que provocou o racionamento de energia no país, com o ocorrido na noite passada. "A situação que ocorreu em 2001 era falta de energia. O que se teve agora é uma situação que não tem problema de falta de energia, foi um problema elétrico que levou a essa perturbação", explicou. Segundo ele, há oito anos faltava investimento no setor elétrico brasileiro. "Não tinha o investimento necessário em transmissão e geração, o que levou àquela situação que o país teve que racionar. Era contínuo, porque não tinha geração para atender."
Furnas
Na manhã desta quarta-feita, a empresa
Furnas Centrais Elétricas informou que as linhas de transmissão que interligam a usina de Itaipu ao Sistema Interligado Nacional (SIN) estão operando normalmente e não foi identificado qualquer dano nos seus circuitos e torres de transmissão.

Apagão é destaque nos jornais do mundo inteiro

Quarta-feira, 11/11/2009
O New York Times registrou a falta de energia no Brasil e no Paraguai. O jornal Le Monde, da França, e o El MUndo, da Espanha, também mostraram o drama do corte de energia.

Diretor da Usina de Itaipu explica possíveis causas de apagão

Quarta-feira, 11/11/2009
Segundo Jorge Samek, às 22h13, todas as unidades da Itaipu pararam de funcionar. Ele fala das possíveis causas do problema.

Secretário executivo do Ministério de Minas e Energia fala sobre o apagão

Quarta-feira, 11/11/2009
Autoridades do governo e técnicos se encontrarão nesta quarta (11) para discutir o que aconteceu. Três linhas de transmissão foram desligadas no sul de SP. Márcio Zimmermann fala sobre o assunto.

Autoridades explicam o maior apagão em 14 anos

Quarta-feira, 11/11/2009
A causa do blecaute foi determinada pelos responsáveis do setor de energia em 20 horas. O ministro das Minas e Energia, Rodolpho Tourinho, disse que o problema foi na usina de Itaipu e em Furnas.

Dois eventos isolados deixaram Paraguai inteiro sem luz
Informação é da Administração Nacional de Eletricidade do país.Com diferença de 2 minutos, falhas vieram do Brasil e da Argentina.
Giovana Sanchez Do G1, em São Paulo
O blecaute que deixou ao menos 10 estados do Brasil sem luz afetou também o Paraguai. Segundo a Administração Nacional de Eletricidade do país (Ande), dois eventos isolados fizeram com que o país inteiro ficasse no escuro por pelo menos 20 minutos. "O blecaute afetou 100% do país. Às 21h13 ocorreu o primeiro apagão, vindo de Itaipu, afetando 80% do país. Depois de dois minutos, ocorreu uma desligamento em duas linhas de interligação da usina de Yacyretá, com a Argentina, que afetou os outros 20% do Paraguai", disse em entrevista ao G1 o chefe da divisão de operações da Ande, Luis Alberto Villordo.

Saiba mais sobre o apagão no Brasil
Segundo ele, o restabelecimento da energia demorou cerca de meia hora. "É um fato inédito e os dois eventos não estão relacionados. Uma das linhas da interligação com a usina de Yacyretá ainda está com problemas, as equipes técnicas estão trabalhando nessa linha. Aparentemente são problemas do sistema de proteção da linha. Mas foi algo totalmente isolado, os dois sistemas [Itaipu e Yacyretá] operam de maneira independente."

Veja as fotos do apagão pelo Brasil
Villordo afirmou que neste momento os serviços elétricos estão todos funcionando normalmente no país e que o problema da linha de Yacyretá não afeta a transmissão.

Brasil
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou nesta quarta-feira (11) que o apagão que deixou dez estados brasileiros no escuro teve origem em função de condições adversas meteorológicas. Em entrevista coletiva nesta manhã, ele afirmou que os problemas ocorreram em três linhas de transmissão, que recebem energia vinda da usina hidrelétrica de Itaipu (PR).

Segundo o secretário, as panes ocorreram em duas linhas que ligam a cidade de Ivaiporã, no centro do Paraná, a Itaberá, no sul de São Paulo. E outra, em uma estação que liga Itaberá a Tijuco Preto (SP).

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Kaio Márcio quebra recorde mundial e conquista o ouro nos 200m borboleta

Nadador brasileiro alcança tempo de 1m49s11 e estabelece nova marca

Nas eliminatórias, Kaio Márcio já havia mostrado estar em boa forma na Suécia. Com o tempo de 1m51s46, garantiu a classificação em primeiro lugar para a final dos 200m borboleta da etapa de Estocolmo da Copa do Mundo de piscina curta. Na decisão, começou atrás, mas foi ganhando força, e, nas duas últimas viradas, passou a liderar com folga. Com o tempo de 1m49s11, o brasileiro quebrou o recorde mundial e levou o ouro da prova.

Em segundo lugar, ficou o russo Nikolay Skvortsov, com o tempo de 1m50s75. O britânico Michael Rock foi o bronze, com a marca de 1m51s32.

Ao cair na piscina, Kaio Márcio disputava braçada a braçada a primeira posição com Skvortsov. Ambos nadavam abaixo da linha do recorde, mas, a partir da virada dos 100m, o brasileiro ganhou força e passou a liderar a prova.

Nas viradas finais, Kaio já não tinha mais o russo na sua cola. Liderava com sobras, já com um corpo à frente da linha do recorde. No fim, uma vitória tranquila e o primeiro ouro para o Brasil na competição.

Kaio Márcio já foi dono de um recorde mundial, também em piscina curta. Em 2005, ele quebrou a marcar nos 50m borboleta, na etapa de Santos do Open. No Mundial de Roma, em julho, o brasileiro parou nas eliminatórias e não conseguiu vaga nas finais.

No meio do ano, o nadador acertou com o Tijuca, após ficar sem clube durante alguns meses e treinar sem vínculo no Flamengo. No início de outubro, Kaio Márcio encerrou sua parceria com a técnica Rosane Carneiro, que já durava desde 2007. A etapa de Estocolmo da Copa do Mundo é a primeira do paraibano com seu novo treinador, Luiz Raphael.


Henrique Barbosa é quinto nos 200m peito

Na disputa dos 200m peito, o brasileiro Henrique Barbosa terminou em quinto lugar da prova. O ouro ficou com Neil Versfeld, da África do Sul, com 2m02s67. O ucraniano Igor Borysik levou a prata, enquanto Hugues Duboscq ficou com o bronze.

Excesso de umidade causará chuvas fortes em Minas Gerais

Terça-feira, 10/11/2009
A chuva vai continuar acima da média em Minas Gerais e em parte do Centro Oeste e do Norte do Brasil. O sul mineiro pode ser a região mais atingida. Rio e São Paulo terão tempo abafado nesta quarta.

Shimon Peres chega ao Brasil

Terça-feira, 10/11/2009
Em Brasília, o presidente israelense Shimon Peres diz estar preocupado com a aproximação do governo brasileiro com o Irã. Ele espera que o Brasil participe de uma negociação de paz entre os países.

Professores criticam questões do Enade

Terça-feira, 10/11/2009
O conteúdo político de questões do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes provocou críticas de professores universitários. O Enade é usado pelo Ministério da Educação para avaliar as faculdades.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Meteorologia prevê chuva para Região Sudeste

Segunda-feira, 09/11/2009
Uma frente fria, que passa por São Paulo, deve trazer chuva para toda a Região Sudeste. As temperaturas voltam a subir no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná continuam baixas.

Senado investiu quase R$200 mil em cadeiras de resgate

Segunda-feira, 09/11/2009
As cadeiras não são itens obrigatórios de segurança, poucos senadores sabem que o material existe, e muito menos como funciona. Senado alega que seguiu o exemplo do Corpo de Bombeiros de Brasília.

Hugo Chávez ameaça começar guerra no continente

Segunda-feira, 09/11/2009
O presidente da Venezuela ordenou às Forças Armadas que se preparem para um conflito armado. O alvo seria a Colômbia. Chávez acusa os EUA de forjarem parceria militar com o país contra a Venezuela.

Queda do Muro de Berlim completa 20 anos

Segunda-feira, 09/11/2009
Em 1989, numa alegria louca, os berlinenses destruíram o maior símbolo da Guerra Fria em uma festa de homens, mulheres e jovens livres. Alemanha comemora a data histórica.

sábado, 7 de novembro de 2009

Arnaldo Jabor compara os crimes no Brasil e nos EUA

Sábado, 07/11/2009
O comentarista Arnaldo Jabor afirma que há diferença entre os assassinos americanos e brasileiros. Aqui, mata-se por um tênis, um paletó. Lá matam por loucura. Mas não há solução nos dois países.

Grã-Bretanha cobra acordo sobre o clima na reunião dos ministros do G-20

Sábado, 07/11/2009
O ministro britânico Alistair Darling cobrou um acordo global para reduzir as emissões de gases que agravam o efeito estufa. Mas não foram apenas as mudanças climáticas que dominaram a reunião.

Cidade de Toronto é escolhida para sediar o Pan de 2015

Sábado, 07/11/2009
O anúncio da Odepa foi feito em Guadalajara, no México. O projeto da cidade de Toronto, no Canadá, foi considerado o mais organizado. O último Pan foi disputado no Rio de Janeiro.

Bilhetes de Getúlio Vargas vão ser expostos no Arquivo Nacional

Sábado, 07/11/2009
O acervo vai ser digitalizado e poderá ser visto pelo público no Rio de Janeiro. São quase 700 bilhetes manuscritos redigidos por Getúlio nos anos de 1951 e 1954.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Cássia Kiss interpreta mãe dominadora no teatro

Sexta-feira, 06/11/2009
Cássia está em cartaz com a peça "O zoológico de vidro", de Tennessee Williams. A atriz relembra trabalhos na televisão. Veja este e outros destaques do 3º bloco.

Mercado de trabalho continua em crise nos EUA

Sexta-feira, 06/11/2009
A economia americana perdeu 190 mil empregos em outubro. A taxa de desemprego passou dos 10% e é a mais alta em 26 anos. Veja este e outros destaques do 2º bloco.

Defesa Civil alerta para temporais em parte do Sul do Brasil

Sexta-feira, 06/11/2009
As nuvens que formaram na região por causa da mistura do calor e da alta umidade vão ficar ainda mais carregadas pela presença de um sistema de baixa pressão atmosférica.

Prefeito flagrado cobrando propina pede licença do cargo

Sexta-feira, 06/11/2009
Odair Sillis, prefeito da cidade paulista de Monte Castelo, pediu para se ausentar por 60 dias do cargo. Ele foi flagrado pedindo dinheiro para um empreiteiro finalizar uma obra.

Governo do Pará culpa o MST pela destruição de fazendas

Sexta-feira, 06/11/2009
A governadora do Pará, Ana Julia Carepa, afirmou que o MST é responsável pela destruição de duas fazendas no interior do estado. A polícia pediu a prisão do líder do movimento, que não se pronunciou.

Presos são trancados em cubículos no ES

Sexta-feira, 06/11/2009
No início deste ano, a Justiça do Espírito Santo determinou a interdição da delegacia e os presos foram transferidos. Oito meses depois, a cela de metal voltou a ser usada para trancar 29 pessoas.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009


Quarta-feira, 04/11/2009

Objetivo da Nasa é verificar se existe água na Lua.

Termômetros de rua mostram calor de 36°C em SP


Quarta-feira, 04/11/2009

Para evitar problemas para a saúde, especialistas aconselham: evite atividades ao ar livre e principalmente a exposição ao sol.

Tempo seco deixa São Paulo em alerta

Quarta-feira, 04/11/2009
Há a possibilidade de chuva em pontos isolados no estado de São Paulo. No Norte e no Centro-Oeste, a alta umidade mantêm as nuvens carregadas. Pode chover forte entre o Amazonas e Goiás.

STF decide se abre processo contra senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG)

Quarta-feira, 04/11/2009
Eduardo Azeredo(PSDB-MG) é suspeito de desviar R$ 3,4 milhões durante a campanha de reeleição ao governo de Minas, em 98. Proposta para dificultar progressão de penas para presos também está em pauta.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ar seco deixa boa parte do Brasil com sol e calor

Terça-feira, 03/11/2009
No Nordeste e no interior de Minas Gerais, uma área de alta pressão atmosférica dificulta a formação de chuvas. Mas há previsão de mau tempo para o Espírito Santo nesta quarta-feira (04).

Tempero pode ajudar a combater o câncer de esôfago

Terça-feira, 03/11/2009
Na Inglaterra, cientistas descobriram que a curcumina, que faz parte do curry, típica comida indiana, é capaz de matar células cancerosas no esôfago. Um remédio contra a doença deve ser feito.

Prefeito de cidade paulista é flagrado pedindo propina para fazer obra

Terça-feira, 03/11/2009
Em Monte Castelo, no interior de São Paulo, o prefeito Odair Sillis pediu dinheiro para liberar verba pública para a executar uma obra pública. Ele foi flagrado negociando a propina com o empreiteiro.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Drama de famílias em torno da dependência

DROGAS

Drama de famílias em torno da dependência
O crescimento do consumo de entorpecente tem aumentado cada vez mais o sofrimento de vítimas e parentes; nesta edição, o JTo aborda histórias tristes e de superação

As drogas não escolhem o usuário. Lícito ou ilícito, o consumo de entorpecentes ganha cada vez mais espaço e se enraíza na sociedade. Muitas vezes começa com simples goles de cerveja com os amigos até atingir a forma mais agressiva de 'prazer' produzido pelo crack, considerado hoje um dos maiores problemas na sociedade.

No Tocantins, em 2007, foram 1.360 gramas de droga apreendida pela Polícia Civil; no ano passado, subiu para 3.157 gramas; e, neste ano, em apenas seis meses (janeiro a junho), haviam sido apreendidos 1.007 gramas de drogas. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins.

Com o crescimento rápido do consumo de drogas, as famílias são atingidas diretamente e passam a viver o drama junto com os dependentes químicos, em vigilância constante.
É uma corrida contra o tempo. Assim, define o empresário Paulo (nome fictício) que há um ano luta para salvar seu único filho de 17 anos, usuário de crack. Segundo Paulo, o tempo é curto, pois sabe que, caso não consiga reverter o quadro, o pior pode acontecer. O drama do empresário palmense retrata bem o sofrimento de milhares de famílias brasileiras que têm ou já tiveram algum parente envolvido com drogas.

Paulo lembra que, quando seu filho tinha 14 anos, experimentou maconha. "Na época, eu e minha esposa conversamos, o orientamos, e passamos a vigiar mais, porém, não conseguimos evitar." O pai conta que, no início de 2008 percebeu pequenas alterações no comportamento do filho. "O vi mais irritado, dormindo mais que o habitual, e cada dia mais afastado da gente."
Em busca de respostas, Paulo começou a seguir o filho e descobriu que ele estava consumindo crack.

"Foi um baque, moramos no centro de Palmas e o acesso era próximo da nossa quadra." A facilidade de encontrar o produto e a rapidez com que a droga vicia foram o que dificultou o pai de descobrir o problema logo no início. "Ele estava consumindo há um mês, quando descobrimos, e até hoje não tivemos um avanço sequer", conta o pai emocionado.
Várias tentativas já foram feitas. "Só que tem que partir dele essa vontade de superar, estamos do lado dele e não vamos abandoná-lo. Só que é uma dor enorme de ver um filho seu doente. Ele está em decadência tanto física quanto intelectual."

Paulo sabe que a caminhada é longa, mas acredita que terá um final feliz. "Tenho que me agarrar na esperança, e estamos buscando ajuda para poder agir da melhor forma possível e vou conseguir ter de volta o meu filho nos meus braços."
VITÓRIA Mesmo com pouco tempo de recuperação do filho Elyhelton Francisco Silva Santos, 29 anos, a dona de casa Elezita Castro da Silva, 59 anos, comemorou, com bolo e vela, o primeiro mês do filho sem droga. Após um tratamento que durou um ano, e um mês longe do vício, Elezita conta que viu seu filho ressurgir novamente. O drama da dona de casa, que durou seis anos, junto com seu esposo, já falecido, teve altos e baixos.

"Foram momentos difíceis. Foram anos de luta. Teve horas que achávamos que não teria recuperação", relata Elezita. Segundo ela, o filho começou aos 12 anos, ingerindo bebida alcoólica, passou para maconha, depois para cocaína, até chegar ao crack. "Aí foi o inferno. Nos apegamos a Deus para superar, mas neste tempo, mesmo com toda a dificuldade, nunca brigamos com ele e muito menos o expulsamos de casa. " Pois Elezita afirma que o papel deles como pais é o de ficar ao lado sempre. "Se ele saísse de casa seria pior, aí sim estaríamos entregando o nosso filho de vez para as drogas."

A mãe lembra que um dos momentos mais doloridos nessa fase foi quando seu filho abandonou o quinto período do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). "Ver um filho se afundando, deixando um futuro para trás é triste. Eu não vivia, eu vegetava".

Durante o período das drogas, Elezita tentou seguir seu filho para saber onde ele estava. "Ficava preocupada, eu tinha medo dele morrer." Hoje, olhando para atrás, ela percebe que agiu da forma certa. "Agi com amor, fui movida pelo amor de mãe e faria tudo de novo para ajudá-lo."
Aos pais que vivem essa situação, Elezita orienta a não abandonar seus filhos em hipótese nenhuma. "Seja acima de tudo um porto seguro; somente assim eles retornam, sabendo onde podem ancorar quando for necessário."

RECUPERAÇÃO A administradora Márcia Rodrigues, 27 anos, também conseguiu uma grande vitória com a recuperação do seu irmão Nilton Rodrigues, 32 anos. "Ele começou com o álcool aos 15 anos." Três anos depois, aos 18, Márcia relembra que seu irmão perdeu o controle completamente. "A bebida passou a ser frequente. Para ele, só era bom se tivesse álcool no meio."
Com o passar do tempo, até mesmos os pais de Rodrigues não viam mais saída. "Fiquei praticamente sozinha, mesmo com pouco tempo de casada, trouxe meu irmão para morar comigo e sei que isso foi fundamental para ele." Márcia conta que, no ano passado, precisamente no dia 22 de janeiro, seu irmão ingeriu bebida em excesso e quase morreu. "Ele ficou três dias internados e percebeu que, caso não mudasse, não iria resistir."
Hoje, depois da recuperação, Márcia vê com orgulho a nova vida do irmão. "É uma outra pessoa, se transformou, e isso é o mais importante."
Depoimento
"Comecei ainda na adolescência com a merla. No ano passado, fui para o Pará e comecei a usar crack, foi quando cheguei no fundo poço. Pela manhã até controlo o vício, mas quando chega à noite a vontade é incontrolável . Já vendi tudo, só tenho as roupas do corpo agora e ninguém vai querer roupa velha. Agora quero ajuda, preciso me tratar, tenho dois filhos e quero recuperar minha vida novamente. Caso não tenha ajuda, sei que posso morrer. Não desejo isso para ninguém, é a pior coisa do mundo. Hoje, vivo um inferno constantemente."
Sandra Clara Bueno Furman33 anos, é usuária de crack há um ano
Crack
ConsequênciasForma menos pura da cocaína, o crack tem um poder infinitamente maior de gerar dependência, pois a fumaça chega ao cérebro com velocidade e potência extremas. Ao prazer intenso e efêmero, segue-se a urgência da repetição. Além de se tornarem alvo de doenças pulmonares e circulatórias que podem levar à morte, os usuários se expõem à violência e a situações de perigo que também podem matá-lo.
Consequências para a saúde Intoxicação pelo metalO usuário aquece a lata de refrigerante para inalar o crack. Além do vapor da droga, ele aspira o alumínio, que se desprende com facilidade da lata aquecida. O metal se espalha pela corrente sanguínea e provoca danos ao cérebro, aos pulmões, rins e ossos.
Fome e sono O organismo passa a funcionar em função da droga. O dependente quase não come ou dorme. Ocorre um processo rápido de emagrecimento. Os casos de desnutrição são comuns. A dependência também se reflete em ausência de hábitos básicos de higiene e cuidados com a aparência.
Pulmões A fumaça do crack gera lesão nos pulmões, levando a disfunções. Como já há um processo de emagrecimento, os dependentes ficam vulneráveis a doenças como pneumonia e tuberculose. Também há evidências de que o crack causa problemas respiratórios agudos, incluindo tosse, falta de ar e dores fortes no peito.
Coração A liberação de dopamina faz o usuário de crack ficar mais agitado, o que leva a aumento da presença de adrenalina no organismo. A consequência é o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial.
Problemas cardiovasculares, como infarto, podem ocorrer.

Fonte: Ministério da Saúde


Reportagem: Suene Moraes Palmas

Grande número de frentes frias causa tempestades pelo Brasil

Segunda-feira, 02/11/2009
Além das chuvas no Espírito Santo, os volumes impressionaram nas regiões Sul e Centro-Oeste. Deve voltar a chover nesta segunda-feira (2) à tarde em Goiânia. Confira a previsão para o Brasil.

Flanelinhas cobram preços abusivos

Segunda-feira, 02/11/2009
Os guardadores ilegais agem como se fossem donos das ruas. Mesmo depois da fiscalização, eles voltam a agir. Os motoristas tentam questionar, mas sabem que se não pagam podem sofrer retaliações.

Animais estranhos visitam ruas no interior de São Paulo

Segunda-feira, 02/11/2009
Especialistas culpam o desequilíbrio ambiental pela invasão dos animais na cidade. A área dos bichos fica menor com as ocupações humanas e eles acabam sem espaço e vão para a cidade.

Sobreviventes do acidente com o avião da FAB falam sobre a tragédia

Segunda-feira, 02/11/2009
Eles pensavam o tempo todo em rever a família. O reencontro foi emocionante. Os sobreviventes contam detalhes do que viveram na Amazônia.

Sobreviventes do acidente com o avião da FAB falam sobre a tragédia

Segunda-feira, 02/11/2009
Eles pensavam o tempo todo em rever a família. O reencontro foi emocionante. Os sobreviventes contam detalhes do que viveram na Amazônia.

15 das maiores cidades têm um veículo para cada dois habitantes















Curitiba, Ribeirão Preto e Goiânia têm, proporcionalmente, maiores frotas.SP tem um veículo a cada 1,8 habitante. Rio tem 1 para cada 3 pessoas.
Em 15 das maiores cidades brasileiras, a quantidade de veículos corresponde a pelo menos metade da população, ou seja, um carro para cada dois habitantes, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O G1 fez o levantamento em todas as capitais e nas cidades com mais de 400 mil habitantes - ao todo são 58 municípios. A reportagem utilizou os dados mais recentes da frota nacional (referentes a maio de 2009) e da estimativa populacional do IBGE (realizada neste ano).
Quatro cidades têm um veículo para cada 1,6 habitante: Curitiba (PR), Goiânia (GO), Ribeirão Preto e São José do Rio Preto (SP). Florianópolis (SC), Campinas e Santo André (SP) têm um veículo para cada 1,7 habitante. A capital paulista tem um para cada 1,8 habitante. Caxias do Sul (RS), Santos, São Bernardo do Campo (SP) e Londrina (PR) tem um veículo para cada 1,9 habitante. Joinvile (SC), Palmas (TO) e Sorocaba (SP) têm exatamente um veículo para cada dois moradores. As capitais Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Porto Alegre (RS), por exemplo, registram um veículo para pouco mais de dois habitantes. Veja tabela abaixo com os dados de todas as cidades maiores de 400 mil habitantes - as capitais estão em negrito.
Para Maurício Broinizi, coordenador-executivo do Movimento Nossa São Paulo, entidade que atua pela redução do uso de veículos na capital paulista, é preciso considerar que parte dos veículos informados pelo Denatran não está mais em circulação. "Os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) têm grande dificuldade em dar baixa nos veículos fora de circulação. Ainda assim, um veículo a cada dois habitantes é muita coisa. Se considerar a população total, não somente a adulta que tem carta de motorista, temos um número exagerado de automóveis." Broinizi afirma que a única solução para reduzir a quantidade de automóveis em circulação é a melhoria do transporte público coletivo.
"Em São Paulo, o metrô está abarrotado no horário de pico. Os ônibus estão mal avaliados. O transporte público coletivo, que está rodando com sua capacidade máxima, é a única solução para esta questão. As pessoas têm o direito de ter carro, o grande problema é usar como meio de transporte. E complica o sistema viário da cidade, que não suporta a frota que tem. É preciso solução que atraia o usuário para o transporte público.
" O coordenador do Movimento Nossa São Paulo disse que a cidade de Curitiba (PR) é um exemplo de que a quantidade de carros pode ser contornada com oferta de transporte público. "Em Curitiba, por mais que o número de carros por habitante seja mais elevado, não se utiliza o carro como transporte diário. Em São Paulo, tem uma classe média que vê o transporte público como ruim. E, de fato, não oferece um bom serviço. Em Curitiba aconteceu o contrário. A cidade foi exemplo para várias outras do mundo e o transporte público é visto pela população de outra forma."
O advogado Marcelo Araújo, especialista em trânsito e assessor jurídico do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) do Paraná, concorda que, em Curitiba, o fato de existir um veículo para cada 1,6 habitante não acarreta influência negativa no trânsito local. "Há um número alto de locadoras que registram os veículos na cidade por conta do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) mais barato. Além disso, nem todos os veículos estão circulando. Tem muitas pessoas com mais de um veículo e não sai com todos ao mesmo tempo. (...) Em Curitiba você tem um trânsito que em alguns lugares e horários se torna problemático, mas não significa um trânsito parado, como em São Paulo." Araújo diz que o transporte público colabora para que o trânsito flua bem na cidade.

Taxa baixa
A cidade do Rio de Janeiro, a segunda mais populosa do país, tem um índice de 3,2 pessoas para cada veículo. Mas, na avaliação do professor Paulo César Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a proporção deve subir em alguns anos. "Essa taxa que é mais baixa do que em outras capitais em alguns anos deve alcançar taxas como a de São Paulo. Hoje o trânsito flui, mas tem ficado cada vez mais congestionado. O horário de pico se ampliou e o trânsito tem se espalhado por mais ruas. E isso deve piorar." Ribeiro também avalia que a única solução é o investimento em transporte público de qualidade para que as pessoas optem por deixar o carro em casa. O especialista em trânsito Cyro Vidal, que foi diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo por dez anos e participou da elaboração do Código Brasileiro de Trânsito, acrescenta ainda que não se pode deixar de lado a discussão sobre a substituição da frota antiga. "E aí vem a dificuldade porque eles (poder público) não sabem o que fazer com esses veículos antigos, mas é preciso discutir o problema."

Leia mais notícias de Carros