domingo, 2 de novembro de 2008

Hamilton passa no fim, assegura quinto lugar e título; Massa vence GP

Uma prova emocionante. Felipe Massa chegou a ser campeão em boa parte da última volta, mas faltando poucas curvas para terminar o GP Brasil, Lewis Hamilton conseguiu ultrapassar o alemão Timo Glock, da Toyota, assegurou a quinta posição e obteve os quatro pontos suficientes para assegurar a conquista inédita na tarde deste domingo.
Massa fez sua parte, conseguiu o objetivo que almejava desde o início da semana e venceu o GP Brasil pela segunda vez. Ele já havia ganho em Interlagos há dois anos. Se não levou o título, resta o consolo de ter se tornado o piloto nacional com mais triunfos em casa, ao lado de Emerson Fittipaldi (vencedor do GP em 1973 e 1974), Nelson Piquet (1983 e 1986) e Ayrton Senna (1991 e 1993).
O outro brasileiro a vencer a etapa nacional foi José Carlos Pace, em 1975.A diferença é que o trio vencedor duas vezes no GP Brasil tem o título da categoria, algo que Massa viu escapar em 2008 por muito pouco. O piloto da Ferrari terminou a temporada com 97 pontos, apenas um a menos que o inglês, que se recuperou da frustração do ano passado e tornou-se o piloto mais jovem a vencer a Fórmula 1. Ele tem 23 anos, nove meses e 26 dias, e superou o desafeto Fernando Alonso, que era até então o mais precoce a ser campeão, quando levou o título em 2005, com 24 anos.
O brasileiro chegou a ser campeão entre a 12ª e a 18ª voltas, quando ocupava a liderança e Hamilton estava fora dos cinco primeiros. O inglês, entretanto, superou o italiano Giancarlo Fisichella em uma manobra arriscada, assumiu o quinto lugar e levou os boxes da McLaren à vibração, principalmente o pai, o irmão e a namorada, que acompanhavam a prova.A partir daí, a corrida transformou-se uma amarga monotonia para o torcedor brasileiro, com Hamilton mantendo a posição, sem ter rivais próximos que o ameaçassem.
Na frente, Massa apenas controlou a vantagem para obter a décima vitória da carreira, a segunda no Brasil, mas que não foi suficiente para levar a taça.A oito voltas do final, a chuva deu uma nova cara ao GP. Os pilotos foram forçados a ir para os boxes, Hamilton caiu para quinto e, a duas voltas do final, Sebastian Vettel superou o inglês, jogando o inglês para o sexto lugar, que dava o título ao brasileiro.
Mas, a poucas curvas do final, o piloto da McLaren ultrapassou Timo Glock e conquistou o título.Já na disputa de construtores, a Ferrari sagrou-se campeã, já que chegou a Interlagos com 11 pontos de vantagem para a McLaren e a vitória de Massa foi o necessário para levar a conquista pela segunda vez consecutiva e a 16ª na história, abrindo para sete a diferença para a McLaren como a escuderia com mais títulos.
O brasileiro Rubens Barrichello foi um mero coadjuvante na prova com a 12ª posição, enquanto Nelsinho Piquet sequer passou da primeira volta, rodando sozinho. Os dois têm os postos ameaçados para 2009 e ainda não sabem se ficarão na categoria. Nelsinho tem negociação adiantada com a Renault, mas Barrichello é dado como nome certo na Fórmula Indy no próximo ano. Quem se despediu do circo da Fórmula 1 também foi o escocês David Coulthard, que abandonou a prova logo na primeira curva.
A provaMaior preocupação de todas as equipes antes do GP, a instabilidade metereológica comprovou a fama. O dia amanheceu com sol, durante a manhã caiu uma fina chuva, o sol chegou ao autódromo no início da tarde, mas cinco minutos antes da largada, quando os carros já estavam colocados para a volta de apresentação, uma forte chuva caiu em Interlagos. A largada foi adiada em 10 minutos e a corrida transformou-se uma loteria.Após a espera, os carros largaram, Massa manteve a primeira posição, assim como Hamilton segurou o quarto lugar.
No pelotão intermediário, porém, o escocês David Coulthard se tocou com os dois pilotos da Williams (Nico Rosberg e Kazuki Nakajima) e não conseguiu mais voltar. Era o término da carreira do britânico após 246 GPs. Alguns metros à frente, Nelsinho Piquet rodava sozinho e também deixava a prova.A direção da prova levou o safety car à pista, manteve o procedimento por três voltas e na saída do carro Massa segurou a liderança.
O asfalto começou a secar, o que levou as equipes à antecipar a parada nos boxes para troca dos pneus. O piloto da Ferrari parou no fim da 10ª volta, junto com Kovalainen. Hamilton completou o percurso apenas uma vez antes de fazer o seu pit, ao mesmo tempo que Trulli e Räikkönen. No retorno, porém, o inglês ocupava o sétimo lugar, enquanto Massa liderava e conseguia assim o cenário para ser campeão.
A alegria, porém, durou pouco. a 13ª volta, Trulli rodou sozinho e Hamilton assumiu a sexta posição. Cinco giros depois, o inglês ultrapassou o italiano Giancarlo Fisichella em manobra arriscada para assumir o quinto lugar, que lhe dava o título. Enquanto isso, Massa não conseguia abrir vantagem na liderança para o alemão Sebastian Vettel, que fazia tempos rápidos e chegou a estar a 0s4 do brasileiro.
O piloto da Ferrari só teve sossego na 27ª volta, quando o competidor da Toro Rosso parou nos boxes e Massa ganhou o conforto de ter 4s a frente de Fernando Alonso. Hamilton era o quarto.Consistente, o brasileiro ampliou a diferença em três segundos antes de fazer sua parada na 38ª volta. Alonso bem que tentou diminuir a vantagem nas três vezes em que percorreu a pista antes de seu reabastecimento, mas não foi suficiente e ele voltou, inclusive, atrás de Vettel.
Entretanto, o alemão teve de parar outra vez nos boxes, fez com que Hamilton subisse para o quarto lugar e apenas administrasse a corrida para levar a taça.A chuva, porém, voltou na 63ª volta, forçaram os pilotos a entrarem de novo nos boxes. A três voltas do final, Hamilton era o quinto colocado e tinha Vettel colado. O alemão da Toro Rosso conseguiu a ultrapassagem a duas voltas do final e deu a combinação que Massa precisava. Hamilton tentou o troco, mas não conseguiu. Porém, ele superou Glock a poucas curvas do fim e levou a taça.

Nenhum comentário: