sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A crise abala a confiança dos empresários da indústria brasileira

Pesquisa da FGV revelou que o índice de confiança dos industriais caiu de 104,4 pontos em outubro para 84,1, em novembro. A avaliação da situação atual também piorou muito.

Ex-mulher de Celso Pitta oferece recompensa por seu paradeiro

Mulher e filhos oferecem recompensa de R$ 1 mil pelo paradeiro de Celso Pitta, de 62 anos. Ele teve a prisão decretada por não pagar pensão alimentícia.

Desastres em Santa Catarina chamam atenção de climatologistas

As tragédias ambientais despertam a atenção de cientistas. Para o especialista Carlos Nobre, já é possível ver relação da intensidade das chuvas com o aquecimento global,atuando com mais força no Sul.

Chuva parou, mas novos deslizamentos ainda podem acontecer em SC

Apesar das muitas doações, ainda falta comida nas principais cidades atingidas pelo temporal. Toque de recolher foi instituído para evitar nos saques às casas e estabelecimentos comerciais.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Como é possível reagir à força da natureza?

Em algum momento da nossa existência conseguimos domar a natureza ou o inverso sempre prevaleceu? O Entre Aspas discute a tragédia em SC e analisa de que forma é possível reagir à força da natureza.

Projeto muda a realidade de jovens em Votorantim (SP)

Jovens de Votorantim encontraram na arte uma forma de se expressar e promover o equilíbrio entre corpo e mente. Através da dança e da música, o projeto Quadra ganhou reconhecimento internacional.

IBGE faz projeção de como será a população brasileira em 2050

Segundo o estudo, a média de idade dos brasileiros será de 46 anos. Para cada cem mulheres, vão existir 94 homens. E a população vai viver mais.

Policiais ainda combatem militantes na Índia

A Índia vive um pesadelo provocado pelos atentados terroristas na cidade de Bombaim. Forças de segurança combatem militantes em dois hotéis de luxo e em instituição judaica.

Dores no estômago podem ser sinal de doença mais grave

Você sabe quando aquela dorzinha no estômago é sinal de uma doença mais grave? Pode ser uma gastrite ou úlcera. Conheça as causas, sintomas e tipos de tratamento.

Vítimas aguardam socorro em áreas de difícil acesso de Santa Catarina

Voltou a chover forte em Blumenau. Novas barreiras deslizaram nas estradas, interrompendo o acesso à várias comunidades. Em Itajaí, os alimentos não são suficientes para alimentar a população.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Como enfrentar a crise financeira

William Waack e especialistas debatem caminhos para o Brasil enfrentar as conseqüências da crise internacional da melhor maneira possível.

Venezuela: Hugo Chávez tenta demostrar força nas eleicões regionais

O presidente da Venezuela enfrenta uma nova votação que pode definir o futuro do projeto socialista. Hugo chávez afirmou que, quem votar contra seus candidatos, estará traindo a revolução bolivariana.

STF avalia denúncia contra ministro afastado do STJ


STF decide se aceita denúncia contra suspeitos de participar de venda de sentenças para beneficiar a máfia dos caça-níqueis. O ministro afastado do STJ Paulo Medina nega envolvimento.

SC: Vale do Itajaí é a região mais castigada pelos temporais


Em Ilhota, um deslizamento deixou muitas construções debaixo de lama. Em Blumenau, a maior cidade do Vale do Itajaí, falta água, luz e telefone. Em Itajaí, 80% da cidade está debaixo de água.

Estresse aumenta 75% no fim do ano


Pesquisa mostra que o nível de estresse do brasileiro aumenta 75% durante o mês de dezembro. O excesso de tarefas no trabalho, as compras de Natal e o trânsito são algumas das causas, como explica a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma-Br, associação voltada para o estudo do estresse.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Gramado se veste de luzes para esperar o Natal

Árvores, guirlandas e arcos enfeitam a cidade. Este ano, 40 mil garrafas pet foram usadas na decoração. Ao todo, 1,5 milhão de lâmpadas iluminam uma das maiores decorações de Natal da serra gaúcha.

Chuva deixa Santa Catarina em estado de emergência

Até agora, 28 pessoas morreram e milhares estão desabrigadas. Temporais inundaram cidades do estado durante o fim de semana. Três estradas federais estão interditadas. O socorro está difícil.

Situação dramática em Santa Catarina

Fortes chuvas na região já deixaram vinte mil desabrigados.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Confira as dicas do Jornal Hoje para sua construção ou reforma

Quer construir ou reformar, mas o dinheiro do 13º é curto? Então fique atento as dicas do JH sobre como ter financiamentos especiais para construção civil.

Empresas incentivam perda de peso no Espírito Santo

No Espírito Santo, algumas empresas resolveram dar uma forcinha para quem quer perder peso. Os sorteio de prêmios, incentivos ao esporte e acompanhamento médico estão dando resultado.

Acirrada a guerra pela liderança entre os bancos

O Banco do Brasil comprou o banco paulista Nossa Caixa, e encostou no agora líder de mercado, Itaú Unibanco. Foram seis meses de negociações. Para ganhar mercado, a estratégia é continuar comprando.

Ministério Público Federal prepara nova denúncia contra Daniel Dantas

O sucessor de Protógenes Queiroz partiu de provas já colhidas e de testemunhos colhidos. O delegado Ricardo Saadi afirma que Daniel Dantas comanda uma rede flagrada em várias irregularidades.

sábado, 15 de novembro de 2008

Polícia invade assentamento de sem-terra no Paraguai

A polícia do Paraguai invadiu um assentamento perto da fronteira com o Brasil. Os sem-terra querem expulsar agricultores brasileiros que têm plantações na região. Nove pessoas foram presas.

Laudo aponta os culpados pela tragédia com avião da TAM

O Instituto de Criminalística de São Paulo divulgou um laudo sobre o acidente com avião da TAM em Congonhas. A Anac, a Infraero, a Airbus e a própria empresa aérea foram apontadas como responsáveis.

Aviões fazem a maior manobra aérea da América Latina no Nordeste brasileiro

Em Natal, no Rio Grande do Norte, pilotos de cinco países sul-americanos, além da França, realizam uma grande simulação de combate. O exercício contou pela primeira vez com uma militar brasileira.

Como o atleta amador deve cuidar do coração

Todo plano de exercícios físicos deve estar associado a um plano alimentar saudável e equilibrado tanto para um controle de peso e desenvolvimento corporal, quanto para um bom desempenho nas atividades desportivas realizadas.
O tipo de alimentação e a estrutura dos hábitos alimentares refletem nas condições para que seu organismo possa suportar determinado treino e até mesmo nos resultados obtidos frente ao seu objetivo. Então, se é que você realmente tem um objetivo, está na hora de observar os seus hábitos e se comprometer a levar um estilo de vida saudável, pois assim estará no caminho certo e encontrará certamente boas respostas.
Após ter feito uma avaliação física e um teste de esforço, com acompanhamento profissional, já é possível que se tenha uma noção de seu estado geral e frente a isto determinar um plano de exercícios físicos e, também , um plano alimentar.Ambos devem ser bem direcionados. Independente do tipo de treino, alguns cuidados alimentares gerais são essenciais e você não deve deixar isso para depois:
Não se preocupe apenas com a quantidade, mas também com a qualidade de sua alimentação.
Mantenha um fracionamento correto para suas refeições. Evite ficar mais de duas a três horas sem se alimentar, isto faz com que você controle melhor a quantidade de alimentos em cada refeição e evite sobrecargas para o seu metabolismo.
Mastigue com calma.A mastigação está diretamente relacionada com a saciedade, quanto mais lentamente você mastiga, mais fácil fica a digestão e a saciedade vem pelo processo natural, através do paladar e de mensagens encaminhadas para o sistema nervoso central e , não através da distensão do estômago e da sensação de que exagerou nas quantidades dos alimentos ( fato comum quando se come com muita pressa).
O nosso organismo funciona como uma balança: se o que você consome de energia está compatível em relação ao que você gasta de energia , ele tende a manter um equilíbrio. Caso contrário, a sua tendência é estar acima ou abaixo do seu “peso desejado”. Mesmo em repouso, o seu organismo gasta energia. A atividade física, exige um aporte calórico adequado para que o seu corpo , mas se você está acima do peso ,é necessário uma dieta hipocalórica, ou seja , que forneça menos energia do que o seu organismo necessita para que se possa utilizar parte dos seus quiilinhos extras como fonte de energia.
Evite fazer exercícios físicos de estômago vazio, mas também não queira competir com o seu organismo comendo muito antes da sessão de exercícios ,pois a digestão exige muita energia do seu corpo , logo, seu desempenho e bem estar no esporte poderão ficar prejudicados. O equilíbrio dos nutrientes através da alimentação é indispensável para sua saúde e uma melhor performance física, portanto ,nada de radicalismo, procure manter uma dieta bem variada incluindo carboidratos (arroz, pão, cereais, massas), proteínas (carnes, leite e derivados) e vegetais (frutas, verduras e legumes). Açúcares e gorduras devem ser utilizados sempre com muita moderação.
Em casos de treinos muito intensos, tanto para atividades de resistência quanto as de força, o ideal é manter uma estrutura alimentar específica em relação a atividade visando os períodos de antes / durante / após treino.
Carboidratos:
Funcionam com o combustível do organismo, sendo essenciais para que as reservas de glicogênio sejam suficientes para o treino e para que se evite a fadiga muscular tanto nos exercícios de resistência quanto nos de força.
Proteínas:
A necessidade deste nutriente é maior para atletas do que para indivíduos com uma vida sedentária, porém ainda é bem menor do que os índices médios consumidos por atletas muitas vezes pouco informados sobre o assunto. Uma alimentação bem diversificada em nutrientes pode perfeitamente suprir as suas necessidades, portanto nada de dietas hiperprotéicas sem orientação.
Gorduras:
O excesso de seu consumo se reflete diretamente na balança. Portanto evite as frituras. Quanto às massas, prefira as preparadas com molho de tomate e dispense o "queijinho parmesão ralado". Já com a pizza, evite as recheadas com catupiri, quatro queijos, calabreza e bacon. Numa churrascada, cuidado com o pão, com a maionese e a lingüiça. Espere pela carne e prefiras as magras como a alcatra ou a picanha (sem gordura, é claro). Fique longe do cupim, da costela e da carne de porco. Substitua o queijo amarelo pelo queijo branco, minas frescal magro, ricota ou cottage. Prefira os produtos desnatados, pois possuem menos gorduras, calorias e colesterol.
Lembre-se que quando o seu corpo está bem hidratado , as suas funções tendem a estar mais reguladas, portanto procure consumir no mínimo de 2 a 3 litros de líquidos no verão e de 1,5 a 2 litros no inverno. A sede nada mais é do que a resposta do organismo à necessidade de líquidos. Não espere sentir sede para tomar líquidos, de preferência opte por consumi-los nos intervalos das refeições principais e durante o treino.
Quanto às bebidas esportivas contendo carboidratos e eletrólitos , você poderá utilizá-las apenas com orientação, durante ou após exercícios intensos ou prolongados ( lembre-se que estes produtos possuem valor calórico). Suco de frutas naturais, sob ponto de vista calórico, podem ser consumidos sem exagero.
Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois são extremamente calóricos e não possuem benefício nutritivo, além de dificultar a eliminação de toxinas do organismo. Eventualmente prefira as versões light ou diet ou zero.
Evite as bebidas que contêm cafeína, pois elas estimulam o sistema nervoso central deixando você mais ansioso e, principalmente na mulher , ela interfere na absorção do cálcio nos ossos.
Evite o excesso de sal, pois ele contém um alto teor de sódio que favorece a retenção hídrica e alterações de pressão arterial. Uma ótima opção é o sal light e temperos leves como ervas finas: salsa, cebolinha, manjericão e orégano. Eles dão um toque a mais.
Quanto às fibras , estas são ótimos reguladores para o organismo e atores coadjuvantes para o controle do apetite. Vegetais crus, frutas, cereais integrais são ótimas opções. Uma boa dica, até mesmo para antes do treino é o consumo de uma barrinha de cereais (que se encontra até em versão Light), uma boa fonte de fibras e carboidratos com baixas calorias.
Procure jantar até 20:30 horas. À noite e durante o sono, o metabolismo é mais lento e o gasto energético é menor. Caso seja inevitável controlar o horário opte por fazer um lanche mais cedo (evite carne vermelha e alimentos gordurosos, pois a digestão é ainda mais difícil) e por alimentos mais leves (sopas, frutas, vitaminas, gelatina) para mais tarde. Dias atípicos podem ser tolerados.
Suplementos esportivos:
Em algumas situações são indicados, mas em outras são perfeitamente dispensáveis, portanto procure sempre uma orientação profissional para que se necessário sejam utilizados de maneira correta.
www.portaldocoracao.com.br

“ O conteúdo das matérias desse portal é de caráter meramente ilustrativo e informativo. Nenhuma informação obtida a partir de nosso conteúdo , deverá substituir , do ponto de vista ético ou legal , a orientação de um médico ( ou de outro profissional da área da saúde ) , em relação aos aspectos preventivos, diagnósticos e de tratamento , das diversas doenças ou condições clínicas “ .

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Corregedor da Câmara prepara relatório sobre situação do deputado Walter Brito

A Corregedoria da Câmara prepara um relatório que deve ser apresentado na semana que vem à Mesa Diretora. O relatório deve dizer o que a CCJ interpreta sobre o caso do deputado Walter Brito.

Dia de oscilação na Bovespa

Bovespa abriu em alta, chegou a operar em queda e voltou a operar em alta, mostrando grande instabilidade. O dólar está em queda.

Prêmio da Mega-Sena vai para mineiro desconhecido

O novo milionário é o 6º mineiro a ganhar o prêmio só neste ano. Até agora, ninguém apareceu para buscar o dinheiro. O maior prêmio da Mega-Sena saiu para um ganhador da Bahia.

Criatividade e trabalho dão esperança para moradores da América Central

Nem tudo é tragédia na América Central. Ainda há esperança entre os povos. Veja como a criatividade e o conhecimento mudaram a vida de centenas de pessoas na Nicarágua e em Honduras.

Celular ajuda a aumentar a renda de trabalhadores autônomos

Uma pesquisa da UFRJ analisou qual o impacto do celular na vida dos trabalhadores autônomos. O resultado revela que o profissional fatura quase 20% a mais quando tem um aparelho de telefone móvel.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Descoberto esquema de fraude no gás para veículos em São Paulo

Quadrilhas especializadas mexem no sistema que registra o gás que vem da rua. O esquema é para desviar o combustível e fazer o medidor marcar volume bem menor do que passa pelo equipamento.

Ladrões roubam e explodem delegacia no interior de São Paulo

Em Botucatu, uma quadrilha invadiu a delegacia, roubou drogas e armamentos e usaram explosivos para destruir o local. O veículo usado pelos bandidos pode ter sido filmado por câmera de loja.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Animais silvestres são vítimas de atropelamento nas rodovias de MT

Os animais cruzam as pistas do estadi aumentando o risco de acidentes. Este ano, mais de três mil animais foram atropelados no Brasil, 18% a mais que em relação ao ano passado.

Fome avança silenciosamente na Amércia Central

Os repórteres Marcelo Canellas e Lúcio Alves visitaram Honduras e Nicarágua, lugares onde a população não tem o que comer. Cerca de 923 milhões de pessoas passam fome no mundo.

Lula vai à Roma discutir a crise financeira mundial

O presidente se reunirá com o primeiro-ministro, Sílvio Berlusconi, e empresários italianos. O objetivo é fortalecer o comércio bilateral entre os países.

sábado, 8 de novembro de 2008

Adolescente acusa militares de tortura no Rio de Janeiro

Um jovem de 16 anos diz que foi torturado por três militares quando fumava maconha numa instalação desativada do Exército em Realengo. Ele teria sido queimado por ácido nos olhos e nas costas.

Mortes violentas crescem pelo Brasil

Segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, as mortes violentas são a terceira causa de óbitos no Brasil. Mas no Norte, Centro-Oeste e Nordeste, a violência ocupa o segundo lugar.

Países emergentes pedem mais poder para combater crise

O ministro Guido Mantega afirmou que o G-7 deve ser substituído com o G-20 para as soluções para a crise econômica mundial. Neste fim de semana, os países mais influentes se reúnem em São Paulo.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

CNN usa holograma de repórter na cobertura das eleições

A CNN usou recursos de ficção científica para impressionar os telespectadores que acompanhavam a apuração nos EUA. A repórter, que estava em Chicago, se "materializou" no estúdio de TV em Nova York.

Cineasta Gustavo Spolidoro fala sobre filme 'Ainda orangotangos'

O filme mostra, em um plano sem cortes, a história de 15 personagens que transitam pelas ruas e prédios de Porto Alegre. 'Ainda orangotangos' é o longa de estréia do cineasta Gustavo Spolidoro.

Bovespa tem queda de 3,77% em dia de tensão no mercado financeiro

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) registrou a segunda queda seguida nesta quinta-feira (6), seguindo novamente o mau humor dos mercados financeiros internacionais.

Terno e gravata podem ser abolidos do Congresso

O senador Gérson Camata tem a proposta de abolir o traje durante o verão no Congresso Nacional. A proposta divide os parlamentares. Estilista é contra a proposta de mudança.

Bem-te-vis atacam pedestres em Guarapari

No Espírito Santo, os três pássaros vivem em um ninho construído no alto de um poste. Curiosamente, os animais só atacam homens que não estão de boné. Eles se tornaram uma atração da cidade.

PF desarticula quadrilha que dava golpes na Previdência Social

A quadrilha é suspeita de desviar, pelo menos R$ 7 milhões da Previdência Social. Eles falsificavam documentos e sacavam aposentadorias inventando o nome de segurados.

Psicóloga é brutalmente assassinada em São Paulo

Renata Novaes Pinto, de 44 anos, trabalhava no departamento de psiquiatria da Universidade Federeal de São Paulo. A psicóloga foi surpreendida por dois homens em uma moto e baleada na cabeça.

Falta regulamentação para cartões de crédito oferecidos por lojas

Falta regulamentação para cartões de crédito oferecidos por lojas. As administradoras de cartões de lojas não são consideradas instituições financeiras. Não há lei que regulamente o setor.

Cai a venda de automóveis no Brasil

A oferta de crédito desacelerou e o consumidor pisou no freio, efeitos da crise internacional. As montadoras pediram socorro e o governo vai liberar R$ 4 bilhões.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

John McCain reconhece derrota para Barack Obama

Em tom conciliador, o republicano disse em seu discurso que os americanos fizeram história. John McCain elogiou o adversário e afirmou que trabalhará junto com o democrata por um país melhor.

Extra JH: reeducação alimentar muda a vida de criança gordinha

O Jornal Hoje acompanhou dois meses na vida do pequeno Carlos Andrei, de apenas 5 anos, que precisa escapar da obesidade infantil. Veja o desfecho nesta reportagem exclusiva para a Internet.

Felipe Massa descreve postura de Alonso na Fórmula 1

Piloto da Ferrari elogia Fernando Alonso e diz que novo regulamento vai melhorar as ultrapassagens na F-1.

Israel teme relação com EUA após vitória de Obama

McCain era preferência dos israelenses. Os EUA sempre foram considerados o maior aliado de Israel no Oriente Médio. Agora, existe uma apreensão sobre o futuro das relações entre os dois países.

Recém-eleito, Barack Obama diz que a mudança chegou aos EUA

Em frente a uma multidão em Chicago, o presidente recém-eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou a evocar o espírito de mudança, tão presente na sua campanha. "A mudança está chegando aos Estados Unidos", bradou.Trazendo uma mensagem cheia de esperança, porém sem nenhuma idéia concreta do que realmente irá fazer na Casa Branca, Obama disse que "os Estados Unidos são o lugar onde tudo é possível".

"O sonho permanece vivo. Hoje é o dia da resposta para as suas dúvidas. Vocês colocaram as mãos no arco da história e escolheram a esperança de um novo dia", declarou.Obama elogiou os membros de sua campanha e afirmou ter feito "a melhor campanha da história com a melhor equipe". O presidente eleito também agradeceu sua família, seu companheiro de chapa, Joe Biden, e todos aqueles que votaram e o apoiaram. Emocionado, Obama lembrou sua avó, que morreu um dia antes de sua vitória nas urnas. "Ela está olhando por nós".

O democrata também elogiou o patriotismo e a luta de seu adversário, o republicano John McCain, e prometeu que irão trabalhar juntos pelo bem do país. A crise não foi esquecida no discurso da vitória. Obama disse que Wall Street não pode ser bem sucedida quando as outras ruas (streets, em inglês) estiverem mal. Os "inimigos" dos EUA também foram citados pelo presidente. "Aqueles que querem derrubar o mundo, nós vamos derrubar vocês", ameaçou.Sob gritos de "yes, we can" (sim, podemos - o slogan da campanha), Obama falou que não sabe se conseguirá fazer todo o necessário em um ano ou um mandato, mas prometeu fazer tudo o que for preciso.Outra promessa feita foi a de reunificar os Estados Unidos, divididos, segundo

Obama, por questões de partido, cor, raça, gênero, entre outras. "Vou usar a humildade e determinação para curar as divisões que seguram o progresso. Como Lincoln disse para uma nação ainda mais dividida: não somos inimigos, mas amigos" No fim, talvez traçando um paralelo com Joe, o encanador, personagem usado exaustivamente pela campanha republicana com uma representação do americano comum, Obama lembrou a história de Ann Nixon Cooper, 106 anos. Essa senhora negra votou em Atlanta pelo candidato democrata. "Ela veio de uma geração depois da escravidão. Ela não podia votar por ser mulher e pela cor de sua pele. Ela assistiu a mudanças como a chegada do homem à Lua e a queda do Muro de Berlim. Penso em tudo o que ela viu nesse país e vejo que sim, nós podemos. Ela sabe como os EUA podem mudar."
Mais
Obama é o 1º negro eleito presidente dos EUA
Chicago explode de alegria com anúncio da vitória de Obama
McCain admite derrota e diz "aplaudir" vitória de Obama
Europeus falam em história; americanos, em quebra de barreira racial
Bush parabeniza Obama por sua "fantástica noite" de vitória
"Rocha" da família, Michelle Obama é a próxima primeira-dama dos EUA
Biden conquista Vice-presidência dos EUA e sétimo mandato no Senado
Veja o placar das eleições nos EUA

Milhares de americanos comemoram a vitória de Barack Obama

O resultado da eleição provocou uma explosão de alegria de costa a costa dos Estados Unidos.Em Harley, bairro de Nova York, ícone do estilo de vida do negro americano, milhares de pessoas se reuniram.

Obama reascende o sonho americano

O discurso da vitória de Barack Obama, em Chicago, trouxe uma mensagem de união e esperança. Em Phoenix, o republicano John McCain reconheceu a derrota e parabenizou o rival.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Falta de concorrência seria responsável pela alta das passagens de avião

Empresas de aviação dizem que o valor do combustível puxou a alta, apesar do produto estar em queda desde o começo da crise internacional. Especialistas afirmam que poucas empresas estão em operação.

Felipe Massa relembra a emocionante corrida de domingo

O piloto da Ferrari vice-campeão mundial falou ontem sobre os planos para as férias e para o futuro. Ele contou que ficou impressionado com o calor da torcida brasileira.

Fernando Rodrigues: economia norteou voto de 62% dos eleitores

Enquanto eleitores ainda votam em alguns estados norte-americanos, as primeiras pesquisas de boca-de-urna começam a ser divulgadas. Quem conta os detalhes é o colunista do UOL Fernando Rodrigues, que fala direto de Phoenix, no Arizona, reduto eleitoral do republicano John McCain. Veja a íntegra do comentário.

domingo, 2 de novembro de 2008

Questão de jeito

Um novo estudo sugere que a presença de possíveis genes gays em homens heterossexuais deixaria as mulheres loucas. E explica como esses genes teriam ajudado nossa evolução.
Fernando Torquatto, de 38 anos, sempre fez sucesso com as mulheres. Casado há pouco mais de sete meses com a produtora Marina Morena, ele fala do assédio feminino dos tempos de solteirice. “Muitas mulheres me abordavam, mesmo que eu não tivesse dado abertura”, diz. A aparência física de Torquatto é uma óbvia explicação para seu sucesso com o sexo oposto. Mas não é a única. Torquatto não se encaixa no senso comum de que as mulheres preferem o tipo galã machão. Um dos maquiadores mais disputados do país, está entre os poucos homens heterossexuais capazes de diferenciar uma sombra (usada para realçar os contornos dos olhos) de um glitter (aquele pó brilhante que se coloca nas pálpebras). E ainda pode dar dicas para a mulher sobre qual produto comprar para fazer o brilho durar mais tempo. Diz adorar pensar na decoração da casa e não se incomoda em discutir a relação – uma prática abominada pela maior parte dos homens. “Acho que chamo tanto a atenção das mulheres porque sou muito gentil”, diz Torquatto. “Faço a corte mesmo para minhas amigas e pessoas com quem trabalho.”
Essa explicação acaba de ganhar sustentação acadêmica. De acordo com um estudo recém-publicado por Brendan Zietsch, pesquisador da Universidade de Queensland, na Austrália, o segredo do sex appeal está na presença de supostos genes gays. Quando misturados com genes héteros na medida certa – não a ponto de tornar a pessoa homossexual, mas o suficiente para equilibrar características dos dois sexos –, fariam uma mulher ou um homem irresistíveis.
A teoria polêmica não saiu da cabeça do pesquisador australiano. Ele apenas tentou comprová-la com dados reais. Associou a orientação sexual de quase 5 mil gêmeos australianos – de ambos os sexos – ao número de relacionamentos que cada um teve. Descobriu que os heterossexuais com irmão ou irmã gay haviam tido mais parceiros durante a vida do que os héteros irmãos de héteros. O resultado comprovaria a tese: os gêmeos de homossexuais seriam mais atraentes porque, assim como os irmãos, teriam uma porção dos supostos genes gays.
A idéia circula entre acadêmicos há dez anos. E é apenas uma das teorias que tentam explicar como supostos genes que determinariam a homossexualidade teriam evoluído. A questão intriga os cientistas porque desafia as leis da seleção natural. Os genes gays deveriam ter desaparecido da população porque homossexuais têm poucos ou nenhum filho – e, portanto, o número de indivíduos que herdam esses genes iria diminuindo com o passar das gerações. A tese mais antiga para explicar a sobrevivência dos genes gays é de que os homossexuais ajudariam a criar os filhos de seus irmãos. Com mais recursos e atenção, esses descendentes teriam mais chances de sobreviver e transmitir os genes da família (entre eles, alguns dos genes gays). Essa teoria anda em descrédito porque os cálculos matemáticos mostram que apenas ajudar na criação dos sobrinhos não compensaria, em termos de propagação de genes, os filhos que os gays deixariam de ter.
Outras teses só funcionam para explicar a homossexualidade masculina, como a que afirma que, em mulheres, o gene gay aumentaria a fertilidade – daí sua propagação maior. Segundo pesquisas do primatologista italiano Andrea Camperio Ciani, da Universidade de Pádua, mães de homens homossexuais têm em média 2,7 filhos, enquanto as de heterossexuais têm 2,3. As tias maternas de gays têm 2 bebês em média. As de heterossexuais, 1,5.
A teoria em que Zietsch se baseou consegue explicar a homossexualidade de homens e mulheres. Ela pressupõe que os genes gays estimulariam a reprodução da espécie porque aumentariam a atratividade de ambos os sexos. Os homens com uma pequena porção de genes gays seriam mais sedutores porque teriam mais sensibilidade e empatia, características consideradas atraentes pelas mulheres. O que parece um contra-senso, porque elas geralmente são atribuídas ao sexo feminino. Mas, do ponto de vista evolutivo, essas características femininas nos homens indicariam um bom partido: um pai provedor e atencioso para os futuros filhos, que, por isso, lhes daria mais chances de sobrevivência. Nas mulheres, alguns poucos “genes gays” aumentariam o impulso sexual e a competitividade, o que faria com que elas tivessem mais parceiros e aumentassem suas chances de reprodução. Apenas quando encontrados em excesso em uma pessoa, esses genes a predisporiam à homossexualidade.
Se a linha que separa um gay de um hétero, de acordo com essa teoria, parece tão tênue – uma questão de genes a mais ou a menos –, explica-se por que muitos homossexuais exerçam tanta atração sobre as mulheres. O designer de jóias escocês Graeme McColm, de 36 anos, já cansou de agüentar garotas tentando “convertê-lo” à heterossexualidade. Ele faz o tipo “homem dos sonhos”. A começar pela aparência: tem 1,82 metro de altura, cabelos castanhos, olhos azuis e barba cerrada. Diz ter visto uma mulher derrubar café no colo da amiga enquanto passeava pela King Road, um dos endereços mais elegantes de Londres, onde mora. Afirma que foi atacado durante uma festa por uma garota que lhe tascou um beijo, e sempre que vai a clubes dançar ou a pubs alguma desavisada resolve jogar charme. Além dos atributos físicos, McColm ainda é simpático e bem-humorado. Entende de moda, adora arte contemporânea e é capaz de passar horas ao telefone contando com detalhes o último filme que viu no cinema. “Os héteros não são muito românticos e as mulheres estão carentes de atenção”, afirma McColm, assumido desde os 21 anos. “Por isso, homens com características mais femininas ou gays estão sempre rodeados de mulheres interessantes. Mas elas têm de entender que gay nasce gay.”
Os cientistas investigam há anos o que McColm garante com tanta convicção. Eles querem saber se a homossexualidade realmente tem raízes genéticas ou se é determinada apenas por fatores ambientais, como o tipo de educação. É quase consenso que a homossexualidade tem um forte componente genético. “É muito difícil encontrar estudos que consigam relacionar de maneira consistente a homossexualidade a fatores ambientais”, afirma o geneticista Renato Zamora Flores, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Por enquanto, a maior parte das pesquisas não foi muito além da especulação. O geneticista americano Dean Hamer foi quem chegou mais próximo de encontrar o famigerado “gene gay”. Em 1993, ele analisou 114 famílias de homossexuais e descobriu que os filhos gays e suas mães tinham genes em comum em uma região do genoma chamada Xq28. Quando presentes em homens, esses genes transmitidos pelas mães estariam associados à homossexualidade. O achado de Hamer é uma das pesquisas mais importantes na genética da sexualidade, mas não foi totalmente comprovado. Pesquisadores procuraram pelos genes do Xq28 em outros grupos de gays e não conseguiram encontrá-lo.

Questão de jeito

Hamilton passa no fim, assegura quinto lugar e título; Massa vence GP

Uma prova emocionante. Felipe Massa chegou a ser campeão em boa parte da última volta, mas faltando poucas curvas para terminar o GP Brasil, Lewis Hamilton conseguiu ultrapassar o alemão Timo Glock, da Toyota, assegurou a quinta posição e obteve os quatro pontos suficientes para assegurar a conquista inédita na tarde deste domingo.
Massa fez sua parte, conseguiu o objetivo que almejava desde o início da semana e venceu o GP Brasil pela segunda vez. Ele já havia ganho em Interlagos há dois anos. Se não levou o título, resta o consolo de ter se tornado o piloto nacional com mais triunfos em casa, ao lado de Emerson Fittipaldi (vencedor do GP em 1973 e 1974), Nelson Piquet (1983 e 1986) e Ayrton Senna (1991 e 1993).
O outro brasileiro a vencer a etapa nacional foi José Carlos Pace, em 1975.A diferença é que o trio vencedor duas vezes no GP Brasil tem o título da categoria, algo que Massa viu escapar em 2008 por muito pouco. O piloto da Ferrari terminou a temporada com 97 pontos, apenas um a menos que o inglês, que se recuperou da frustração do ano passado e tornou-se o piloto mais jovem a vencer a Fórmula 1. Ele tem 23 anos, nove meses e 26 dias, e superou o desafeto Fernando Alonso, que era até então o mais precoce a ser campeão, quando levou o título em 2005, com 24 anos.
O brasileiro chegou a ser campeão entre a 12ª e a 18ª voltas, quando ocupava a liderança e Hamilton estava fora dos cinco primeiros. O inglês, entretanto, superou o italiano Giancarlo Fisichella em uma manobra arriscada, assumiu o quinto lugar e levou os boxes da McLaren à vibração, principalmente o pai, o irmão e a namorada, que acompanhavam a prova.A partir daí, a corrida transformou-se uma amarga monotonia para o torcedor brasileiro, com Hamilton mantendo a posição, sem ter rivais próximos que o ameaçassem.
Na frente, Massa apenas controlou a vantagem para obter a décima vitória da carreira, a segunda no Brasil, mas que não foi suficiente para levar a taça.A oito voltas do final, a chuva deu uma nova cara ao GP. Os pilotos foram forçados a ir para os boxes, Hamilton caiu para quinto e, a duas voltas do final, Sebastian Vettel superou o inglês, jogando o inglês para o sexto lugar, que dava o título ao brasileiro.
Mas, a poucas curvas do final, o piloto da McLaren ultrapassou Timo Glock e conquistou o título.Já na disputa de construtores, a Ferrari sagrou-se campeã, já que chegou a Interlagos com 11 pontos de vantagem para a McLaren e a vitória de Massa foi o necessário para levar a conquista pela segunda vez consecutiva e a 16ª na história, abrindo para sete a diferença para a McLaren como a escuderia com mais títulos.
O brasileiro Rubens Barrichello foi um mero coadjuvante na prova com a 12ª posição, enquanto Nelsinho Piquet sequer passou da primeira volta, rodando sozinho. Os dois têm os postos ameaçados para 2009 e ainda não sabem se ficarão na categoria. Nelsinho tem negociação adiantada com a Renault, mas Barrichello é dado como nome certo na Fórmula Indy no próximo ano. Quem se despediu do circo da Fórmula 1 também foi o escocês David Coulthard, que abandonou a prova logo na primeira curva.
A provaMaior preocupação de todas as equipes antes do GP, a instabilidade metereológica comprovou a fama. O dia amanheceu com sol, durante a manhã caiu uma fina chuva, o sol chegou ao autódromo no início da tarde, mas cinco minutos antes da largada, quando os carros já estavam colocados para a volta de apresentação, uma forte chuva caiu em Interlagos. A largada foi adiada em 10 minutos e a corrida transformou-se uma loteria.Após a espera, os carros largaram, Massa manteve a primeira posição, assim como Hamilton segurou o quarto lugar.
No pelotão intermediário, porém, o escocês David Coulthard se tocou com os dois pilotos da Williams (Nico Rosberg e Kazuki Nakajima) e não conseguiu mais voltar. Era o término da carreira do britânico após 246 GPs. Alguns metros à frente, Nelsinho Piquet rodava sozinho e também deixava a prova.A direção da prova levou o safety car à pista, manteve o procedimento por três voltas e na saída do carro Massa segurou a liderança.
O asfalto começou a secar, o que levou as equipes à antecipar a parada nos boxes para troca dos pneus. O piloto da Ferrari parou no fim da 10ª volta, junto com Kovalainen. Hamilton completou o percurso apenas uma vez antes de fazer o seu pit, ao mesmo tempo que Trulli e Räikkönen. No retorno, porém, o inglês ocupava o sétimo lugar, enquanto Massa liderava e conseguia assim o cenário para ser campeão.
A alegria, porém, durou pouco. a 13ª volta, Trulli rodou sozinho e Hamilton assumiu a sexta posição. Cinco giros depois, o inglês ultrapassou o italiano Giancarlo Fisichella em manobra arriscada para assumir o quinto lugar, que lhe dava o título. Enquanto isso, Massa não conseguia abrir vantagem na liderança para o alemão Sebastian Vettel, que fazia tempos rápidos e chegou a estar a 0s4 do brasileiro.
O piloto da Ferrari só teve sossego na 27ª volta, quando o competidor da Toro Rosso parou nos boxes e Massa ganhou o conforto de ter 4s a frente de Fernando Alonso. Hamilton era o quarto.Consistente, o brasileiro ampliou a diferença em três segundos antes de fazer sua parada na 38ª volta. Alonso bem que tentou diminuir a vantagem nas três vezes em que percorreu a pista antes de seu reabastecimento, mas não foi suficiente e ele voltou, inclusive, atrás de Vettel.
Entretanto, o alemão teve de parar outra vez nos boxes, fez com que Hamilton subisse para o quarto lugar e apenas administrasse a corrida para levar a taça.A chuva, porém, voltou na 63ª volta, forçaram os pilotos a entrarem de novo nos boxes. A três voltas do final, Hamilton era o quinto colocado e tinha Vettel colado. O alemão da Toro Rosso conseguiu a ultrapassagem a duas voltas do final e deu a combinação que Massa precisava. Hamilton tentou o troco, mas não conseguiu. Porém, ele superou Glock a poucas curvas do fim e levou a taça.

















Caçula de três irmãos, Jui Huang sempre foi o mais "perdido" da família. O ator, que vive o Liu de "Negócio da China", nunca se encontrou profissionalmente. Prova disso é que, apesar de ter se formado em Educação Física, ele já trabalhou com vendas, administração... Mas apenas para se manter. "Nunca durei muito tempo nSeu destino profissional, no entanto, mudou quando ele começou a participar de comerciais e logo foi escolhido para atuar no filme "O Amor do Outro Lado do Mundo", de Lucélia Santos, previsto para estrear no fim do ano. "Já nas primeiras cenas tive certeza de que era isso que queria fazer para o resto da vida", afirma.
Nascido em Taiwan, na China, Jui veio para o Brasil com menos de dois anos de idade. "Como qualquer família de imigrantes, em busca de uma vida melhor", explica.Agora, ele atua em sua primeira novela como o chinês que movimenta - literalmente - a trama.
Seu personagem roubou US$ 1 bilhão já no primeiro capítulo da história, protagoniza cenas de ação dignas de cinema e agora busca desesperadamente o pendrive que contém as informações sobre o dinheiro. "Mas ele é um cara do bem. O vilão está vindo por aí", defende, referindo-se ao personagem de Anderson Lau, que se faz passar por Liu para recuperar a fortuna.Apesar da empolgação com o papel, Jui - que fala mandarim fluentemente - não esconde uma certa apreensão com a carreira. "Quando fiz o filme, perguntei para as pessoas do ramo como era o mercado para orientais. E me disseram que se eu largasse meu emprego para tentar, iria passar fome", recorda. Outro agravante, para ele, é sua cicatriz no lábios.Jui acredita que, para viver um lutador de kung fu, ela seja oportuna.
Mas já se preocupa com futuros papéis. "Será que poderei fazer um amigo do amigo sem estar atrelado ao fato de ser oriental? É essa minha meta. Vamos ver no que vai dar", avisa.uma coisa só", reconhece.

O futuro do capitalismo

O Globo News Painel fala sobre o futuro do capitalismo diante da maior crise financeira desde o crash de 29. Participam do programa Luiz Gonzaga Belluzzo, Simão David Silber e Marco Antonio Villa.

Um debate sobre a maior crise desde a de 1929

Segunda parte do programa sobre o futuro do capitalismo diante da maior crise financeira desde o crash de 29. Participam Luiz Gonzaga Belluzzo, Simão David Silber e Marco Antonio Villa.

sábado, 1 de novembro de 2008

Pedro Bial comenta o excesso de pesquisas eleitorais nos EUA

O repórter Pedro Bial afirma que o número assombroso de pesquisas sobre as eleições nos EUA se deve sites de internet recentes que usaram a disputa para se estabelecer. Até agora, foram 728 estudos.

Barack Obama lidera pesquisas na disputa presidencial

Os candidatos democrata e republicano estão apostando nos eleitores indecisos. De acordo com a pesquisa do Instituto Zogby, Obama está cinco pontos à frente. McCain concentrou os esforços em Ohio.