sábado, 2 de agosto de 2008

Veja passeio de cachorro gigante de 80 kg pela Av. Paulista

O cachorro gigante Tommy, da raça wolfhound irlandês, foi o centro das atenções ao passear pela Avenida Paulista, na região dos Jardins, na tarde desta sexta-feira (1º). Acompanhado da dona Patrícia Gonzalez, o animal concentrava todos os olhares. Mesmo quem passava na correria não conseguia ignorar o animal que, em cima das quatro patas, passava de 1 m de altura e chega a 2 m se colocado em pé somente sobre duas patas. Durante o passeio, que durou pouco mais de 1h, Tommy virou estrela, e
Saiba mais
Cachorro gigante é principal atração de evento em SP
quem parava para admirá-lo, não resistia em usar o celular para tirar foto e fazer perguntas sobre o animal. Não era difícil ouvir alguém compará-lo a um pônei ou a um bezerro. “Teve uma criança que já me perguntou se ele era resultado do cruzamento de um cachorro com um leão”, conta Patrícia.
Depois do nome da raça, o que as pessoas mais queriam saber era se o cachorro era bravo ou não. Ao perceberem que Tommy era dócil ao extremo, os curiosos pediam para se aproximar e alisar o animal. A estudante Vitória Pessato, de 16 anos, passeava com a mãe pela Paulista quando se encantou com o Wolfhound irlandês. “Nunca tinha visto um cachorro tão grande!”, dispara a jovem, que gostaria muito de ter um animal da raça em casa, “mas só se tivesse muito espaço”, complementa.

Características da raça
Os wolfhound irlandês são conhecidos pelo seu temperamento calmo e pela forte ligação que têm ao dono, mostrando-se extramente devotados e obedientes. Mas ter um mascote da raça é salgado, pois um filhote do animal não sai por menos de R$ 8 mil. A despesa com o cachorro não pára por aí. Segundo os criadores, manter um wolfhound irlandês custa por mês cerca de R$ 300, entre alimentação e acompanhamento médico. Por crescer muito e até os 2 anos, o animal chega a tomar 12 litros de leite por dia. Os cães dessa raça precisam ainda de espaço, como um quintal amplo, para se desenvolver com saúde.

Quando treinado para o ataque, o wolfhound irlandês pode ser mesmo uma ameaça, pois o cachorro consegue ser mais forte que um rottweiler ou um pit bull. Acredita-se que o wolfhound irlandês já existia na Idade Média, época em que foi bastante usado para caçar alces e javalis. A raça também virou caçadora de lobos, mas, hoje em dia, o animal em nada lembra os seus ancestrais pois se tornou um excelente cão de guarda. Apesar do tamanho, os filhotes do wolfhound irlandês não nascem maiores que a média. “Eles são do mesmo tamanho de um filhote de cachorro de grande porte, como o pastor alemão, mas praticamente dobram de tamanho com uma semana de vida”, conta Rosana Madjarof, uma das primeiras criadoras da raça irlandesa no Brasil.



Nenhum comentário: