sábado, 31 de outubro de 2009

Duas vítimas podem estar dentro do avião da FAB

Sábado, 31/10/2009
O avião foi localizado num igarapé, a cinco metros de profundidade. De acordo com a Aeronáutica, 150 militares trabalham nas buscas na área do acidente.

Três mulheres são detidas após briga em posto de gasolina em Florianópolis

Sábado, 31/10/2009
Duas clientes discutiram dentro da loja de conveniência do posto. Funcionários tentaram apartar a briga, mas foram agredidos. A mãe de uma das mulheres xingou os policiais e foi detida.

PMs são presos acusados de matar cinco jovens em Curitiba

Sábado, 31/10/2009
Os cinco jovens, entre eles dois menores, chegaram mortos ao hospital. Um rastreador colocado no carro dos policiais mostrou que os rapazes foram levados para um matagal onde foram executados.

Automedicação pode prejudicar a saúde das pessoas

Sábado, 31/10/2009
Muitos brasileiros tomam remédios por conta própria ou indicados por amigos. O médico João Figueiró explica que todos os medicamentos, mesmo os mais leves, podem causar problemas sérios.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Confira como vai ficar o tempo neste feriadão em todo o país

Sexta-feira, 30/10/2009
A meteorologia prevê dia de sol para as noivas que vão casar essa final de semana. Na Região Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e interior do Nordeste, o feriadão vai ser de calor.

Confira os cuidados necessários para quem vai viajar

Sexta-feira, 30/10/2009
É importante verificar se a caderneta de vacinação está em dia e se há algum surto de doença na cidade de destino. Se prevenir pode evitar aborrecimentos.

Encontrado avião da FAB desaparecido na Amazônia

Sexta-feira, 30/10/2009
Monomotor que havia desaparecido no meio da Floresta Amazônica foi encontrado. Aeronave levava quatro tripulantes e sete agentes da Fundação Nacional da Saúde. Aeronáutica diz que há sobreviventes

Avião desaparecido na Amazônia é encontrado com sobreviventes

O avião C-98 Caravan da FAB (Força Aérea Brasileira) que desapareceu ontem na Amazônia foi encontrado no meio da floresta nesta sexta-feira (30). De acordo com a assessoria de imprensa da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), há nove sobreviventes. A FAB ainda não confirma o número de sobreviventes. Ao todo, 11 pessoas viajavam na aeronave. Segundo nota do Comando da Aeronáutica, a aeronave foi encontrada nesta manhã por índios da tribo Matis, que notificaram a Funai (Fundação Nacional do Índio) sobre a descoberta. A Força Aérea já iniciou a operação de resgate.O C-98 Caravan encontra-se entre as aldeias Aurélio, do povo Matis, e Rio Novo, dos Murugos, próximo a um afluente do rio Javari. A Funasa em Atalaia do Norte (AM) afirma que um dos mortos no acidente é militar, e outro é um civil que presta serviços para o órgão. Os sobreviventes serão levados para Cruzeiro do Sul (AC), onde uma base de resgate foi montada. O avião pertence ao 7º Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA), sediado em Manaus (AM). Ele decolou de Cruzeiro do Sul (AC) por volta das 10h30 (horário de Brasília) de ontem e deveria ter chegado às 12h15 no seu destino: Tabatinga (AM).
O avião transportava técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e emitiu um sinal de emergência 58 minutos após a decolagem. Segundo a Aeronáutica, eram boas as condições meteorológicas no horário do desaparecimento da aeronave.Hoje, foram divulgados os nomes das 11 pessoas que estavam a bordo do C-98. Os quatro tripulantes são o primeiro-tenente Carlos Wagner Ottone Veiga, o segundo-tenente José Ananias da Silva Pereira, o suboficial Marcelo dos Santos Dias e o primeiro-sargento Edmar Simões Lourenço. Os sete passageiros são os técnicos Diana Rodrigues Soares, João de Abreu Filho, Marcelo Nápoles de Melo, Maria das Dores Silva Carvalho, Maria das Graças Rodrigues Nobre e Marina de Almeida Lima, e a enfermeira Jositéia Vanessa de Almeida.

Imagem de arquivo mostra modelo idêntico ao que desapareceu
Acesse o UOL Notícias Mais de cem militares participavam da operação de buscas, sendo que 36 militares --entre médicos, enfermeiros e especialistas em resgate--, foram deslocados para a região delimitada pela FAB como provável local do acidente.A Funasa informou que os familiares dos profissionais que estavam no avião estão recebendo assistência da prefeitura de Atalaia do Norte (AM), município onde residem.
O diretor do Departamento de Saúde (Desai) da Funasa, Wanderley Guenka, viajou para Cruzeiro do Sul (AC) para acompanhar os trabalhos da FAB.Segundo o secretário de Planejamento de Atalaia do Norte, João Bosco Lopes, a população indígena que mora no Vale do Javari, área do Amazonas onde desapareceu a aeronave, foi acionada para ajudar nas buscas. Nessa localidade, a única presença humana é das comunidades indígenas.Para orientar os indígenas que se dispuseram a ajudar em Atalaia, funcionários da Funasa e da Funai estão em contato - por rádio - desde o início da manhã desta sexta com as aldeias da região.Equipe da FunasaA equipe que estava a bordo do avião fazia o trabalho de vacinação em aldeias indígenas do vale do Javari, no extremo oeste do Estado do Amazonas.
Em nota, o órgão afirma que os "colaboradores foram designados para ações de imunização (Operação Gota) em cerca de 3,7 mil indígenas de, aproximadamente, 40 aldeias, no vale do Javari, no Amazonas". A operação é uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Defesa, por intermédio do Comando da Aeronáutica, que levava às populações residentes em áreas rurais e indígenas de difícil acesso as vacinas do calendário básico de vacinação nacional, além de vacinas específicas para povos indígenas.
Motor único em avião aumenta vulnerabilidade
Com apenas um motor, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) é bastante vulnerável. A opinião é compartilhada por dois especialistas ouvidos pelo UOL
Leia a nota completaInformações técnicasAlém de ser utilizado no transporte de cargas, o Caravan é bastante usado pela FAB no transporte de equipes médicas em missões do Correio Aéreo Nacional (CAN), que leva atendimento de saúde a comunidades isoladas da Amazônia. O avião é usado pela Força Aérea desde 1987.A velocidade máxima que o C-98 Caravan pode chegar é 341 km/h. A aeronave, de fabricação da empresa norte-americana Cessna, possui 15,88 m de envergadura e 11,46 m de comprimento.
O avião é utilizado no Brasil, Estados Unidos, Bolívia e Libéria. A aeronave tem capacidade para até 14 passageiros e um tripulante.Leia abaixo a íntegra da nota conjunta FAB e da Funasa sobre o caso:O Comando da Aeronáutica informa que integrantes da tribo Matis notificaram a FUNAI de ter encontrado, nesta manhã, a aeronave C-98 que estava desaparecida.Segundo as informações, a aeronave encontra-se em meio à Floresta Amazônica, entre as Aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Murugos), próximo ao Rio Ituí, afluente do Rio Javari.Existem relatos de sobreviventes.O Comando da Aeronáutica iniciou, imediatamente, uma operação para o resgate, envolvendo as aeronaves que já estavam encarregadas nas buscas.Centro de Comunicação Social da AeronáuticaFundação Nacional de Saúde*Com colaboração especial no Amazonas. Com informações da Agência Brasil.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Grupo encena musical em supermercado de Nova York

Quarta-feira, 28/10/2009
Seis atores espalham câmeras por todos os lugares e começam a cantar de repente. As pessoas ficam surpreendidas com o espetáculo surpresa. Veja este e outros destaques do terceiro bloco do programa.

Documentário 'This is it' estreia em várias cidades do mundo

Quarta-feira, 28/10/2009
Fãs aguardavam ansiosos pelo filme que mostra os ensaios da turnê do astro, que nunca aconteceu. Veja este e outros destaques do 2º bloco.

Quinta-feira vai ser de sol, tempo quente e pancadas de chuva na maior parte do Brasil

Quarta-feira, 28/10/2009
O fenômeno El Niño mudou o regime de chuva neste ano. Nesta quinta (29), o dia começa com 26ºC em São Luís. A temperatura máxima, em Belo Horizonte, chega a 23ºC.

Entenda porque o crack tem um efeito devastador no organismo

Quarta-feira, 28/10/2009
Ex-viciados dão seus relatos dramáticos da época em que viviam dependentes da droga. Quem está em tratamento conta que ainda sente necessidade de fumar o crack.

STF determina o afastamento imediato do senador Expedito Júnior

Parlamentar foi cassado pelo TSE, mas Senado o mantém no cargo. Ele foi cassado por compra de votos e abuso de poder econômico.
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta quarta-feira (28) que o Senado cumpra de imediato a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, em junho, confirmou a cassação o mandato do senador Expedito Júnior (PSDB-RO) por compra de votos e o abuso de poder econômico nas eleições de 2006. Em plenário, por 7 votos a 1, os ministros atenderam a um mandado de segurança protocolado por Acir Marcos Gurgacz (PDT), segundo colocado na eleição de 2006 para o cargo de senador por Rondônia. De acordo com a decisão do Supremo, Acir Gurgacz deverá assumir a função, pois suplentes de Expedito também foram cassados pelo TSE. Gurgacz cumprirá mandato até 2015.

saiba mais
Sarney ameaça de demissão servidores que continuarem fugindo do 'censo'
Heráclito anuncia suspensão do salário de quem não participou do 'censo'
Comissão recomenda demissão de João Carlos Zoghbi
RH do Senado diz não poder cortar salário de quem não respondeu a 'censo'
No processo, a defesa de Acir pedia que o STF ordenasse o cumprimento imediato da decisão do TSE por parte da Mesa Diretora do Senado. “Se formos aguardar o trânsito em julgado para ser executada [a decisão], poderemos fechar a Justiça Eleitoral. Certamente, levará os quatro anos de um mandato regular”, disse o advogado Fernando Neves, que defende Acir Gurgacz. De acordo com a acusação acatada pelos ministros do TSE, funcionários de uma empresa de propriedade do irmão do senador cassado, Irineu Gonçalves Ferreira, foram orientados a votarem na coligação de Expedito e a conquistarem votos de amigos e familiares em troca do pagamento de R$ 100. Segundo o processo, os valores foram depositados no dia 29 de setembro de 2006 nas contas correntes dos funcionários, cerca de 48 horas antes das eleições. Para o ministro relator do processo, Ricardo Lewandowski, a ordem do TSE deveria ser cumprida imediatamente pela Mesa Diretora do Senado. “Essa decisão [da Justiça Eleitoral] tem eficácia imediata”, afirmou. Em sua primeira participação como ministro do STF em uma sessão plenária, o ministro José Antonio Dias Toffoli, que tomou posse na última sexta-feira (23), acompanhou o voto do relator. Também seguiram o voto Cármen Lúcia, Eros Grau, Cezar Peluso, Celso de Mello e Gilmar Mendes.
Outro lado
Em nota divulgada à imprensa, Expedito Júnior informa que respeita a decisão judicial do STF, mas diz entender que "não lhe foi dado direito a ampla defesa, conforme previsto na Constituição Federal, uma vez que ainda não transitou em julgado decisão do TSE sobre seu processo de cassação". O parlamentar destaca ainda que aguardará orientação dos advogados para tomar alguma decisão. "Espero ter um tratamento isonômico como foi dado pelo STF ao senador João Capiberibe, que pôde recorrer ao próprio Supremo quando da cassação de seu mandato. No caso dele, houve o trânsito em julgado no STF e só depois saiu do Senado", disse o senador. Ele citou ainda que, em 2006, foi eleito com 260 mil votos, diferença superior a 60 mil votos em relação ao segundo colocado.
Anomalia
"É inaceitável que as mesas das casas do Congreso não cumpram decisões emanadas do TSE, especialmente quando já houve específicos pronunciamentos do STF na sua condição de guardião da Constituição. Isso é uma anomalia. O Supremo disse claramente que as decisões emanadas na Justiça Eleitoral hão de ser cumpridas, independentemente de seu trânsito em julgado", afirmou Celso de Mello. Só o ministro Marco Aurélio Mello se posiocionou contra o afastamento imediato, pois não considera o trânsito em julgado da Justiça Eleitoral como definitivo para o afastamento de um parlamentar do cargo. Para ele, só depois de o Supremo, última instância da Justiça brasileira, analisar eventais recursos contra a cassação é que a ordem deve ser cumprida pelo órgão legislativo. Marco Aurélio, porém, foi voto vencido.

Governo interino de Honduras inicia ações contra o Brasil em Haia

Processo na Corte Internacional é por "ingerência" em assuntos internos.
País pode pedir indenização do Brasil por ter acolhido líder deposto.

O governo interino de Honduras iniciou nesta quarta-feira (28) os trâmites para processar o Brasil na Corte Internacional de Justiça de Haia por "ingerência" em seus assuntos internos. A "intromissão" do Executivo brasileiro diz respeito à presença do presidente derrubado de Honduras, Manuel Zelaya, na embaixada que Brasília mantém em Tegucigalpa.
O representante de Honduras em Haia, Julio Rendón, já entrou com o processo no tribunal, diz uma nota do Ministério das Relações Exteriores hondurenho, que pode pedir uma indenização ao Brasil.
saiba mais
Missão dos EUA chega a Honduras para tentar forçar acordo
EUA confirmam ida de diplomata a Honduras para ajudar na negociação
Pai do vice-ministro da Defesa de Honduras é sequestrado
Diplomata dos EUA vai a Honduras ajudar na negociação, diz governo deposto
Em meio ao impasse político, campanha presidencial esquenta em Honduras
Militar e sobrinho do presidente interino são assassinados em Honduras

Rendón "apresentou um pedido introdutivo de instância contra a República Federativa do Brasil por questões jurídicas relativas às situações diplomáticas e ao princípio de não-intervenção nos assuntos que são da competência interna do Estado" hondurenho, acrescenta a nota.
Uma fonte da Chancelaria explicou à Agência Efe que esse passo é uma "solicitação para iniciar ações" contra o Brasil, como a imposição de medidas cautelares ou a cobrança de uma indenização.
O chanceler do governo interino, Carlos López, disse em entrevista coletiva que, agora, a Corte Internacional decidirá se aceita ou não a causa.
Caso o pedido seja deferido, o tribunal entrará em contato com o Brasil, os países-membros das Nações Unidas e própria ONU.

Ingerência
López disse ainda que a presença de Zelaya na representação brasileira, onde o presidente derrubado está desde 21 de setembro, e seus apelos à "insurgência" representam "uma ingerência nas atividades internas de Honduras".
O comunicado destaca que o fundamento da solicitação recai na "comissão de (atos) ilícitos que geram responsabilidade internacional com relação às obrigações (do Brasil) estabelecidas na Carta das Nações Unidas e na Convenção das Nações Unidas sobre Relações Diplomáticas".
Ainda segundo a nota, o governo de Micheletti "se reserva o direito de solicitar à Corte a adoção de medidas provisórias ou cautelares caso não sejam interrompidas as atividades ilegais do Governo do Brasil que alteram a ordem pública interna de Honduras e que representam uma ameaça ao desenvolvimento pacífico do processo eleitoral" de 29 de novembro.
O chanceler hondurenho, por sua vez, ressaltou que, ao apresentar uma ação contra o Brasil, Tegucigalpa quer "resolver pacificamente" este assunto "com a participação da Corte Internacional de Justiça".

Gêmeos cantam Britney no X-Factor

Gêmeos cantam Britney no X-Factor
Até o Simon sucumbe à apresentação de "Oops! I did it again" deles. E a gente há de convir que é pelo menos peculiar...

Uma bela música é muito importante para se apreciar. Dois gêmeos que cantam e encantam. A inspiração faz tornar a música mais bela e mais encantadora para se ouvir com bons ouvidos. Por isso meus leitores ouçam e apreciam esta bela música, de grande inspiração musical.

Pacotes promocionais da telefonia celular são alvo de reclamações na Anatel

Quarta-feira, 28/10/2009
Promoções de pacotes com ligações mais baratas, mensagens gratuitas e acesso livre à internet encantam os consumidores, mas eles devem ficar atentos aos prazos de validade para não terem prejuízo.

Chuva ultrapassa a média em várias regiões do país

Quarta-feira, 28/10/2009
Nesta quarta-feira (28) deve chover no Acre, Piauí e Rio de Janeiro. O sol aparece entre o Rio Grande do Sul, oeste de São Paulo e de Sergipe ao Amapá.

Novas tecnologia são usadas como forma de ameaça

Quarta-feira, 28/10/2009
Telefones celulares e a internet são usadas por jovens para dar apelidos constrangedores, e para difundir agressões. No Recife, oito pais de alunos de uma escola registraram queixa sobre bullying.

Pesquisa revela que qualidade das rodovias do Brasil é péssima

Quarta-feira, 28/10/2009
Quase 70% das estradas estão em péssimo estado de conservação. O país tem mais de 1,5 milhão de quilômetros de rodovias. A situação é pior nos trechos do interior.

Falta de leitos dificulta tratamento de viciados em crack, dizem médicos

Para especialistas, burocracia dificulta internação de 'pacientes em crise'.Governo afirma que está capacitando agentes e que ampliará leitos.

Médicos especializados no atendimento de viciados em drogas afirmam que o principal entrave para o tratamento adequado dos pacientes na rede pública de saúde é a falta de leitos e a burocracia para internação hospitalar, considerada indispensável no caso de usuários de crack 'em crise', quando eles perdem a consciência sobre seus atos

De acordo com os especialistas, o crack é uma das drogas mais prejudiciais e que tornam o viciado mais violento. Sua absorção é maior do que das drogas injetáveis (entenda os efeitos do crack). No último fim de semana, um músico viciado em crack de 26 anos estrangulou e matou uma amiga de 18 anos. O episódio levou famílias de baixa renda a relatar dificuldades em internar dependentes químicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) - veja vídeo ao lado do Jornal Nacional. O Ministério da Saúde informou que tem projeto para ampliar os leitos para saúde mental em hospitais gerais até 2010. Sobre a burocracia, o órgão do governo disse que a lei 10.216/2001 estabelece critérios para internação nos casos de saúde mental para garantir a liberdade individual de cada cidadão. A legislação determina que a internação para os pacientes psiquiátricos precisa de laudo médico que comprove sua necessidade. Há três tipos de internação: a voluntária, com consentimento do paciente; a involuntária, no caso de menores de idade ou pacientes em crise; e a compulsória, quando a Justiça determina a internação. No caso de internação involuntária, o hospital deve comunicar o Ministério Público estadual em até 72 horas.


Os pacientes dependentes do crack geralmente estão em situação muito grave. Dificilmente conseguem se manter em abstinência só com atendimento ambulatorial. Necessariamente precisam de um período de internação."
Para o psiquiatra Marco Antônio Bessa, do departamento de dependência química da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o número limitado de vagas para internar pacientes viciados em crack é "um dos grandes problemas" para o tratamento na rede pública. "Os pacientes dependentes do crack geralmente estão em situação muito grave. Dificilmente conseguem se manter em abstinência só com atendimento ambulatorial. Necessariamente precisam de um período de internação. Não dá para confundir crack com maconha, por exemplo. Crack é muito complicado", afirma Bessa. O psiquiatra da ABP diz ainda que a internação compulsória, quando o paciente não está em crise, pode ser um pouco mais demorada. "Mas no caso de circunstância de emergência, interna involuntariamente. Não dá para esperar questões administrativas. É como um infarto, tem que prestar socorro imediatamente."

saiba mais
'Consegui finalmente internar meu filho', diz pai que entregou viciado à polícia
‘Ela morreu tentando ajudá-lo’, diz amiga de jovem estrangulada
Prefeito preso com crack em favela de MG é afastado do cargo
Dependentes químicos são maltratados em clínicas especializadas
Especialista diz que 40% de viciados em crack são de classe média
Americana é acusada de ter ensinado filho morto de overdose a usar drogas
Mulher é presa no DF suspeita de mandar filho de 9 anos comprar drogas
Na avaliação do diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, Elisaldo Carlini, também professor de psicofarmacologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a falta de vagas é realidade.

"O principal problema é a dificuldade de não ter serviço em quantidade suficiente. Acrescente nisso a burocracia infernal das internações", afirma. Carlini diz, porém, que outra dificuldade para vencer o problema não tem a ver com infra-estrutura pública, mas sim, vontade política. "Não adianta só culpar o governo. Todos somos culpados porque não nos mobilizamos para resolver o problema. Então, quando acontecem casos graves, a sociedade entra em pânico. O professor coordenou um levantamento nacional em 2005, feito nas 108 maiores cidades do país, que mostrou que 0,7% dos entrevistados entre 12 e 65 anos consumiram crack pelo menos uma vez na vida.

"O número é pequeno em termos de população geral. É que é uma droga que faz as pessoas entrarem em estado de violência e paranoia. Não podemos esquecer que é um problema grave, mas que afeta proporcionalmente menos gente do que o álcool afeta." O Cebrid está em fase de finalização da parte burocrática, segundo o professor, para uma realizar uma pesquisa sobre consumo de drogas por estudantes nas 27 unidades da federação. A pesquisa deve começar em 2010.

Precisa de um trabalho mais amplo. Não é só questão de saúde pública, é questão social também. E precisa ainda pensar na vida afetiva dessas pessoas. Não se resolve tudo com internação, tem que pensar mais além."
Ajuda da família
Também especialista em drogas, a professora Maria Fátima Olivier SudBrack, do Departamento de psicologia clínica da Universidade de Brasília (UnB), e coordenadora do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Prodec) da universidade, afirma que defende as internações apenas para casos graves e concorda que a falta de leitos prejudica o tratamento nessas situações. Ela afirma, porém, que as famílias devem procurar ajuda médica antes de a situação se tornar grave. " Além disso, Maria Fátima diz que não adianta somente parar de usar o crack, o importante é garantir que não haja reincidência. "Precisa de um trabalho mais amplo. Não é só questão de saúde pública, é questão social também. E precisa ainda pensar na vida afetiva dessas pessoas. Não se resolve tudo com internação, tem que pensar mais além." Maria Fátima afirmou que as autoridades precisam estar preparadas para atender os viciados em crack "em crise" após a internação. "Quando a situação é de risco tem que intervir. Mas, passada a crise, vem outra dimensão do trabalho. E aí tem de haver integração entre as pastas da Saúde, Assistência Social e Justiça."

Ações do governo
O Ministério da Saúde afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que o governo federal lançou em junho deste ano o Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e Drogas (PEAD), que prevê investimento de 117 milhões até o fim de 2010.

O governo afirma que atua em três níveis para reforçar a atenção aos usuários de álcool e drogas. Na "atenção básica", no Programa Saúde da Família, o governo diz que são 29 mil equipes e 240 mil agentes comunitários de saúde que desde 2003 recebem treinamento para abordagem dos dependentes químicos. O ministério disse que 5 mil agentes já foram treinados e outros 10 mil estão em treinamento. No atendimento ambulatorial, o governo disse vai criar até o fim do ano que vem 90 Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs AD) em todo país. De acordo com o ministério, o plano prevê ainda aumentar os atuais 2.600 leitos em todo país para saúde mental para mais de 4 mil leitos até 2010. Nos hospitais psiquiátricos de todo Brasil, são 35 mil leitos segundo o governo. A estimativa é de que entre 20% e 30% dos leitos de saúde mental sejam destinados para usuários de álcool e drogas. Sobre a burocracia para internação de usuários de drogas citada por especialistas, o governo disse que as internações seguem o previsto em lei para garantir a liberdade individual. O governo orientou que, se a equipe médica detectar necessidade de internação, o ideal é que a família procure a adesão do paciente ao tratamento.


Quem não conhece o crack imagina que a pessoa tem consciência preservada e que pode resolver isso por vontade própria. A realidade não é assim"
Para Marco Antônio Bessa, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a internação de pacientes viciados em crack é "uma questão técnica, não ideológica".

"Não faz sentido eu ser contra a UTI ou choque em caso de parada cardíaca. São situações assustadoras, mas precisam ser feitas para preservar a vida da pessoa. Quem não conhece o crack imagina que a pessoa tem consciência preservada e que pode resolver isso por vontade própria. A realidade não é assim, a pessoal fica completamente fora de si." O governo informou uma pesquisa específica sobre o consumo do crack no país está em fase de realização e deve abordar as mais eficazes formas de tratamento. O levantamento deve ficar pronto em três meses.

Leia mais notícias de Brasil

59 são presos em duas operações da PF contra tráfico de drogas

Grupos compravam drogas no exterior para vender no Brasil.
Preso de Goiás é suspeito de comandar quadrilha.

Duas operações da Polícia Federal contra tráfico de drogas resultaram na prisão de pelo menos 59 pessoas, nesta quarta-feira (28).

Veja o site do Jornal Hoje

Na Operação Triângulo, que acontece em cinco estados, foram 37 presos até o início da tarde. Um dos chefes da quadrilha estava em uma casa, em Ituiutaba (MG). Também foram apreendidos R$ 100 mil e dez veículos. A polícia ainda busca outros suspeitos de envolvimento no esquema de tráfico.

Participam da operação 210 policiais federais. Devem ser cumpridos, no total, 44 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão, nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia.

De acordo com a PF, o grupo agia na fronteira do Brasil com Paraguai, Bolívia e Colômbia e levava a droga aos traficantes dos cinco estados.

Preso no comando

Já a Operação Pérola tem o objetivo de desmontar um grupo criminoso comandado por um homem que está preso há sete anos no Complexo Prisional de Goiás. Segundo a polícia, nos últimos três anos, ele trocou de celular pelo menos 50 vezes para fazer ligações de dentro do presídio. Telefonemas interceptados pela polícia permitiram identificar os outros integrantes da quadrilha. Nesta madrugada, os agentes começaram a cumprir os 27 mandados de prisão da Operação Pérola, em seis estados e no Distrito Federal, além de quatro países. Pelo menos 22 pessoas foram presas. Foram recolhidos carros de luxo. De acordo com as investigações, a droga era comprada na Colômbia e seguia por duas rotas para distribuição: uma pelo Pará e outra pelo Suriname. A cocaína era vendida no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Entre os presos, está o chefe de outra quadrilha, que usava o mesmo contato no Suriname: um traficante que está sendo procurado pela Interpol. O traficante que estava preso em Goiás foi encaminhado à sede da Polícia Federal e deve ser transferido para um presídio federal, com esquema de segurança capaz de impedir ligações telefônicas.

Brasil tem 69% da malha rodoviária entre péssimo e regular estado de conservação

Pesquisa comparou situação de rodovias com gestão pública e privada. CNT avaliou 89.552 quilômetros de estradas federais e estaduais no país.
Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre o estado de conservação das estradas do país transforma em números uma realidade bastante conhecida dos motoristas brasileiros. A avaliação mostra que 69% da malha rodoviária do Brasil está em péssimo, ruim ou regular estado de manutenção. Dos 89.552 quilômetros avaliados, apenas 27.713 quilômetros foram considerados em bom ou ótimo estado. “Esses resultados denotam a situação deficiente de uma larga extensão da malha rodoviária e, ao mesmo tempo, representam os grandes desafios que devem ser enfrentados com o objetivo de capacitar a principal infraestrutura de transporte utilizada no país”, registra a CNT na conclusão da pesquisa.

Com 9.092 quilômetros – a menor rede de estradas do país –, a região Norte apresenta 93,4% da malha rodoviária entre péssimo, ruim e regular estado. Já o Sudeste, com 25.819 quilômetros avaliados, é a região que possui o maior índice de trechos em bom ou ótimo estado: 45,7%.


Esses resultados denotam a situação deficiente de uma larga extensão da malha rodoviária"
Entre os estados, Amazonas e Acre têm os piores índices, com praticamente toda a malha avaliada em péssimo, ruim ou regular. O estudo mostra que São Paulo tem o melhor resultado, com 75,4% de bom e ótimo. Em segundo aparece o Rio de Janeiro (63,4%) e em terceiro Paraná (49,2%).

Lançada em 1995, a pesquisa rodoviária da CNT amplia a quilometragem avaliada em cada edição, o que impossibilita a comparação dos dados divulgados nesta quarta-feira com os números do último levantamento, realizado em 2007, quando 87.592 quilômetros foram estudados – 1.960 quilômetros a menos que o trecho analisado neste ano.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Especialistas consideram o vício do crack no Brasil como epidemia

Terça-feira, 27/10/2009
A droga, antes restrita às populações marginalizadas, ganha espaço entre todas as classes sociais. Cerca de 40% dos dependentes químicos no Brasil são de classe média.

Meteorologia prevê temporais em 14 estados e no Distrito Federal

Terça-feira, 27/10/2009
O que vai provocar os temporais são as áreas de instabilidade que estão sendo alimentadas pela umidade que sai da Amazônia. O tempo está nublado em boa parte do país.

Gênio da fotografia mostra suas obras

Segunda-feira, 26/10/2009
Francês Robert Doisneau faz uma exposição de suas obras em São Paulo. Automóveis são o tema do fotógrafo, que transforma uma fábrica em arte. Veja este e outros destaques do 3º bloco.

José Alencar é o convidado de honra no aniversário do Estudio I

Terça-feira, 27/10/2009
O vice-presidente fala sobre as dificuldades de lutar contra a doença. Ele também comenta sua trajetória na carreira como empresário e homem público. Veja este e outros destaques do programa.

Heráclito Fortes suspende salários de 80 funcionários do Senado

Terça-feira, 27/10/2009
Os funcionários não teriam se recadastrado, por isso a suspensão foi feita pelo primeiro-secretário da Casa. Ainda não se sabe se os funcionários existem ou não. Veja outros destaques do programa.

Carro é roubado com bebê no banco traseiro

Terça-feira, 27/10/2009
O veículo foi roubado em um momento de distração do avô. Ele deixou a chave na ignição e a neta no banco de trás. A polícia localizou o carro. O bebê dormia tranquilamente.

Pai finge ser o filho na internet para flagrar suspeito de pedofilia

Homem conta ao G1 a estratégia para defender o filho de 13 anos.Suposto aliciador foi preso. Audiência na Justiça é nesta terça.

Quando chegar a uma audiência marcada para a tarde desta terça-feira (27), o pai de dois meninos e uma menina vai encarar uma história que resultou na detenção de um suspeito de aliciamento de menores. O homem, que prefere ser identificado somente como F., embarcou nessa história ao descobrir que seu filho mais velho -- que completa 14 anos nesta terça-- recebia na internet propostas sexuais de um suspeito de pedofilia com 32 anos. A partir daí, a rotina da família mudou completamente: houve ameaças de morte, flagrante e também mudanças na rotina para se proteger de um desconhecido que, segundo o pai do garoto, sabia o telefone e endereço da família. “Minha vida virou de cabeça para baixo”, resume o pai, que relatou sua história ao G1 – veja o depoimento no vídeo acima e também no texto a seguir. A emboscada que ele montou acabou não dando certo. Mas dois dias depois, com a ação de um outro pai que também contou ter o filho ameaçado, o suposto aliciador foi preso.(A reportagem tentou entrar em contato com o advogado do suspeito diversas vezes por telefone, na sexta-feira, 23, segunda-feira, 26, e terça-feira, 27, mas não obteve sucesso.)

saiba mais
Saiba como educar as crianças para uma navegação segura na internet
Estudo mapeia comportamento de pedófilos na internet
Pais antenados contam como educam filhos da geração digital
A suspeita O pai começou a suspeitar de algo errado em julho, quando seu filho, então com 13 anos, passou a falar sobre assuntos que não faziam parte de sua realidade. “Eram uns papos estranhos, de que ele compraria uma moto e também participaria de programas na TV. Meu filho sempre gostou de moto, mas ainda não tem idade para tirar carteira e não teria como comprar uma”, contou o homem, que vive com a família no Estado do Rio de Janeiro.
Desconfiados das conversas estranhas, pai e mãe do jovem decidiram conferir, no computador da casa, o histórico de mensagens enviadas e recebidas em um comunicador instantâneo. Foi quando descobriram as conversas virtuais entre o adolescente e um homem que insistia para que o menor tivesse relações sexuais em troca de dinheiro. Depois de muita resistência, o jovem acabou concordando em se encontrar com o adulto se ganhasse uma moto. As participações em programas de TV também seriam ideia do homem, que dizia ser produtor cultural antes de ser preso.
Comecei a suspeitar de algo errado quando meu filho começou com uns papos estranhos, de que compraria uma moto e participaria de programas de TV."
O encontro não chegou a acontecer. No dia combinado, o garoto teve febre alta e não pôde sair de casa. Segundo F., o relacionamento entre os dois começou em julho, na rua, quando o homem parou para pedir informações ao adolescente. Na mesma ocasião, ele ofereceu R$ 100 em troca de um programa sexual e o garoto negou.

O homem então conseguiu o endereço do comunicador instantâneo do jovem com alguém das redondezas e usou o ambiente virtual para insistir na proposta. Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança Trend Micro indica que na internet os pedófilos seguem um padrão de comportamento. “Eles adotam estratégias de manipulação para ultrapassar a barreira das más intenções. Esse é o processo pelo qual convencem os jovens a saírem do relacionamento on-line para um encontro off-line”, explica Hernán Armbruster, gerente da companhia. Na maioria das vezes, continua o estudo, isso envolve bajulação, simpatia, presentes, dinheiro e até mesmo trabalhos como modelo.

Sempre alertamos [nosso filho] a ter cuidado e não falar com estranhos. Mas, quando se sentiu seguro e começou a acreditar nessa pessoa, ele forneceu informações pessoais, como o telefone de casa e até nosso endereço."

Liberdade vigiada Após a descoberta, o pai decidiu ter uma conversa séria com o filho, revelou ter visto as mensagens, mas o jovem não admitiu conversar com o estranho. “Fiquei bastante assustado, pois temos um relacionamento muito aberto. Se ele negou as informações para mim, fico imaginando outros pais que não têm um contato tão estreito com o filho.” Mesmo sem a confissão do adolescente, F. foi até a delegacia mais próxima. As autoridades o instruíram a limitar a liberdade de seu filho, e foi o que ele fez. “Sempre o alertamos a ter cuidado e não falar com estranhos. Mas, quando se sentiu seguro e começou a acreditar nessa pessoa, ele forneceu informações pessoais, como o telefone de casa e até nosso endereço.”

Por isso, o adolescente que ia para a escola de ônibus passou a andar de perua escolar e todos os seus passeios -- mesmo uma simples ida à locadora – ganharam a companhia de um adulto. No ambiente virtual, os pais bloquearam comunicador instantâneo e limitaram a navegação do jovem. “Passamos a viver um inferno, e meu filho perdeu toda a liberdade que tinha”, resume F. A rotina da família foi essa de julho a setembro, quando o homem que havia sido bloqueado na internet resolveu se manifestar no mundo off-line.


O maior problema é quando o virtual passa para o real e, nesse caso, estamos falando sobre uma ameaça de morte. Não era mais algo restrito à internet, mas sim alguém que tinha ido até minha casa."
Ameaça de morte A história ganhou outra dimensão quando, segundo F., o homem deixou um bilhete na caixa de correio de sua casa com a mensagem “entre no MSN [comunicador instantâneo] hoje ou você vai morrer”. “O maior problema é quando o virtual passa para o real e, nesse caso, estamos falando sobre uma ameaça de morte. Não era mais algo restrito à internet, mas sim alguém que tinha ido até minha casa”, desabafa o pai.

Conversa com o inimigo Seu próximo passo foi procurar ajuda na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) do Rio de Janeiro. Como os policiais não poderiam conversar com o suspeito sem a ajuda da família – faltariam informações, e o homem poderia desconfiar --, o pai voltou a fazer contato com o adulto pela internet, se passando pelo filho. “Depois do sumiço, precisei reconquistar a confiança dele para conseguir armar um flagrante. Eu ficava na internet até 3 da manhã e, no dia seguinte, acordava cedo para trabalhar”, lembra o pai.


O que dá mais raiva é saber que um adulto usou suas artimanhas para influenciar a forma de pensar do meu filho. "
Questionado pelo G1 se não sentia raiva do internauta, ele respondeu. “Nessas conversas, pude confirmar que não houve nenhum contato físico entre os dois. O que dá mais raiva é saber que um adulto usou suas artimanhas para influenciar a forma de pensar do meu filho. Ele tentou deturpar os valores de um jovem, que ainda tem fraquezas psicológicas, mostrando que não há problemas em vender o corpo.” Durante o dia, quando F. estava no trabalho, seu sogro ficava em casa por razões de segurança – sua mulher já havia visto um suspeito tocar a campainha, mas não abriu a porta. Um dia, quando esse desconhecido fez a mesma coisa, o sogro conseguiu anotar a placa do carro. Na DRCI, havia uma queixa de outro pai de menor aliciado envolvendo esse mesmo veículo, que estava no nome de um homem de 80 anos (descobriu-se depois ser o pai do suspeito). O filho desse outro homem tinha iniciado contato virtual com o adulto em fevereiro deste ano. O flagrante Com as conversas na internet, F. conseguiu marcar um encontro, em meados de setembro, com o homem que ele acusa de ter aliciado seu filho. No dia e hora marcados para o flagrante, no entanto, o adulto não apareceu – quando confrontado na internet, alegou ter sido puro esquecimento.

Dois dias depois, no entanto, o outro pai que também havia pego a placa do carro armou um flagrante com a polícia e usou seu filho como isca. Quando o veículo já conhecido pela polícia estacionou para pegar o garoto, as autoridades deram ordem de prisão. O homem está detido desde então e, assim como os pais dos adolescentes, aguarda a audiência desta terça. Para F., o mais tenso dessa história foi ver como algo do universo virtual pode se tornar real, se não houver cuidado.

E o mais surpreendente foi ver que o problema pode estar ao nosso lado sem ser notado. Hoje seu filho continua usando a internet, mas de uma maneira muito mais controlada: em seu comunicador instantâneo, por exemplo, o jovem só pode ter os contatos de amigos que conhece na vida real.

Internet está mudando hábitos e relações

Terça-feira, 27/10/2009
Um bilhão e meio de pessoas estão conectadas em todo o planeta. As redes sociais aumentam a intimidade entre pessoas, muitas vezes, geograficamente distantes. Veja as novidades desse mundo virtual.

Primeiro suspeito da morte do membro do Afroreggae é preso

Terça-feira, 27/10/2009
Rui Mário Maurício de Macedo foi preso no Rio de Janeiro. Ele seria um dos homens que aparecem nas imagens das câmeras de segurança. Evandro João da Silva foi morto há nove dias durante um assalto.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Especialistas discutem o problema do crack na classe média

Segunda-feira, 26/10/2009
O professor de Psiquiatra Renato Laranjeira e o coordenador do Ministério da Saúde, Pedro Delgado, discutiram a internação involuntária de viciados em crack. A questão ainda causa polê
mica.

Centro-Sul do Brasil terá a volta do frio

Segunda-feira, 26/10/2009
Uma área de alta pressão atmosférica no oceano empurra o ar mais frio e úmido para o continente. O dia começa com 14º C para Curitiba. Em São Paulo, a máxima será de 22º C.

EUA: inverno coloca cidadãos em alerta contra a gripe A

Segunda-feira, 26/10/2009
São longas as filas de adultos, crianças e idosos em busca da vacina contra a nova gripe. Até o momento, apenas 28 milhões de doses foram disponibilizadas para a população.

A diversidade étnica e cultural da Amazônia brasileira

Domingo, 25/10/2009
Na região conhecida como Cabeça do Cachorro, na divisa com a Colômbia, há um Brasil que fala 18 idiomas e onde vivem 23 povos diferentes. São os índios, que sofrem com o isolamento físico e político.

Alexandre Garcia comenta os lados do tráfico de drogas

Segunda-feira, 26/10/2009
Os usuários de drogas acabam com mais famílias do que imaginam. As batalhas do tráfico são pelo controle dos compradores. Quem usa a droga é vítima e também cúmplice.

Semana começa com chuva em parte do país

Segunda-feira, 26/10/2009
O dia começou nublado em Salvador e Itaparica, na Bahia. No Rio de Janeiro, a manhã começou nublada. O sol só deve aparecer com força no fim de semana.

Parada Gay reúne milhares de pessoas na Bahia

Segunda-feira, 26/10/2009
A 8º Parada Gay de Salvador foi especial porque marcou os 30 anos de Fundação do GGB, Grupo Gay da Bahia. O objetivo do evento é pedir paz e liberdade.

sábado, 24 de outubro de 2009

Piloto de helicóptero atacado por traficantes fala pela primeira vez

Sexta-feira, 23/10/2009
Segundo ele, foram sentidos impactos na aeronave. Ele disse ainda que a tripulação gritava, mas que a preocupação dele era pousar a aeronave. Veja este e outros destaques do primeiro bloco programa.

Avião da PF leva 10 traficantes do Rio para presídio em Campo Grande (MS)

Todos cumprem pena e são acusados de promover guerra de facções. Entre eles, estão Nei "Facão", Edgar "Doca" e Marcelo "PQD".

Um avião da Polícia Federal partiu por volta das 11h deste sábado (24) da base aérea do Galeão, no subúrbio do Rio, levando dez presos considerados perigosos para Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, onde eles ficarão no presídio de segurança máxima de Mato Grosso do Sul.

A operação de transferência começou antes das 8h e mobilizou um aparato que envolveu um número não informado de policiais civis e militares - boa parte deles integrantes do Batalhão de Operações Especiais, o Bope.

Foram usados 10 furgões - cada um com um preso - para retirar os presos do Complexo Peninteciário de Bangu, na Zona Oeste do Rio, e conduzi-los até a base do Galeão. O destino da aeronave é a base aérea de Campo Grande.

A transferência foi autorizada após pedido da Secretaria estadual de Segurança Pública do Rio, na noite da sexta-feira (23), ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público. Segundo o governo estadual, o motivo são os
últimos confrontos causados pela guerra do tráfico. Eles são suspeitos de ordenarem as invasões de favelas, que provocaram a guerra entre facções.

saiba mais
'Tiros recomeçaram depois que helicóptero caiu', diz morador da Penha
Rastreadores de última geração ajudam no combate ao tráfico
É gravíssimo estado de PM baleado na cabeça na Zona Oeste
Tiroteiro leva pânico a favelas da Penha
Tiroteio no conjunto de favelas da Penha tem um baleado
'Não foi só um, foram vários impactos', diz piloto de helicóptero abatido
Faculdade suspende aulas após confrontos na Zona Norte do Rio
De acordo com o último balanço divulgado pela Polícia Militar, 39 pessoas foram mortas em confrontos e outras 58 foram presas desde sábado (17), em operações para capturar criminosos envolvidos na invasão ao Morro dos Macacos, na Zona Norte. A polícia apreendeu 38 armas e cinco granadas. Em nota oficial, a Secretaria de Segurança informou que os presos que deverão ser transferidos para o presídio federal neste sábado (24) são: Nei da Conceição Cruz (“Nei Facão”), Edgar Alves Andrade (“Doca”), Cássio Monteiro das Neves ("Cassio da Mangueira"), Márcio Silva Matos (“Marcinho Muleta”), Roberto Ferreira Vieira (“Robertinho do Jacaré”), Jorge Alexandre Candido Maria (“Sombra”), Marcelo Soares de Medeiros (“Marcelo PQD”), Fábio Pinto dos Santos (“Fabinho São João”), Ocimar Nunes Robert (“Barbosinha”) e Claudecyr de Oliveira ("Noquinha").

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Áreas secas do Nordeste tem previsão de chuva rápida

Sexta-feira, 23/10/2009
No fim de semana, a chuva se estende para outras áreas da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Em São Paulo, o tempo abriu e a máxima deve chegar aos 28 graus. Tempo fica aberto também no Rio.

Nova edição do Amigos da Escola tem como tema a educação ambiental

Sexta-feira, 23/10/2009
Alunos, professores e voluntários preocupados com o aquecimento global, desperdício e diminuição dos recursos naturais mostraram projetos para incentivar a redução, a reutilização e a reciclagem.

Tô de Folga: uma viagem pelas montanhas de Minas Gerais

Sexta-feira, 23/10/2009
Lagoa Santa é o portão de entrada, são 100 quilômetros de Belo Horizonte. A Serra do Cipó se estende por cinco munícipios. A principal atração é o Parque Nacional da Serra do Cipó.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Temperatura se eleva em boa parte do Brasil

Quinta-feira, 22/10/2009
Nesta sexta-feira (23), boa parte do Brasil terá temperaturas altas, algumas com 3º C acima da média para outubro. A alta concentração de umidade ajuda par deixar o tempo abafado.

Preços das passagens dos ônibus pesam no bolso dos brasileiros

Quinta-feira, 22/10/2009
Em 2009, o preço do transporte público subiu mais do que a inflação. Campo Grande (MS) é a capital com as passagens mais caras, apenas São Paulo e Brasília não aumentaram os valores.

EUA: 303 pessoas são presas suspeitas de fazer parte de cartel de drogas

Quinta-feira, 22/10/2009
Durante dois anos, mais de três mil agentes fizeram buscas em 19 estados americanos. Eles apreenderam o correspondente a mais de R$3 milhões, quase 800 toneladas de drogas e armamento pesado.

Professores terão que ter curso superior para ensinar

Quinta-feira, 22/10/2009
Na Câmara dos Deputados, foi aprovado um projeto que exige diploma de ensino superior para professores de ensino fundamental, até para quem trabalha em creche. A decisão causou divergência.

Imagens mostram policiais negando ajuda ao coordenador do AfroReggae

Quinta-feira, 22/10/2009
No último domingo (18), Evandro João da Silva foi morto após ser roubado numa agência bancária, no Centro do Rio. Policiais que passavam pelo local liberaram os bandidos e levaram peças da vítima.

Mãe cria cela em casa para afastar filho das drogas

Quinta-feira, 22/10/2009
Depois de tentativas frustradas de tirar o filho do vício, a mãe criou uma cela para impedir que ele saísse. Veja as orientações da doutora Solange Nappo sobre como tratar um dependente de drogas.

Apresentador é surpreendido por gaivota na Austrália

Quinta-feira, 22/10/2009
Ele lia uma notícia sobre um crime, quando o animal passou atrás dele. Mas o apresentador não se abalou. Depois, contou que enquanto falava, via as imagens no monitor, mas não podia perder a pose.

Medo muda a rotina dos moradores no Rio

Quinta-feira, 22/10/2009
Já são 33 mortos na guerra contra o tráfico na cidade. O número inclui bandidos, policiais e inocentes. Quem mora perto das regiões de conflito está assustado com a violência.

Miriam Leitão fala sobre os obstáculos na luta contra o crime

Quinta-feira, 22/10/2009
Para Miriam Leitão, a burocracia leva à desigualdade. Por falta de armamento adequado, autoridades da segurança afirmam que lutam em condições desiguais com os bandidos.

Congresso vai investigar repasse de dinheiro público para o MST

Quinta-feira, 22/10/2009
A primeira tentativa de fazer uma CPI para o MST foi frustada mas agora, mesmo com 23 desistências, o Congresso vai começar a investigação. A oposição afirmou que colocaria na internet quem recuasse.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Agentes de saúde reforçam fiscalização contra a dengue

Quarta-feira, 21/10/2009
Em Belo Horizonte, fiscais de saúde estão de olho nos focos de água parada nas casas e comunidades. Mas moradores fazem o possível para evitar a proliferaçãp do mosquito transmissor da dengue.

Parte do Sudeste terá tempo fechado

Quarta-feira, 21/10/2009
Entre o Leste de São Paulo e o Sul do Espírito Santo, haverá chuva constante e volumosa nesta quinta-feira (22). Mas o tempo deve ficar firme do Sudoeste do Paraná ao Rio Grande do Sul.

Polícia realiza operações para impedir o avanço do tráfico no Rio

Quarta-feira, 21/10/2009
Durante toda a quarta-feira (21), a PM fez operações em favelas do Rio. A principal delas foi na Vila Cruzeiro, na Penha, onde poderia estar o líder do ataque ao Morro dos Macacos no último sábado.

Armas de traficantes chegam ao Brasil pelas fronteiras

Quarta-feira, 21/10/2009
A polícia do Rio apreendeu nesta quarta-feira (21) duas granadas, cinco pistolas e uma sub-metralhadora. Patrulheiros da fronteira com a Bolívia apreenderam um pequeno arsenal em uma caminhonete.

Armas de traficantes chegam ao Brasil pelas fronteiras

Quarta-feira, 21/10/2009
A polícia do Rio apreendeu nesta quarta-feira (21) duas granadas, cinco pistolas e uma sub-metralhadora. Patrulheiros da fronteira com a Bolívia apreenderam um pequeno arsenal em uma caminhonete.

Pela segunda reunião seguida, Copom mantém juros em 8,75% ao ano

Decisão já era amplamente esperada pelo mercado financeiro.Com retomada econômica, preocupação do BC é com aumento da inflação.


Depois de interromper em setembro o ciclo de redução dos juros, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, formado pelos diretores e pelo presidente da instituição, se reuniu novamente nesta terça e quarta-feiras (20 e 21) e decidiu manter a taxa Selic estável em 8,75% ao ano. O encontro durou pouco menos de duas horas.


Foi a segunda manutenção da taxa básica de juros, que aconteceu após cinco cortes consecutivos na taxa Selic - ocorridos entre janeiro e julho deste ano. A decisão foi unânime e sem viés, de modo que a taxa deve permanecer neste patamar até a próxima reunião do Copom, marcada para 8 e 9 de dezembro.

A projeção dos economistas é de que os juros permanecerão neste mesmo patamar, pelo menos, até julho de 2010. Após julho, a previsão do mercado é de que o Copom eleve a taxa para 10,50% ao ano até o fim do ano que vem.

A perspectiva dos economistas de aumentos de juros maiores em 2010 passou a acontecer após a divulgação do relatório de inflação do terceiro trimestre pelo BC, ocorrida no fim de setembro. No documento, a autoridade monetária prevê um aumento da inflação em 2010 e 2011, impulsionado pelos gastos públicos.
Mínima histórica e Juros reais
Mesmo com a manutenção dos juros nesta quarta-feira pela segunda reunião consecutiva, a taxa Selic permanece no patamar mais baixo da série histórica do Copom, que tem início em 1996. Com a decisão, o Brasil se manteve na quarta posição no ranking mundial de juros reais (calculados após o abatimento da inflação projetada para os próximos doze meses). Segundo cálculos da consultoria econômica UpTrend, os juros reais brasileiros estão em 4,3% ao ano, sendo superados pela China (6,6% ao ano), Argentina (5% ao ano) e Malásia (4,5% ao ano).
Sistema de metas
No Brasil, vigora o sistema de metas de inflação, pelo qual o Copom tem de calibrar a taxa de juros para atingir uma meta pré-determinada com base no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Ao subir os juros, atua para conter a inflação e, ao baixá-los, avalia que a inflação está condizente com as metas. Para este ano, e para 2010, a meta central de inflação é de 4,50%. Entretanto, há um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Com isso, o IPCA pode ficar entre 2,50% e 6,50% sem que a meta seja formalmente descumprida.

O mercado prevê, atualmente, um IPCA de 4,30%, de 4,42% e de 4,50% para 2009, 2010 e 2011. Deste modo, ainda em linha com a meta central de 4,50% estabelecida pelo governo federal. Já o BC prevê, no "cenário de mercado", um IPCA de 4,2% para este ano e de 4,4% para 2010. Entretanto, em doze meses até o terceiro trimestre de 2011, a estimativa sobe para 4,6%.
Cenário dos últimos meses
O BC baixou os juros até julho deste ano (cinco cortes seguidos) por conta dos efeitos da crise financeira internacional na economia brasileira, que resultou em queda do crescimento por dois trimestres consecutivos e jogou o país na chamada "recessão técnica".

Entretanto, o IBGE informou, em setembro deste ano, que a economia brasileira saiu da recessão no segundo trimestre de 2009, quando cresceu 1,9% em comparação aos três meses imediatamente anteriores.

Desde então, acumulam-se sinais de aquecimento da economia, o que fez o mercado financeiro acreditar que o aumento dos juros, antes previsto para o fim do ano que vem, pode acontecer antes disso, a partir de julho de 2010.

Leia mais notícias de Economia e Negócios
Explicação
Ao fim do encontro, o Copom divulgou a seguinte frase: "Tendo em vista as perspectivas para a inflação em relação à trajetória de metas, o Copom decidiu manter a taxa Selic em 8,75% a.a., sem viés, por unanimidade. Levando em conta, por um lado, a flexibilização da política monetária implementada desde janeiro, e por outro, a margem de ociosidade dos fatores produtivos, entre outros fatores, o Comitê avalia que esse patamar de taxa básica de juros é consistente com um cenário inflacionário benigno, contribuindo para assegurar a manutenção da inflação na trajetória de metas ao longo do horizonte relevante e para a recuperação não inflacionária da atividade econômica".

Livro 'O pequeno príncipe' é tema de exposição em São Paulo

Quarta-feira, 21/10/2009
A obra-prima do escritor francês é lida por crianças e adultos de todo o mundo. Fãs do livro podem se divertir na mostra. Veja este e outros destaques do 1º bloco.

Conheça a estrela do mundo dos robôs

Quarta-feira, 21/10/2009
O actróide pode ser encontrado na Robotec Fair, a maior feira de robótica e tecnologia da América Latina, que este ano acontece em Curitiba. Veja este e outros destaques do segundo bloco.

Tarifas bancárias lideram reclamações no Banco Central

Quarta-feira, 21/10/2009
Por lei, as tarifas são liberadas mas cabe a autoridade monetária fiscalizar para que elas não sejam abusivas. Marcílio Moreira Marques responde as dúvidas enviadas por internautas.

Volta a chover forte em várias regiões do Brasil

Quarta-feira, 21/10/2009
As temperaturas vão ficar altas. Previsão de temporal em Votuporanga. Caminhão tomba e deixa o trânsito complicado entre as zonas Sul e Leste de São Paulo. Confira a previsão para todo o país.