quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Comunicação como instrumento do conhecimento

Identidade e diferença

Uma história contada pelo radialista Michael Ignatieff que conta o relato entre Sérvios e Croatas pela possessão e poder a terra em conflito.

Realmente uma Guerra que possibilitou estudar suas várias facetas, que inclui personalidades distintas entre dois povos irmãos, mas que o poder estava acima de qualquer situação.

Quero fazer minha colocação, breve mais suscita, desde a formação de um indivíduo no ventre de uma mulher. Que exponho a minha colocação como instrumento de pesquisa e estudos através de um texto que foi ministrado em sala de aula, onde encontramos discussões e debates de várias naturezas, que possibilitou encontrarmos algo palpável para tanta brutalidade e ignorância de ambas as partes envolvidas no conflito Sérvios e Croatas.

Fomos criados a pensar, a dirigir nossos pensamentos às grandes diferenças que existem no interior do homem. Ele pode pensar para depois agir. Mesmo diante das grandes diferenças existenciais do homem, ele possibilita ter várias frentes de batalha para conquistar sua própria identidade. Entre elas, como proceder sua primeira identidade.

Nascemos como ser humano, durante os nove meses de gestação, é alimentado pelo fruto materno, onde estamos aguardando a hora exata de vir ao mundo.

Sabemos que durante o período que estamos no útero materno, sentimos todas as sensações humanas, desde a dor, a alegria. Diante de tantos reflexos positivos e negativos, começa a surgir os pontos negativos de nossa identidade, e até pontos positivos. Somos vitimas da guerra exterior, repassando ao mundo interior, onde começa a vida. É nestes momentos que começamos dar os primeiros passos a nossa identidade, que se inicia num processo de gestação.

A guerra entre Sérvios e Croatas retratam bem como a identidade pode mistificar uma geração, onde todos aprenderam a se amar, mesmo diante das adversidades, todos aprenderam a conquistar seus próprios valores. Diante de um poder a ser conquistado, todos miram, serem o melhor, possuir a melhor terra, para que ao final digam, somos os melhores.

A se levar em conta hábitos e costumes, é notório se presenciar, que povos com culturas diferenciadas, acabam se defrontando em busca de sua própria identidade. Por que a identidade é tão questionada? São momentos de crise, onde especialistas procuram desvendar os mistérios da identidade e sua formação. Como ela se forma? Como se constrói uma identidade? Ela não é permanente, vive em constantes transformações, porque o ser humano vive de reflexo mediatistas, onde o tempo se encarrega de transformar suas próprias mudanças.

Uma guerra que acabou costumes, hábitos, culturas. Nada disso foi levando em conta. Os malefícios da guerra foram desastrosos, onde preservou a desgraça e as desavenças entre povos culturalmente amigos do dia a dia. Viveram momentos de alegria, onde suas alegrias eram envolvidas pelos momentos de afinidade que existiam em duas nações amigas, mas propuseram destruir hábitos, costumes e tradições, simplesmente para construírem suas próprias identidades, que nem se sabia que identidade seria formada.

É fácil construir uma identidade; difícil é procurar permanecer com sua construção sempre ativa. Ela é meramente construída como se fosse um isopor, para alguns, outros depositam sua confiança como arma de poderio de conquistar maiores identidades, para se posicionar como vitorioso posteriormente. Para muitos que buscam uma identidade permanente, acabam sendo desiludidos, porque não existe definição exata de como a identidade pode influenciar de forma exata no interior das pessoas, porque são momentos vividos, e depois vão se embora, sem ter nenhuma afirmação numa contextualização.

As relações sociais na prática são históricas, e elas sempre existiram em suas diferenças, pois caracteriza uma instrumentalização da concepção dos indivíduos, quando se pressupõe que todos têm identificação uns aos outros. Aqueles que não se enquadram na igualidade, são situados fora do mundo social.

A identidade como instrumento social tem uma concepção permeada pela idéia da igualificação, o qual consolidade a existência dos processos de segregação. A identidade tem relação direta com a alteridade, que significa distinção, o outro que é distinto, diferente do mesmo.

A identidade, passe-se pelo processo de estranheza do outro, que será percebido como algo exterior, fora do esperado.

A discussão dos problemas de identidade deixa a sua margem algo sobrante, em excesso, algo que lhe vai faltar. A falta diz respeito a tudo aquilo que será excluído, mas que em verdade faz parte desta identidade.

A sociedade, ao não reconhecer a distinção como parte de seu movimento, estranha o outro e o exclui de seus principais processos, criando assim o “ser correto” predominante. A racionalidade que exclui é a mesma que cria as condições objetivas de vida, onde diversos segmentos vivem excluídos dos processos sociais de acesso aos recursos da sociedade. A idéia de identidade que pressupõe o “ser correto” deixa de fora parcelas significativas de seres distintos e inigualáveis ao que se considera “correto” ou “normal”.

A identidade como diz Rutherford “marca o encontro de nosso passado com as relações sociais, culturais e econômicas nas quais vivemos agora... a identidade é a interseção de nossas vidas cotidianas com as relações econômicas e políticas de subordinação e dominação”. Isto mostra que a identidade vive em permanente transformação, onde pessoas buscam sempre se alinhar a uma identidade que postule ela ser ela mesma, sem nenhum molde a ser pintado ou mesmo reinscrito, e sim, traduzir de forma atenciosa que as mudanças estão sempre envolvendo o ser interior, e acaba mostrando sua verdadeira faceta no seu exterior presente.

COMUNICAÇÃO NO TERCEIRO SETOR: TENDÊNCIAS E DESAFIOS

As mudanças que ocorrem no meio organizacional, vem de encontro as mudanças que são efetuadas a seus beneficiários, através das organizações da sociedade civil, os quais são agentes de transformação em todas as suas relações. Isto envolve a sociedade, os governos, a comunidade, as empresas, a imprensa, determinante na comunicação e divulgação, usando assim, os voluntariados como instrumento de transformação e evidentemente a construção de uma nova atitude dos participantes envolvidos.

A comunicação é evidentemente o maior instrumento de transformação que há para se completar nas grandes mudanças que precisam para se solidificar como incentivo aos agentes sociais. A participação destes agentes é fundamental para que haja comprometimento com a realização das atividades de campo, que possibilitará o desenvolvimento mais participativo e envolvente, capacitando melhor para se construir de forma mais coerente e coesa, na elaboração de um plano de trabalho conclusivo e efetivo.

A divulgação e a propaganda é instrumento fundamental para que haja maior participação da sociedade neste movimento, que possibilitará maior influência das grandes mídias se envolverem no processo de transformação do meio onde vive. Sabemos que a divulgação é apenas um começo para se desbravar um processo que requer dispêndio de todos na elaboração e focalização das atividades a serem desenvolvidas pela entidade. Sem a participação da coletividade será inviável se atingir os objetivos propostos, pois requer disposição e participação ativa na elaboração de todo o processo.

O trabalho de pesquisa deve ser envolvido como participativa, principalmente no que se refere à participação e pesquisa de campo, é fundamental e extremamente relevante para se obter um bom resultado.
Quando se refere o trabalho de pesquisa Transas do Corpo, ela vem na busca incessante de partipação da coletividade e o apoio de entidades ligadas aos governos para maior amplitude do trabalho a ser desenvolvido. Nesta contextualização é preciso definir o alvo a ser pesquisado e atuado, principalmente o público a ser desenvolvido o trabalho de curto ou longo prazo, pois visa como instrumento a avaliação de todo o trabalho pesquisado e executado durante toda a gestão, que evidenciará no final, qual participação de Ong´s, Governos, Sociedade enfim. Quais elementos foram úteis na apresentação e execução do projeto.

A divulgação e propaganda são indispensáveis, para que haja maior abrangência o projeto a ser desenvolvido. Quanto maior for a divulgação, melhores resultados se apresentarão, pois se construirá como instrumento maior de participação a sociedade, fator primordial no sucesso do programa.

Outra instituição que levou a sociedade a participar de um programa austero e altamente positivo foi a Fundação Pró- Cerrado, que possibilitou a formação, através de cursos, seminários, oficinas etc. Isso possibilitou a entidade se propor a estender estes benefícios a um público, que eram bem amplo e diversificado e bem segmentado para melhor aproveitamento do trabalho de comunicação e divulgação do projeto.

Esta instituição mostrou que trabalhos voltados com a participação da coletividade, sociedade e governo, prosperam, e trazem frutos benéficos para a sociedade de um modo geral. Além das vantagens e de sua formação, as pessoas que participam deste processo acabam construindo na sua identidade como instrumento de capacitação, os gestores na sua amplitude de colaboração efetiva, que significa o interesse e a colaboração da parceria de ambas as partes, como instituições governamentais.

É por isso que a comunicação e divulgação de todo o processo é importante para se ter resultados positivos, pois além da participação da sociedade, os resultados serão abrangentes e construtivos, pois produzirá além das fronteiras, os resultados esperados.

Outra Organização extremamente importante foi MNMMR ( Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua). Um movimento que trabalha com crianças assistidas por um educador-acompanhante. Esta organização ela possibilita um engajamento mútuo entre sociedade, governos e ong´s, na prestação de serviços a essas crianças.

É importante ressaltar que esta organização trabalha efetivamente para minimizar os graves prejuízos já existentes na formação desta criança, isto possibilitará um acompanhamento didático, humano, profissional e acima tudo ético.

O que se torna interessante no aprendizado destas crianças, é que são receptores de informações, serão verdadeiros comunicadores e transmissores de todo esse processo. Nesta contextualização se terá um enriquecimento de conteúdo no seu aprendizado, que levará ter formação adequada e acima de tudo apoio do educador-acompanhante.

Por fim, os resultados desejados serão definidos através de uma avaliação positivista, que envolve educadores, sociedade, governos, etc. Isso mostrará se os resultados obtiveram sucesso, se ambos trabalharam com o mesmo foco, visando a construção de um projeto solidário e humano.

É nisto que a comunicação poderá ser um instrumento de fomentar novos valores culturais e subjetividades. Nesta contextualização o comunicador abrangerá seu papel de forma a ser um verdadeiro efetivador de ações reflexivas e transformadoras de um mundo cada vez mais necessitado de novas frentes de trabalho, num processo que requer disposição de voluntarialismo.

A INFORMAÇÃO NA NOVA ORDEM INTERNACIONAL

De acordo com o Prof. Valério Mazzuoli, "não se tem uma definição precisa para o reconhecimento de Estado. Para os fins do Direito Internacional o reconhecimento do Estado é um 'ato livre pelo qual um ou mais Estados reconhecem a existência, em um território determinado, de uma sociedade humana politicamente organizada, independente de qualquer outro Estado existente e capaz de observar as prescrições do Direito Internacional', tal como definido pelo Institut de Droit Internacional (art. 1º da Resolução sobre o reconhecimento de novos Estados e de novos governos, adotada na reunião de Bruxelas de 1936 de que foi relator o Sr. Philip Marshall Brown)".

Hoje a África é despojada de qualquer informação de interesse mundial. Vê-se nas condições em que a pobreza se avassala naquele continente. Um dos maiores e populosos continentes do planeta se vê o predomínio da pobreza, devastando e engodando toda uma população refém de governos autoritários.

Não existe interesse dos grandes meios de comunicação de massa, pela solução dos problemas que assolam aquele continente que é a pobreza. Isso me faz a refletir e pensar, que momentos notórios, deveriam se apresentar de uma população sedenta de alimento, de conhecimento e acima de tudo de informação. Vê-se que naquele continente as informações de massa, são manipuladas para que a sociedade não se desgarre da miséria e a pobreza que assola aquele continente.

Diante de problemas avista, a África desponta como um continente totalmente a mercê da informação de massa detentora do poder da informação, que são os governos autoritários. As agências que noticiam as informações, elas são manipuladas para que a sociedade de um modo geral permaneça desinformada e sem qualquer vínculo comunicativo com a sociedade, vivendo apenas de informações que chegam através de meios de comunicação de agências internacionais.

É lamentável, que os países desenvolvidos se omitem, de cobrir com coerência e coesa a informação de interesse da sociedade Africana. É detentora do poder de barganha que os meios de comunicação de massa, se faz de conta que não vê para não noticiar a verdadeira informação do continente totalmente dilapidado pela miséria informativa. Isto se mostra quando a presença sempre e constante de governos autoritários, que desvirtua a informação, cabendo apenas algumas emissoras de televisão e rádio estrangeiras noticiarem com cuidado, no entanto, isso acarretaria em prejuízos aos próprios repórteres que cobrem dezenas reportagens naquele continente.

A atividade econômica deste continente é pautada pelo interesse de grandes empresas patrocinadoras e detentoras do poder de barganha de governos autoritários. São eles que possibilitam a economia funcionar em razão da atividade econômica ser de fundamental importância para os governos, através de uma política voltada aos interesses predominantes daqueles empresários que dependem também de governos voltados para continuidade da prestação de favores, “é dando que se recebe” o toma lá dá cá. A exploração da população, através do trabalho escravo, prioriza o interesse pela continuidade atividade irregular que predomina naquele continente.

A existência de donos de imprensa, que lutaram sempre em favor de uma luta incansável contra a censura. Era um monopólio existencial que causavam grandes danos a imprensa livre e democrática. Para se ter uma idéia, nos países de economia de mercado, existia sempre os meios de informação coletiva, que antes de tudo forneciam um produto a serviço da comunicação de massa, através da informação e dos serviços de publicidade de grande consumo.

É resultado extremamente positivo que a informação é um grande auxiliar no desenvolvimento da estrutura organizacional da comunicação de massa. Por isso, a mobilização da opinião pública, reflete o grau de investimento na comunicação da informação, pois traz uma postura de buscar dar o melhor do investimento comunicacional, através de uma postura ética e compromissada com a informação de ponta.

COMUNICAÇÃO POPULAR E REGIÃO NO BRASIL

A comunicação organizacional é um verdadeiro laboratório, onde se observa os fenômenos em uma região. Pode ser observar que é um verdadeiro palco cultural, onde se observa a existência de diversas informações e intercâmbios de idéias, onde usa uma linguagem verbal e não verbal, na condução de uma formação de comunicação, onde pessoas de variantes regiões mostram sua verdadeira linguagem.

Não é fácil adquirir conhecimento, uma vez que existe uma grande distância entre as diversas regiões. Nos grandes centros populacionais existe uma linguagem adequada e oportuna, pois seus comunicadores já se comunicam dentro da formalidade que já existem, e presencial nos seus hábitos e costumes.

O espetáculo dos grandes centros culturais, como por exemplo, São Paulo, é notório que já existe uma formalidade presencial, onde sua população se comunica dentro de uma filosofia, já desenvolvida há algum tempo, o qual facilita a comunicabilidade entre os povos da região. É o que já não acontece, no período rural, onde a população é refém da ausência do estado para formalizar o conteúdo programático e desenvolvimento sustentável de uma região. Isso favorece o atraso, conseqüentemente a desinformação se torna muito mais aparente nesta região.

É extremamente importante que haja uma participação mais efetiva das autoridades, no sentido de montarem grupos de trabalho para desenvolverem uma linguagem mais acessível, aqueles menos privilegiados da informação.

Toda região é predominantemente uma cultura pré-existencial, pois existe uma formação cultural, com hábitos e costumes. É neste momento que deve se propagar a divulgação de uma linguagem clara, aberta e objetiva, no sentido de mostrar que vale construir uma sociedade com base no diálogo de comunicação entre os povos, seja qual for sua linhagem de cultura.

Mesmo diante de um Brasil continental, apesar dos esforços dos lutadores da opinião pública, ainda existem esperanças de chagarmos a um denominador comum, para termos uma consciência mais alienada ao conhecimento.

A participação pela comunicação vive um momento em que uma parte da sociedade marginalizada não tem condições de fluir para sair das mazelas da ausência da comunicação de massa, em virtude do poder que cerceia a luta pela igualdade de raças, tribos e nações. O que deve haver é arquitetar um plano social e amplamente abrangente, em favor dos mais ausentes da comunicação e da informação.

Planos bem elaborados muito das vezes caem por terra, em virtude da não participação efetiva de toda uma sociedade planejada para erguer os menos favorecidos. É preciso haver disponibilidade de ambas as partes da sociedade, mesmo aquelas da elite, pois devem abrir mão do seu apogeu, para termos uma sociedade mais justa e mais igualitária.

A comunicação para que seja efetivamente eficaz entre uma sociedade, é preciso haver compromisso ético. A informação deve ser levada para conduzir uma real sociedade com compromisso indiscutível levado pela sua importância social entre os povos. Isso conduzirá um verdadeiro sacrifício pela realidade de fato a ser acontecido.
Texto: Agamenon Dias

Terremoto e tsunami assustam e matam na Indonésia e nas Ilhas Samoa

Quarta-feira, 30/09/2009
Os fenômenos naturais aconteceram quase cinco anos depois da tsunami que atingiu vários paíes asiáticos e matou 230 mil pessoas. Veja este e outros destaques do primeiro bloco.

Lula sanciona as regras para as eleições de 2010

Quarta-feira, 30/09/2009
O presidente vetou a s restrições para debates eleitorais na internet, pois considera que o local é um território livre, onde não cabem as mesmas restrições do rádio e da TV.

Seis deputados brasileiros estão a caminho de Honduras

Quarta-feira, 30/09/2009
Os parlamentares embarcaram rumo a Tegucigalpa para acompanhar melhor a situação da embaixada brasileira no país, onde está o presidente deposto, Manuel Zelaya.

Seca e calor tomam conta de Manaus

Quarta-feira, 30/09/2009
Esta terça-feira (29) foi o dia mais quente do ano na capital amazonense. Fez quase 37º. O tempo seco está provocando queimadas e muita fumaça. Já em Porto Alegre não chovia tanto há 43 anos.

Expectativa para a escolha da cidade-sede dos Jogos de 2016

Quarta-feira, 30/09/2009
O Comitê Olímpico Internacional vai anunciar nesta sexta-feira (2)a cidade escolhida para sede dos jogos. Na disputa estão o Rio de Janeiro, Tóquio, Madri e Chicago.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Governo interino de Honduras admite revogar estado de sítio

Terça-feira, 29/09/2009
O presidente interino convida missão da organização dos estados americanos para visitar o país. Manifestantes a favor de Zelaya realizaram nova manifestação. Veja este e outros destaques do programa.

Celso Amorim reafirma que Brasil não teve participação na volta de Zelaya a Honduras

Terça-feira, 29/09/2009
Senadores da oposição sugeriram que fosse dado um salvo-conduto para que Manuel Zelaya deixe o país e questionaram. Ministro das Relações Exteriores defendeu a permanência de Zelaya na embaixada.

Frente fria deixa temperaturas no Sul abaixo da média

Terça-feira, 29/09/2009
A onda de frio que chegou ao Sul deve permanecer até a próxima quinta-feira (01). A massa de ar gelado influencia o tempo também em parte de São Paulo e no Mato Grosso do Sul.

Lula sanciona as regras para as eleições de 2010

Terça-feira, 29/09/2009
O presidente Lula vetou o artigo que obrigava os debates na internet seguirem as mesmas regras do rádio e da TV. As manifestações não poderão ser anônimas nos sites e blogs.

Copa de 2014 pode ajudar Rio a ganhar Olimpíadas de 2016, diz presidente da Fifa

Terça-feira, 29/09/2009
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, confirmou que manterá o número de cidades que receberão os jogos. Durante a reunião, ele voltou a atacar a chamada 'paradinha' nas cobranças de pênalti.

Olimpíadas 2016: Pelé chega a Copenhague confiante nas chances do Rio de Janeiro

Terça-feira, 29/09/2009
Principal embaixador da candidatura brasileira diz que a Cidade Maravilhosa irá vencer.

Michelatti garante que embaixada brasileira não será invadida

Terça-feira, 29/09/2009
Pressionado pelo Congresso admitiu revogar o estado de sítio. Uma passeata de partidários do presidente interino foi convocada para esta terça-feira (28).

Crime de agiotagem faz milhares de vítimas no Brasil

Terça-feira, 29/09/2009
Pessoas que optam por fazer empréstimo com agiotas podem pagar mais de 1000% de juros. Os jornais estão cheios de anúncios que oferecem dinheiro rápido e fácil. Saiba como se livrar desta armadilha.

Temperaturas caem na Região Sul

Terça-feira, 29/09/2009
Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a morte de uma pessoa por causa da chuva no estado. Chuva forte diminuiu no Sul, mas os transtornos ainda são grandes.

RS: 18 cidades decretam em situação de emergência

Terça-feira, 29/09/2009
Em Porto Alegre, o Rio Guaíba está acima da nível de alerta e já provoca alagamentos, mas ainda não há desabrigados. Cerca de 14 mil famílias moram na área. Veja os estragos causados pelos temporais.

Projeto sugere restrição a políticos com ficha suja nas eleições

Terça-feira, 29/09/2009
O projeto partiu do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral e foi entregue nesta terça-feira (29) na Câmara dos Deputados. Se for aprovado até 30 de junho de 2010, valerá para as próximas eleições.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Dono de loja que explodiu em Santo André se apresenta à polícia

Segunda-feira, 28/09/2009
Sandro Castelani prestou depoimento à polícia de Santo André sobre a explosão de sua loja de fogos de artifício, que matou duas pessoas. Ele alegou que um curto circuito teria causado a tragédia.

Candidatura de Chicago para as Olimpíadas ganha o apoio de Obama

Segunda-feira, 28/09/2009
O presidente Barack Obama enviou uma carta ao COI e afirmou que o mundo será recebido de braços abertos se as Olimpíadas de 2016 forem em Chicago. Mas os americanos são contra os Jogos na cidade.

Santa Catarina tem 56 cidades afetadas pela chuva

78 mil pessoas foram atingidas e 14 cidades decretaram emergência.Em toda a região, mais de 120 mil pessoas foram afetadas por temporais.
A Defesa Civil de Santa Catarina informou, no início da noite desta segunda-feira (28), que 56 cidades foram atingidas por temporais, vendavais e quedas de granizo que atingem o estado desde o fim de semana.

Mais de 78 mil pessoas foram afetadas e 14 cidades estão em situação de emergência. A Defesa Civil estima ainda que o número de casas danificadas ultrapasse 6 mil. Duas pessoas ficaram feridas. Estão desabrigadas (na casa de vizinhos ou parentes) 3,1 mil pessoas e desalojadas (em abrigos públicos), 2,1 mil.

Em toda a Região Sul as chuvas já afetaram mais de 120 mil pessoas.

Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, 12 cidades estão em situação de emergência. Duas pessoas estão desaparecidas e uma morreu, em Gramado. Ao todo, cerca de 45 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas e quase 8 mil casas ficaram danificadas. Entre desabrigados e desalojados, 4,6 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

A previsão é de baixas temperaturas nos próximos dois dias e de novos temporais a partir de quinta-feira (1º) no estado.
Paraná
A Defesa Civil do Paraná registra 18 municípios afetados pelas chuvas e ventos fortes. Ao todo, 594 pessoas foram afetadas e 328 residências, danificadas. Duas pessoas ficaram feridas. Em Londrina (PR), o abastecimento de energia foi prejudicado.

Leia mais notícias de Brasil

Conselho de Segurança da ONU se reúne para discutir a situação em Honduras

Embora o Brasil não faça parte do Conselho, ele acompanha a reunião, representado pelo ministro da Relações Exteriores, Celso Amorim. Veja este e outros destaques do primeiro bloco.

Países em desenvolvimento terão mais voz nas decisões sobre economia mundial

Grandes discussões sobre segurança e política internacional continuam com o G-8. Essa é uma das conclusões do encontro do G-20. Veja este e outros destaques do segundo bloco.

Tempestades em Santa Catarina atingem 26 municípios

Segunda-feira, 28/09/2009
Três municípios estão em situação de emergência. Pelo menos, 20 mil pessoas foram afetadas. No Porto de Itajaí, as atividades foram suspensas, por causa da força da correnteza.

Diplomata responsabiliza quem facilitou o retorno de Zelaya.Conselho Permanente da OEA reuniu-se para discutir a crise política.

A volta clandestina do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, ao país foi "irresponsável e tola" e não serve aos interesses do povo, disse nesta segunda-feira (28) o representante norte-americano na OEA (Organização dos Estados Americanos), Lewis Anselem. Anselem fez as declarações durante reunião extraordinária do Conselho Permanente da organização. "Os que facilitaram a volta de Zelaya têm uma especial responsabilidade para prevenir a violência e garantir o bem-estar do povo hondurenho", disse, sem detalhar. Na semana passada, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, havia dito esperar que a volta de Zelaya pudesse ser uma "ocasião" para o reinício das negociações.

Entenda a crise política em Honduras

Leia mais notícias sobre a crise

Leia também: Acordo suspende marcha pró-Zelaya, diz enviado da Globo News

Leia também: Estado de sítio inviabiliza eleições de novembro, diz Insulza

Rio prepara festa para escolha da sede das Olimpíadas de 2016

Cidade tem boas chances de sediar Jogos, dizem prefeito e governador.Shows serão na sexta (2) na Praia de Copacabana, na Zona Sul.

Um palco está sendo montado na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, para receber os shows que vão animar a próxima sexta-feira (2), quando será anunciado o nome da cidade escolhida para sediar as Olimpíadas de 2016. O Rio de Janeiro está concorrendo com Chicago, Tókio e Madri.

Visite o site do RJTV

Os ministros das Cidades, Márcio Fortes, do Esporte, Orlando Silva, o prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral se declaram otimistas com as chances da candidatura brasileira.

“O que cada cidadão ganha com os Jogos Olímpicos? Ganha mais metrô, ganha mais trem, ganha saneamento básico, ganha no meio ambiente, ganha no social, ganha a difusão do esporte, ganha cultura, enfim, o legado que a cidade e o estado recebem são extraordinários“, diz o governador do Rio, Sérgio Cabral.
Orações pelas Olimpíadas
A Arquidiocese do Rio convidou representantes de várias religiões para rezarem próximo ao Cristo Redentor. Segundo o arcebispo Dom Orani João Tempesta, uma celebração pela vitória e pela união que representa uma Olimpíada: “Uma coisa que caracteriza sempre os Jogos Olímpicos é essa procura de ser um tempo de confraternização. Um tempo em que as disputas servem para encontrar pessoas, povos“, afirma o arcebispo.

Durante a celebração, foram lidos trechos do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, da Bíblia e uma oração judaica. O Pai Nosso foi rezado com todos de mãos dadas.

Leia mais notícias do Rio de Janeiro

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Alexandre Garcia': 'Governo do Tocantins tem 26 mil funcionários em cargos de confiança'

O governador está nomeando parentes dos deputados que vão eleger o próximo governador. Por enquanto, ele é candidato único.

Um número inacreditável. O governo do Tocantins tem 26 mil funcionários em cargos de confiança. Isso dá mais do que o Governo Federal. O governador interino está extinguindo esses cargos, porque descobriu que muitos deles ficam sentados o dia todo tomando cerveja dentro do lago que a hidrelétrica formou diante da Palmas. Mas as notícias que vem lá também dizem que o governador está nomeando parentes dos deputados que vão eleger o governador. Por enquanto, ele é candidato único.